PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 19 de dezembro de 2020

Aspectos Físicos da Ásia Meridional

Os países que a compõem são a Ásia Meridional são: Índia, Sri Lanka, Paquistão, Nepal, Butão e Bangladesh.

A região apresenta três grandes unidades de relevo: a Cordilheira do Himalaia, o Planalto do Decã e a planície Indo-Gangética. 

A Cordilheira do Himalaia é uma cadeia de altas montanhas, situada na fronteira da China com a Índia, localizada no Nepal e no Butão. Registra mais de 2 000 quilômetros de extensão e picos muito elevados, incluindo o Everest.

O planalto do Decã, na porção centro-sul da Ásia Meridional, é constituído por rochas muito antigas e desgastadas por processos erosivos.

A planície Indo-Gangética, situada entre a Cordilheira do Himalaia e o Planalto do Decã, é formada pela ação das águas das chuvas e dos rios Indo e Ganges. 

O clima predominante é o tropical, sujeito ao regime das monções, cuja principal característica é a sucessão de um inverno relativamente seco (novembro a fevereiro), uma estação quente e sem precipitações (março e abril) e um verão muito chuvoso (junho a setembro). O período seco corresponde às monções de inverno; os quatro meses de chuva correspondem às monções de verão.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...