PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 19 de dezembro de 2020

A indústria na Região Sul

A Região Sul é a segunda mais industrializada do Brasil, atrás apenas do Sudeste. O desenvolvimento de pequenas unidades agrícolas familiares deu origem a pequenas e médias indústrias. Inicialmente ligadas ao setor de transformação e beneficiamento de produtos primários, elas passaram a se associar às indústrias metalúrgicas e de máquinas agrícolas. 

Além de um parque industrial diversificado, o Sul conta com boas condições de infraestrutura — como rodovias e ferrovias — e fontes de energia, que favorecem seu desenvolvimento. Destacam-­se os setores metalúrgico, alimentício, calçadista, têxtil e de bebidas. 

Também contribui para o desenvolvimento industrial da Região Sul a proximidade com o grande mercado consumidor do Sudeste, o que gera integração entre as duas regiões.

Áreas de concentração industrial

As áreas de maior concentração industrial do Sul são a região metropolitana de Porto Alegre e a região metropolitana de Curitiba, que apresentam grande mercado consumidor, mão de obra qualificada e polos industriais bastante diversificados. 

No Rio Grande do Sul, os municípios de Caxias do Sul e Rio Grande se destacam pelo forte crescimento industrial com base na produção de óleos vegetais, no refino do petróleo e na fabricação de fertilizantes. 

No Paraná, os municípios de Londrina, Maringá, Cianorte, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu são outros importantes centros industriais da Região Sul. 

No estado de Santa Catarina, as atividades econômicas se concentram nas cidades de Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Gaspar e Brusque. 

Nenhum comentário: