PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 19 de dezembro de 2020

Aspectos Físicos da Rússia

A Rússia, maior país do mundo, tem 17098240 km² de área, que se dividem entre os continentes europeu e asiático. Cerca de dois terços do seu território estão situados na Ásia, mas a capital do país, Moscou, localiza-se na porção europeia. 

Os montes Urais estabelecem a divisão entre a parte europeia e a parte asiática do território russo. Neles, estão localizadas jazidas minerais, especialmente de carvão. Em seu relevo, destacam-se duas grandes planícies: a Russa, situada no noroeste, e da Sibéria, na porção centro-ocidental. A leste da planície da Sibéria está localizado o planalto Central Siberiano, em que há cadeias montanhosas antigas, com concentração de minerais, como ouro e diamantes. 

Na parte asiática do território russo, predominam climas frios. Ao norte, ao longo do litoral, a Tundra aparece associada ao clima polar. À medida que as latitudes diminuem, o clima é frio e há predomínio da Taiga ou Floresta de Coníferas. Ao sul, onde o clima se torna mais seco, ocorrem as Estepes. 

A leste dos montes Urais, na porção europeia, o clima é temperado e o bioma característico é a Floresta de Coníferas, que abastece as indústrias de papel e de madeira. Ao sul, verifica-se um clima temperado mais ameno e a presença da Floresta Temperada e da Pradaria. Essa área é a mais populosa, e nela ocorre o maior aproveitamento da terra para a agricultura no solo tchernozion.

Nenhum comentário: