PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

PET - Leia a reportagem e responda as atividade 1 e 2. POLUIÇÃO NA ÁSIA REPRESENTA PERIGO GLOBAL

Leia a reportagem e responda as atividade 1 e 2. POLUIÇÃO NA ÁSIA REPRESENTA PERIGO GLOBAL
Cientistas que realizam estudos para a Organização das Nações Unidas (ONU) dizem que a poluição atmosférica no sudeste da Ásia representa uma ameaça global. Segundo eles, a “névoa marrom” que se forma na região afeta de modo negativo o regime de chuvas e a agropecuária, além de colocar centenas de milhares de pessoas em risco de desenvolverem doenças respiratórias. “Uma concentração como esta, que se espalha por uma altura de três quilômetros, pode dar a volta ao mundo em uma semana”, disse Klaus Toepfer, um dos responsáveis pelo estudo. [...] “A névoa é o resultado de incêndios nas florestas, da queima de resíduos agrícolas de aumentos acentuados na queima de combustíveis fósseis por automóveis, indústrias e usinas de energia, e dos gases liberados por milhares de fogões desregulados”, disse o cientista. A equipe de pesquisa disse que a névoa está reduzindo a quantidade de energia solar que está atingindo a superfície terrestre em até 15%. [...] Isso, segundo eles, estaria mudando o volume das chuvas que no inverno acompanham as moções, o vento típico do sul da Ásia. As chuvas estariam diminuindo no noroeste do continente e aumentando mais a leste. 
Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u13410.shtml>. Acesso em: 5 nov. 2020.


01. Como a poluição atmosférica pode afetar o regime de monções do Sudeste Asiático e da Ásia Meridional? Qual o impacto essa situação gera nas atividades econômicas dos países?
RESPOSTA: A névoa formada pela poluição está reduzindo a quantidade de energia solar, mudando o volume das chuvas que no inverno acompanham as monções. Ao afetar o regime de chuvas, a poluição pode gerar perdas nas lavouras  e na pecuária, por exemplo.

02. Quais medidas os governos podem tomar para evitar esse impacto ambiental?
RESPOSTA: Os governos devem criar leis mais rígidas para coibir queimadas, desmatamentos e outros problemas e fiscalizar para que as leis sejam cumpridas. Além disso, devem estabelecer punições para pessoas e empresas que descumprirem as medidas de preservação da natureza.

Nenhum comentário: