PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Questão PET - Leia o trecho da reportagem. Incêndio em florestas gregas é o pior desde 2007

03. Leia o trecho da reportagem. 

Incêndio em florestas gregas é o pior desde 2007 

O fogo começou na cidade de Mati, e se espalhou por outras cidades da região Ática, no sul do país. MUNDO 24 DE JULHO DE 2018 

Um grave incêndio florestal começou na cidade turística grega de Mati, nessa segunda-feira, dia 23 de julho. Considerado o pior desde 2007, o fogo foi causado pelo tempo seco e as altas temperaturas da região, e destruiu a cidade onde se iniciou. Entenda os incêndios florestais Os incêndios florestais são muito comuns na Grécia. Esse caso, em específico, foi extremo por um conjunto de fatores: clima seco e quente, fortes ventos e algo que originou as chamas. O clima grego já é seco e o inverno de 2018, que não teve muitas chuvas, se juntou à onda de calor que vem passando pela Europa. Isso dificultou o controle rápido do fogo. Além disso, ventos de mais de 100 km por hora ajudaram as chamas a se espalharem. Uma situação parecida aconteceu em Portugal, em 2017, quando um raio causou um incêndio que se propagou rapidamente pela vegetação seca do país e atingiu 30 mil hectares. Fonte: JORNAL JOCA. 

Disponível em: https://www.jornaljoca.com.br/incendio-florestal-na-grecia-e-o-maior-do-pais-desde-2007/. Acesso em: 05 nov. 2020. 

a) A reportagem destaca um incêndio florestal ocorrido na Grécia em 2018, quais as causas do incêndio? 
RESPOSTA: O clima seco e quente, fortes ventos e algum fato que originou as chamas.

b) Brasil e EUA em 2020 registraram e ainda registram incêndios florestais em grandes proporções. Quais as principais causas? Como podemos combater os incêndios florestais?
RESPOSTA: A falta de chuvas, as queimadas e. no caso do Brasil temos também a expansão da fronteira agropecuária, que utiliza os  incêndios para remover a floresta e torna-la pastagem. Podem ser evitados com o fim das queimadas intencionais, evitando fumar próximo a locais secos, não acender fogueiras e não jogar pontas de cigarro na vegetação.

Nenhum comentário: