PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Questão PET - É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX

ATIVIDADE 2 - É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea. A respeito das metrópoles modernas brasileiras: 
a) Cite três metrópoles.
RESPOSTA: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

b) Descreva as principais características dessas metrópoles considerando características populacionais e os serviços prestados.
RESPOSTA: As cinco maiores metrópoles brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife) concentram quase um quarto da população do país e são importantes centros econômicos, populacionais e culturais. Organizam uma rede urbana que envolve não apenas os municípios vizinhos, como também estabelecem conexões com diversos estados e até mesmo com todo o território nacional. Essas cidades oferecem uma grande quantidade e variedade das principais atividades, produtos e serviços da região, o que justifica o poder de atração dos outros centros urbanos do seu entorno. 

Nenhum comentário: