PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Questão de História - UFU 2018/2 - “A Revolução Mexicana, que marca o início da Idade Contemporânea na América Latina, (...)

UFU 2018/2 - “A Revolução Mexicana, que marca o início da Idade Contemporânea na América Latina, (...) derrotou a hegemonia da oligarquia, substituindo-a por uma burguesia agrária, desencadeando mudanças significativas na economia, na política, na diplomacia, nos campos social e cultural e nas relações entre Estado e Igreja.” RAMPINELLI, W.J. A Revolução Mexicana: seu alcance regional, precursores, a luta de classes e a relação com os povos originários. Revista Espaço Acadêmico, n.126, nov.2011, p.90.
Sobre os adventos que envolvem o processo revolucionário mexicano, é INCORRETO afirmar que
a) Porfírio Diaz, um dos principais nomes da revolução, defendia a realização de reformas trabalhistas e agrárias já no decurso do processo revolucionário, sem esperar as decisões de um futuro Poder Legislativo.
b) os intelectuais tiveram papel fundamental como precursores da revolução, em especial, aqueles vinculados às classes média e baixa, como Ricardo Flores Magón.
c) o programa do Partido Liberal Mexicano, de 1906, foi o primeiro documento público com a exposição dos 52 pontos que continham as principais ideias da revolução, fazendo um chamado ao povo sobre a vida nacional.
d) Emiliano Zapata comandava o Exército Libertador do Sul, que era formado essencialmente por camponeses, que não dispunham de uma visão nacional da revolução, apenas buscavam a defesa de suas tradições e de suas terras.

RESPOSTA: 
Letra A.

A Revolução Mexicana foi um movimento popular marcado pela insurreição de camponeses, liderados por Emiliano Zapata, contra a ditadura do oligarca Porfírio Diaz, que há muitos anos comandava o México de forma autoritária e violenta, o que levou inúmeros camponeses à miséria e à morte. A Revolução colocou fim à ditadura de Diaz e criou um sentimento patriótico nos mexicanos, que veriam mudanças profundas no país, algumas delas lideradas por movimentos zapatistas.

Nenhum comentário: