FUVEST 2019 - A história do século XIX foi marcada pela tensão entre tradições políticas e intelectuais que apelava, ora para a força do nacionalismo, ora para o vigor das ideias internacionalistas. Indique a alternativa que traduz uma destas tradições.
a) A formulação de alianças militares, a união de forças monárquicas e abolição das fronteiras políticas contribuíram para minar o poder dos Estados-Nacionais.
b) O 1º de Maio e os rituais trabalhistas manifestavam a ascensão de partidos e de movimentos de massa, expressão do nacionalismo da classe trabalhadora.
c) As guerras de caráter religioso que eclodiram na Europa demonstram um enfraquecimento do poder universal da Igreja Católica e a ascensão de tradições religiosas nacionais.
d) O apelo ao direito de autodeterminação dos povos questionou o poder das casas dinásticas e contribuiu para a posterior fragmentação dos grandes impérios europeus.
e) O culto do progresso e da liberdade despertou os ideais republicanos e democráticos que contribuíram para o estabelecimento de federações supranacionais.
RESPOSTA:
Letra D.
O sentimento nacionalista que emergiu da Revolução Francesa e se propagou no século XIX (sobretudo na “Primavera dos Povos” de 1848) produziu, principalmente nos impérios plurinacionais europeus (Austríaco e Russo), anseios de independência que, em um primeiro momento, resultaram nas unificações alemã e italiana e, já no século XX, no desmante - lamento daquelas estruturas imperiais e na independência (autodeterminação) de nações como a Polônia, os Estados Bálticos e a Checoslováquia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário