FUVEST 2019 - Observe as imagens das duas charges de Angelo Agostini publicadas no periódico Vida Fluminense. Ambas oferecem representações sobre a Guerra do Paraguai, que causaram forte impacto na opinião pública. A imagem I retrata Solano López como o “Nero do século XIX”; a imagem II figura um soldado brasileiro que retorna dos campos de batalha.
Sobre as imagens, é correto afirmar, respectivamente:
a) Atribui um caráter redentor ao chefe da tropa paraguaia; fixa o assombro do soldado brasileiro ao constatar a persistência da opressão escravista.
b) Denuncia os efeitos da guerra entre a população brasileira; ilustra a manutenção da violência entre a população cativa.
c) Reconhece os méritos militares do general López; denota a incongruência entre o recrutamento de negros libertos e a manutenção da escravidão.
d) Personifica o culpado pelo morticínio do povo paraguaio; estimula o debate sobre o fim do trabalho escravo no Brasil.
e) Fixa atributos de barbárie ao ditador Solano López; sublinha a incompatibilidade entre o Exército e o exercício da cidadania.
RESPOSTA:
Letra D.
Angelo Agostini, embora de nacionalidade italiana,
envolveu-se profundamente nos assuntos políticos e
sociais do Brasil Império, alcançando grande
repercussão com suas charges e publicações periódicas
(Vida Fluminense e A Semana Ilustrada). Nas
ilustrações reproduzidas acima, o artista denuncia a
tirania do ditador paraguaio Solano López,
responsabilizando-o pelo morticínio de seu povo, e
também critica a permanência da instituição
escravista, contrastando com a relevante participação
de afrodescendentes na defesa da Pátria Brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário