FGV-SP 2022 - Agricultura empresarial e fronteira agrícola no Brasil
A partir da década de 1960, inicia-se o processo de alteração no uso e na forma de ocupação do Centro-Oeste, com a implementação das técnicas modernas no cultivo de grãos. As tradicionais áreas de Cerrado - extensos chapadões com topografia plana, até então pouco utilizados, passam a ser intensamente aproveitadas, devido à disponibilidade de capitais, ao desenvolvimento de pesquisas científicas e à construção da infraestrutura viária. Esses fatores, associados às políticas creditícias e fiscais do Estado para a ocupação das áreas de Cerrado, fizeram dessa região o celeiro agrícola do país.
A respeito da ocupação do cerrado, responda aos itens a seguir.
a) Apresente duas características da agricultura empresarial implantada na região dos cerrados.
b) Indique duas funções exercidas pelas cidades médias localizadas na área de expansão agrícola do Centro-Oeste.
RESPOSTA:
a) A agricultura empresarial implantada na região do Cerrado caracteriza-se pela produção de commodities em grandes propriedades, como soja, milho e algodão, intensamente mecanizada e com elevada utilização de biotecnologia e agroquímicos, além de modernas técnicas de irrigação, que conferem altos índices de produtividade aos produtores locais.
b) Cidade médias, como Dourados (MS), Rondonópolis (MT) e Anápolis (GO), apresentam diferentes atrativos para a população de outros munícipios menores mais próximos, como atendimento médico-hospitalar mais diversificado, universidades, rede bancária, comércio atacadista e varejista, além da presença de agroindústrias que beneficiam a produção agrícola local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário