A mensagem não fala do objeto, o objeto fala da mensagem. A marca de um produto não marca o produto, marca o consumidor como membro do grupo de consumidores da marca. A desigualdade social se consagra e se recria, assim, pela via simbólica. A submissão do objeto ao signo é o elemento central do consumo, posto que os signos são manipulados e têm uma coerência lógica que é nunca satisfazer completamente a necessidade e deixar o desejo permanentemente aberto. Para as “massas” são as grandes séries, os desenhos estandardizados e anônimos, as formas desgastadas e não distintivas; para as “elites”, é a pequena série ou o “fora de série”, o distintivo, a novidade, o inalcançável, o exclusivo.
(Adaptado de Luís Enrique Alonso, “Introdução”, em Jean Baudrillard, La sociedad de consumo. Sus mitos, sus estructuras. Madrid: Siglo XXI, 2007, p. XLIII-XLIV.)
Com base no texto e em seus conhecimentos,
a) explique a diferença entre “valor de uso” e “valor simbólico” de um bem ou mercadoria;
b) descreva o mecanismo presente nos meios de comunicações que manipula os signos para torná-los objetos do desejo. Explique por que esse mecanismo de manipulação dos signos não é restrito a uma classe social.
a) Diferencia-se o valor de uso de mercadorias ou produtos pela sua função e pelo uso social que proporcionam. Assim, um valor de uso é tanto maior quanto maior for sua utilidade social. Por exemplo, o transporte público é fundamental para a grande maioria das pessoas e por isso tem um grande valor de uso. Já o valor simbólico não tem relação direta com o valor de uso, mas decorre do status que o objeto ou mercadoria confere ao seu proprietário. Assim, um relógio tem determinado valor de uso, mas um relógio de uma determinada marca pode custar muito mais caro porque se transforma em um símbolo de status.
b) O mecanismo utilizado pelos meios de comunicações responsável pela manipulação dos signos é a publicidade (propaganda, marketing). Ele objetiva criar símbolos de poder e status para conferir às coisas aquilo que elas não são ou não têm, e assim transferir aos proprietários uma aura de maior valor. Tal mecanismo não é restrito a uma única classe social: a publicidade é dirigida a todos, desde os consumidores de baixa renda — prometendo determinados produtos ou serviços milagrosos — até as classes mais abastadas, que buscam consumir mercadorias, produtos e serviços feito para poucos, ou, como afirma o texto, "fora de série".
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