UNICAMP 2020 - O tântalo (Ta) é um elemento metálico encontrado em baixíssima concentração na crosta terrestre. É o “rei” da era digital, pois seu uso em capacitores tem contribuído para a miniaturização de circuitos eletrônicos. Em Bandulu, no leste do Congo, onde as minas de coltan (columbita-tantalita) são abundantes, existe um único painel solar para carregar os celulares, e os poucos que existem não são smartphones. A exploração de coltan não é ordenada, uniforme ou pacífica. Analistas da geopolítica contemporânea o consideram a estrela dos “minerais de sangue”. (Adaptado de Gemma Parellada, Viagem ao berço do coltan, o coração dos smartphones.
Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/19/internacional/1455896992_924219.html. Acessado em 20/09/2019.)
a) Que país colonizou a atual República Democrática do Congo? Em que período se deu a independência desse país africano?
b) Explique por que não há smartphones na região do Congo referida, e por que o coltan é considerado um dos “minerais de sangue”.
RESPOSTA:
a) A República Democrática do Congo foi colonizada pela Bélgica. Sua independência ocorreu em 1960, acompanhando o movimento de descolonização no continente africano.
b) A República Democrática do Congo se caracteriza por elevada pobreza e acentuada desigualdade, o que impede o acesso de parte de sua população aos smartphones. Soma-se a isso o fato de que determinadas regiões do país, como Bandulu, são carentes de infraestrutura de energia e de telecomunicações, necessária para o uso dos smartphones. Contraditoriamente, é a região de Bandulu que fornece um dos principais minérios (coltan) às grandes empresas globais produtoras de circuitos eletrônicos. A extração do coltan se dá em condições de extrema exploração do trabalho, guerras e em área de conflitos étnicos acirrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário