UNICAMP 2019 -
O gráfico acima apresenta a evolução da área irrigada nas cinco regiões geográficas brasileiras. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), a irrigação constitui atualmente o principal uso hídrico do país, tanto no total de retirada (46,2%) quanto no de consumo (67,2%). Nas regiões Sul e Nordeste, a incorporação de áreas irrigadas foi especialmente importante no Rio Grande do Sul e no Semiárido, respectivamente.
a) Indique a principal atividade agrícola irrigada no Rio Grande do Sul e no Semiárido nordestino, respectivamente.
b) Aponte uma importante política governamental, adotada desde a década de 1960, que se destina à expansão da modernização agrícola brasileira. Do ponto de vista da estrutura fundiária, qual é a principal característica das propriedades que utilizam a irrigação no Sudeste brasileiro?
RESPOSTA:
a) A principal produção agrícola irrigada no Rio Grande do Sul é a do arroz (rizicultura), na Depressão Central Riograndense; no semiárido nordestino é a de frutas (uva, manga, melão, etc) no Vale do São Francisco.
b) Entre as políticas governamentais, destacam-se a expansão do crédito agrícola, o sistema nacional de crédito rural e o incentivo às pesquisas na área de plantio, com o objetivo de elevar a produtividade agropecuária e, também, de viabilizar o aproveitamento de novas áreas agrícolas, em especial no domínio do bioma Cerrado. Nesse contexto, destacou-se a ação da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Com relação à estrutura fundiária, observa-se o predomínio, nas áreas de irrigação do Sudeste, de grandes propriedades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário