PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 22 de janeiro de 2022

Questão de História - UVA 2005/2 - A formação sócio-territorial do Ceará merece destaque pelo fato de ter sido ocupado

UVA 2005/2 - A formação sócio-territorial do Ceará merece destaque pelo fato de ter sido ocupado tardiamente pelo colonizador português e demais estrangeiros, que não viam, no Ceará, as condições necessárias ao desenvolvimento de um projeto de fixação e povoamento que facilitasse a colonização. Analise as assertivas abaixo que tratam sobre a formação sócio-territorial do Ceará: 
I. O Ceará ingressou na História do Brasil, a partir do olhar do colonizador, quando Bahia, Pernambuco e São Vicente já tinham quase um século de exploração. 
II. O retardamento da ocupação do Ceará se deve ao fato de o projeto de colonização portuguesa estar mais voltado para a zona da Mata, propícia ao cultivo da cana-de-açúcar, de grande valor comercial no mercado europeu. 
III. Aquiraz, a primeira vila do Ceará e também a primeira capital, teve seu desenvolvimento comprometido pela proximidade de Fortaleza. 
IV. No processo de ocupação do território cearense, os índios, depois de muita resistência, foram exterminados, aldeados, escravizados ou expulsos para outros lugares, à medida que os conquistadores iam se apossando de suas terras. 
Estão corretas: 
A. somente os itens I e IV 
C. somente os itens I e III 
B. somente os itens II e III 
D. os itens I, II, III e IV

RESPOSTA:
Letra D.

De fato a ocupação efetiva do território cearense só começou em 1603, com a bandeira de Pero Coelho de Souza que fundou o Forte de São Tiago na Barra do Ceará. Mais tarde 1612, Martins Soares Moreno erguia o Forte São Sebastião no antigo local onde fora erguido o Forte São Tiago. Os motivos para o retardamento da colonização estão explícitos no item II e apesar da controvertida história de Aquiraz, apresentamos como correto o item III. No que trata dos índios do Ceará, o item IV, releva a relação nativo-colonizador, marcada por conflitos, resultando em extermínio, escravidão e expulsão dos nativos de suas terras. 

Nenhum comentário: