PUC-RIO 2000 - "A ti, ó Adão, não te temos dado nem uma sede determinada, nem um aspecto peculiar (...) Eu te coloquei no centro do mundo, a fim de poderes inspecionar, daí, de todos os lados, da maneira mais cômoda, tudo que existe. Não te fizemos nem celeste, nem terreno, mortal ou imortal, de modo que assim, tu, por ti mesmo, qual modelador e escultor da própria imagem, segundo tua preferência e, por conseguinte, para tua glória, possas retratar a forma que gostarias de ostentar. Poderás descer ao nível dos seres embrutecidos; poderás, ao invés, por livre escolha de tua alma, subir aos patamares superiores que são divinos."
Pico della Mirandola. A dignidade do homem. (1486)
O autor do texto acima, Pico della Mirandola, foi um dos defensores do humanismo cristão. Assinale a afirmativa que NÃO analisa corretamente as afirmações desse autor.
(A) Na cosmologia dos humanistas cristãos, a ação divina de criação do universo teria delegado ao homem uma centralidade e uma inventividade subordinadas, por sua vez, à onisciência do Criador.
(B) As ideias de Pico della Mirandola influenciaram as formulações de reformistas protestantes, em particular na elaboração do princípio da predestinação da alma, defendido, entre outros, pelos calvinistas.
(C) Os humanistas cristãos promoveram a defesa de uma concepção de natureza humana caracterizada, por um lado, pela imagem e semelhança com o Criador, e, paralelamente, pela valorização do livre arbítrio
(D) O ideal de devoção de muitos humanistas cristãos enfatizava a capacidade humana de fazer-se a si próprio, exercitando a fé de forma individualizada e guiando sua conduta pela aplicação dos valores da ética cristã.
(E) Os valores humanistas inspiraram autores renascentistas a formular duras críticas a membros da alta hierarquia da Igreja, cujas condutas contradiziam diretamente preceitos morais e dogmas do cristianismo.
RESPOSTA:
Letra B.
Todas as afirmativas, à exceção da alternativa B, analisam corretamente as proposições referentes às ideias de Pico della Mirandola e às concepções do humanismo cristão: a defesa do livre-arbítrio, a devoção moderna valorizadora do exercício individual da fé, a crítica aos desvios de conduta do clero, a preservação dos dogmas referentes à onisciência e à onipotência do Criador. A alternativa B está incorreta, pois a defesa do princípio da predestinação da alma, promovida pelos seguidores de Calvino, opunha-se frontalmente ao princípio do livre-arbítrio, concepção central nas argumentações de humanistas cristãos.
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