PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 1 de janeiro de 2022

Questão de História - FUVEST 2019 - O período do governo Juscelino Kubitschek (1956-1960) é uma referência positiva no imaginário político brasileiro

FUVEST 2019 - O período do governo Juscelino Kubitschek (1956-1960) é uma referência positiva no imaginário político brasileiro. Não por acaso ele é denominado de “Anos Dourados”. As transformações implementadas nesse período suscitaram desafios e impasses. A partir destas considerações, 

a) caracterize a política econômica adotada no referido período; 
b) explique qual foi o papel do Estado e cite uma diretriz implementada por aquele governo; 
c) indique de que maneira as transformações implementadas por esse governo repercutiram nas migrações populacionais internas.

RESPOSTA:

a) A política econômica de Juscelino Kubitschek enquadrada em seu projeto nacional-desenvolvimentista buscou dar continuidade à política industrialista de Getúlio Vargas – substituição de importações. Para tanto, elaborou metas a serem atingidas em setores estratégicos da economia. Os Planos de Metas priorizaram investimentos para a indústria, produção de energia, transporte, entre outros, e colaboraram para o crescimento econômico do país. Vale destacar que, diferentemente de Vargas, JK possibilitou uma abertura econômica para a entrada de capital estrangeiro no país, principalmente no formato de empresas multinacionais nos setores automobilístico e de eletroeletrônicos. 

b) Seguindo o padrão do nacional-desenvolvimentismo, no qual o Estado tem interferência fundamental nos projetos econômicos, JK direcionou investimentos – dentro dos Planos de Metas – para a construção de estradas de rodagem e produção de energia. 

c) As transformações ocorridas durante o governo JK, tais quais o crescimento das atividades industriais e dos setores de serviços, não foram homogêneas dentro do território nacional, mas concentradas no Sudeste, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Essa realidade, somada a um histórico de problemas sociais, estruturais e econômicos de outras regiões do país, acarretou o estímulo a fluxos migratórios internos rumo ao Sudeste.

Nenhum comentário: