FUVEST 2019 - As letras das canções abaixo fazem menção ao rei Haile Selassie (1892-1975), que governou a Etiópia entre 1916 e 1930, como
regente, e entre 1930 e 1974, como imperador.
Haile Selassie
(…)
Rastafári
Ele nasceu na Etiópia
Descendente do rei Salomão
Buscou verdade e as respostas
Na Babilônia da escravidão
Foi reconhecido pelo povo
Rude boys na população
Foi condecorado o mais novo ras!
Rastafári da libertação
Haile Selassie ê!
(…)
Natural Mystic. Álbum Salve Roots, 2016. Industrial Music
Selassie é a Capela
Haile Selassie é a Capela
Poder da Trindade (Trindade, Trindade é Ele)
Concentrese nessa direção
Sirva o Deus vivo e viva (Deus vivo e vivo)
Leve seus problemas para Selassie
Ele é o único Rei dos Reis (Rei dos Reis, o Rei dos Reis é ele)
Conquistando o Leão de Judá
Triunfalmente, todos nós devemos cantar (todos devem cantar, todos
devem cantar)
(...)
Bob Marley. Álbum The complete Bob Marley & The Wailers (19671972) v.1, Jad
Records, 1997. Tradução livre.
Com base nas canções e em seus conhecimentos, responda ao que se pede.
a) Explique a relação entre a descendência do rei Salomão atribuída a Selassie e a construção religiosa do culto à sua personalidade.
b) Selassie foi cultuado por afrodescendentes estabelecidos fora do continente africano, em um processo conhecido como “diáspora negra”. Explique esse processo.
c) No século XIX, a situação da Etiópia contrastava com a imensa maioria do continente africano. Explique tal situação.
RESPOSTA:
a) Considerando-se que Hailé Selassié se apresentava
como o continuador de uma antiga linhagem de
monarcas que remontava ao rei Salomão e à rainha
de Sabá, foi possível divinizá-lo sob o argumento de
que sua ascendência, além de ter origem real,
relacionava-se com o próprio povo eleito de Deus
(no caso, os judeus).
b) Diáspora negra foi a expressão adotada para definir
a dispersão de africanos escravizados pelas áreas
coloniais do continente americano, dentro da maior
emigração forçada da História. Atualmente, este
conceito está sendo resgatado – com o acréscimo
dos africanos recentemente fixados na Europa – em
busca de uma identidade negra vinculada a sua
cultura ancestral.
c) A Etiópia e a Libéria foram os únicos países
africanos que escaparam à conquista neocolonialista. No caso da primeira, sua não sujeição a
alguma potência decorreu da esmagadora derrota
que os etíopes impuseram aos italianos que haviam
invadido o país em 1896.
Nenhum comentário:
Postar um comentário