PUC-RIO 1999 - Capital externo são os investimentos, empréstimos ou financiamentos estrangeiros recebidos por um país. Este dinheiro pode ser investido diretamente na produção, emprestado às empresas ou aplicado na Bolsa de Valores. Para ingressar em um país, os investidores trazem seus dólares, compram a moeda do país onde vão investir e fazem suas operações.
A crise mundial, que tem feito o dinheiro circular desatinadamente pelos mercados financeiros mundiais, eclodiu em 1997, na Ásia e em 1998, na Rússia e na América Latina. Os componentes da crise são quase os mesmos nos diferentes países.
(Adaptado de Folha de São Paulo: 12 de setembro de 1998.)
Com relação aos componentes e às variáveis da crise financeira internacional, NÃO podemos apontar:
(A) o capital especulativo que busca altos lucros em prazos curtos.
(B) a desvalorização de moedas locais, em relação ao dólar, que provoca inflação e recessão econômica.
(C) a fuga de capitais quando os investidores acreditam que se tornou desvantajoso ou arriscado continuar especulando em determinados países.
(D) a alta tecnologia de informação que acelera o movimento de entrada e restringe a saída dos fluxos de capitais entre os países de economia mais avançada.
(E) os países emergentes que precisam atrair poupança externa para financiar ao mesmo tempo o déficit público e os investimentos para o crescimento da economia.
RESPOSTA:
Letra D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário