PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 1 de janeiro de 2022

Questão de Geografia - FUVEST 2019 - Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), anualmente, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos

FUVEST 2019 - Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), anualmente, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos (30% da produção total no planeta) é perdido em dois processos: o desperdício que se relaciona ao descarte de alimentos em bom estado e a perda ao longo da cadeia produtiva. O desperdício representa 46% e é muito maior nas regiões mais ricas. As perdas relativas ao circuito de produção representam 54% do total e são maiores nos países em desenvolvimento. 
https://nacoesunidas.org/fao‐30‐de‐toda‐a‐comida‐produzida‐no‐mundo‐vai‐ parar‐no‐lixo. Adaptado. 



Com base nas informações da FAO e em seus conhecimentos, indique a afirmação correta. 
a) A produção de alimentos vem decaindo mundialmente devido aos problemas na logística de produção, o que tem provocado aumento da insegurança alimentar. 
b) Nos continentes mais desenvolvidos, a perda de alimentos devido ao sistema de transporte e armazenamento é a principal causa da inexistência da insegurança alimentar. 
c) O fato de parte significativa da população africana estar em estado de insegurança alimentar ocorre devido ao desperdício das monoculturas de cereais. 
d) O controle rigoroso do desperdício explica o baixo percentual de pessoas em situação de insegurança alimentar na América Setentrional e na Europa. 
e) Os dois diferentes processos que causam a enorme perda de alimentos no mundo refletem as desigualdades econômicas e sociais existentes entre os continentes.

RESPOSTA:
Letra E.

A insegurança alimentar é um flagelo que vitima parte expressiva da população mundial, sobretudo nos países do Sul pobre, a despeito do contínuo crescimento da produção de alimentos. Isso evidencia que o problema da fome não é resultado da escassez de alimentos – que ocorre, sem dúvida, em algumas regiões do planeta –, mas principalmente devido ao direcionamento da produção agrícola priorizando a atenção às demandas industriais e, nos países periféricos, o uso das maiores extensões e das mais férteis porções de suas áreas agricultáveis para o cultivo de gêneros comerciais e de exportação.

Nenhum comentário: