PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Questão de Geografia - FUVEST 2017 - Segundo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC),

FUVEST 2017 - Segundo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), inúmeras gigatoneladas de gases do efeito estufa de origem antropogênica (oriundos de atividades humanas) vêm sendo lançadas na atmosfera há séculos. A figura mostra as emissões em 2010 por setor econômico.



Com base na figura e em seus conhecimentos, aponte a afirmação correta. 
a) Os setores econômicos de Construção e Produção de outras energias, juntos, possuem menores emissões de gases do efeito estufa antropogênicos do que o setor de Transporte, tendo como principal exemplo ocorrências no sudeste asiático. 
b) As maiores emissões de CH4 de origem antropogênica devem-se ao setor econômico da Agricultura e outros usos da terra, em razão das queimadas, principalmente no Brasil e em países africanos. 
c) As maiores emissões de gases do efeito estufa de origem antropogênica vinculadas à Produção de eletricidade e calor ocorrem nos países de baixo IDH, pois estes não possuem políticas ambientais definidas. 
d) Um quarto do conjunto de gases do efeito estufa de origem antropogênica lançados na atmosfera é proveniente do setor econômico de Produção de eletricidade e calor, em que predomina a emissão do CO2, ocorrendo com grande intensidade nos EUA e na China. 
e) A Indústria possui parcela significativa na emissão de gases do efeito estufa de origem antropogênica, na qual o N2O é o componente majoritário na produção em refinarias de petróleo do Oriente Médio e da Rússia.

RESPOSTA:
Letra D.
O gráfico de emissão de gases-estufa por setor econômico em 2010 evidencia que os setores eletri - cidade / geração de calor; e agricultura e outros usos eram os mais destacados com 25% e 24%, respectiva - mente. Assim, a melhor alternativa para a questão é aquela que mostra 1/4 das emissões de CO2 sendo produzidas pelo setor eletricidade / geração de calor, sendo que EUA e China se sobressaem.

Nenhum comentário: