Questão 01 - FGV-SP 2022 - Nas décadas de 1950 e 1960 houve aumento da razão de dependência, chegando a 90 dependentes para cada 100 pessoas em idade ativa. A partir de 1970, a razão de dependência começa a cair continuamente até chegar ao nível de 50 dependentes para cada 100 indivíduos em idade ativa no período de 2010 a 2030. Esta menor carga de dependência é denominada na literatura de Janela de Oportunidade ou Bônus Demográfico. (José Eustáquio D. Alves. A transição demográfica e a janela de oportunidade, 2008. Adaptado.)
As informações sobre a população brasileira, apresentadas no excerto, relacionam-se
a) à diminuição do êxodo rural.
b) ao aumento do desemprego estrutural.
c) à queda da taxa de fecundidade.
d) ao incremento da taxa de mortalidade.
e) à redução do número de idosos.
Questão 02 - FDSM 2017 - Bônus demográfico é o resultado da:
a) Explosão urbana mundial, consequência da transferência da população mundial do campo para a cidade.
b) Diferença entre o número de desempregados e a população ocupada numa determinada área.
c) Diminuição da mortalidade infantil, devido ao avanço da melhoria das condições médico-hospitalares.
d) Redução da taxa de fecundidade (as famílias têm menos filhos) e da diminuição da mortalidade – quando as pessoas passam a viver mais. Isso aumenta a proporção de pessoas em idade de trabalhar (entre 15 e 64 anos) em relação à população dependente, crianças e idosos.
e) Da expansão da indústria e dos serviços proporcionados pelo aumento da população em idade ativa (PEA) que promove maior incremento da renda na economia.
Questão 03 - UEMG 2017 - O aproveitamento do “bônus demográfico”, em países que passam atualmente pelo processo de transição demográfica, NÃO será eficaz se
a) os índices de qualidade de ensino permanecerem inalterados.
b) os anos de contribuição previdenciária forem estendidos.
c) os impostos diretos tiverem seus valores ampliados.
d) as taxas de natalidade forem reduzidas.
Questão 04 - FAMERP 2017 - O demógrafo e economista José Eustáquio Alves, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), falou sobre o bônus demográfico, momento que segundo o especialista, acontece apenas uma vez na história de cada país. “É o momento em que a pirâmide está se transformando. Depois, ele passa e chega o envelhecimento populacional”, constatou.
(www.unicamp.br. Adaptado.)
O momento do bônus demográfico corresponde, na estrutura populacional de um país,
a) ao aumento da taxa de natalidade.
b) à redução da razão de dependência.
c) à contração do sistema previdenciário.
d) ao avanço do desemprego estrutural.
e) à manutenção do crescimento horizontal.
Questão 05 - ENEM 2019 - O bônus demográfico é caracterizado pelo período em que, por causa da redução do número de filhos por mulher, a estrutura populacional fica favorável ao crescimento econômico. Isso acontece porque há proporcionalmente menos crianças na população, e o percentual de idosos ainda não é alto. GOIS,A. O Globo, 5 abr. 2015 (adaptado).
A ação estatal que contribui para o aproveitamento do bônus demográfico é o estímulo à
a) atração de imigrantes.
b) elevação da carga tributária.
c) qualificação da mão de obra.
d) admissão de exilados políticos.
e) concessão de aposentadorias.
GABARITO:
01- C
02- D
03- A
04 - B
05 - C
O bônus demográfico caracteriza - se por pessoas em idade economicamente ativa serem, percentualmente, maiores em relação as que não estão em idade produtiva, como crianças e idosos. Esse cenário é um ponto importantíssimo, pois se um Estado desejar aproveitar essa fase da pirâmide etária da melhor forma objetivando enriquecer, deverá investir maciçamente na qualificação de mão de obra desse grupo etário em idade produtiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário