ENEM 2020 Digital -
TEXTO I
C = M + D − R. A equação, desenvolvida pelo economista Robert Klitgaard, descreve a corrupção. Traduzindo-a em palavras, temos que a corrupção (C) é dada pelo grau de monopólio (M) existente no serviço público, mais o poder discricionário (D) que as autoridades têm para tomar decisões, menos a responsabilização (R), que é basicamente a existência de mecanismos de controle. Outras versões da fórmula acrescentam ao R uma dimensão moral, que também funcionaria como barreira contra a cultura da corrupção.
SCHWARTSMAN, H. Fórmula da corrupção. Disponível em: www.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 abr. 2015. (adaptado).
TEXTO II
“Corrupção significa transação ou troca entre quem corrompe e quem se deixa corromper. Trata-se normal - mente de uma promessa de recompensa em troca de um comportamento que favoreça os interesses do corruptor. A corrupção não está ligada apenas ao grau de institucio - nalização, à amplitude do setor público e ao ritmo das mudanças sociais; está também relacionada com a cultura das elites e das massas. Depende da percepção que tende a variar no tempo e no espaço.”
(BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 2009. Adaptado.)
O segundo texto complementa a compreensão do fenômeno da corrupção tal como abordado no primeiro texto, na medida em que
a) comprova a limitação do sistema normativo pátrio.
b) evidencia a atuação de agentes externos ao Estado.
c) elucida o padrão de idoneidade do setor empresarial.
d) minimiza a capacidade de mobilização da sociedade civil.
e) demonstra a influência dos atores vinculados ao Judiciário.
RESPOSTA:
Letra B.
O texto II complementa a compreensão do fenômeno da corrupção à medida que imputa responsabilidade e participação por parte de uma cultura das elites e das massas, agentes que são externos ao Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário