PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Teste de Geografia: Globalização (05)

Lista de Exercícios sobre Globalização (05)

1 - UECE 2023/2 - Leia atentamente o seguinte excerto extraído de uma citação do geógrafo David Harvey, atinente à compressão do espaço tempo, à aceleração contemporânea e ao metafórico “encolhimento do mundo”: “À medida que o espaço parece encolher numa ‘aldeia global’ de telecomunicações e numa ‘espaçonave Terra’ de interdependência ecológica e econômica [...] temos que aprender a lidar com um avassalador sentido de compressão dos nossos mundos espacial e temporal”. 
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992. 

A partir da reflexão proposta, assinale a opção que expressa corretamente a compressão espaço-temporal mencionada por David Harvey. 
A) O deslocamento de pessoas e de mercadorias vem sofrendo uma espécie de desaceleração social, na medida em que o aumento das desigualdades socioeconômicas tem excluído a maior parte da população do mundo do consumo e da mobilidade geográfica. 
B) O “encolhimento do mapa do mundo” ocorre graças às inovações nos transportes que diminuem o tempo das viagens, como que “encurtando as distâncias espaçotemporais” entre lugares, mercadorias e pessoas. 
C) Embora a velocidade dos meios de transporte de passageiros tenha aumentado significativamente no último século, predomina ainda uma “lentidão socialmente determinada”, uma vez que a maior parte das pessoas está alijada da mobilidade, da telecomunicação e da fluidez contemporânea. 
D) Na medida em que o desenvolvimento das forças produtivas sob o modo de produção capitalista promoveu a compressão do espaço-tempo e a aceleração contemporânea, o mundo tornou-se metaforicamente “plano”, pois o "encolhimento do mundo" horizontalizou as relações sociais, ao prover condições igualitárias de mobilidade, comunicação e deslocamento para a maioria das pessoas.

2 - UECE-CEV 2018 - No que diz respeito ao real sentido da globalização e da ordem mundial contemporânea, é correto afirmar que 
A) o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, que permite tornar o mundo socialmente mais justo e igualitário, é uma grande conquista da globalização. 
B) a globalização é o estágio supremo da internacionalização da economia e seu maior destaque é a garantia de que a maior parte dos países do mundo participe dessa dinâmica de maneira proporcional. 
C) a produção globalizada e a informação globalizada permitem às firmas globais obterem um lucro em escala mundial e isso constitui o verdadeiro motor da atividade econômica contemporânea. 
D) com a consolidação do processo de globalização, pode-se viver em um espaço sem fronteiras, isto é, uma aldeia global onde todos podem conhecer extensivamente e profundamente o planeta.

3 - URCA 2022/1 - "[...] Como experiência caracteriza-se principalmente pela valorização das relações de afetividade desenvolvidas pelos indivíduos em relação ao ambiente. Nesta linha de raciocínio, [...] é resultado de significados construídos pela experiência, ou seja, trata-se de referenciais afetivos desenvolvidos ao longo de nossas vidas". 
(GIOMETTI, PITTON e ORTIGOZA, S/D. 
Disponível em https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47175 /1/u1_d22_v9_t02.pdf. Acesso em 03/02/22). 
O texto acima trata de uma das possibilidades de leitura do conceito de: 
A) Globalização 
B) Região 
C) Espaço geográfico 
D) Território
E) Lugar

4 - UECE 2007/1 - A globalização tem sido vista, de maneira muito simplificada, como simples abertura de fronteiras e geração de um espaço mundial comum. É natural a construção ideológica segunda a qual nosso mundo encolheu dramaticamente e qualquer ponto do planeta está a nosso alcance, através do teclado do computador ou da tela da televisão. Considere os seguintes itens a respeito da globalização: 
I – A produção globalizada e a informação globalizada permitem a emergência de um lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica contemporânea. 
II – A globalização é o estágio supremo da internacionalização e o maior destaque desse mais recente período é o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, a permitir que o mundo se torne socialmente mais justo e igualitário. 
III – Num mundo globalizado, as realidades geográficas se renovam, contribuindo para vivermos num espaço sem fronteiras, uma aldeia global onde todos podem conhecer extensivamente e profundamente o planeta. 
É(são) correta(s) apenas 
A) I e III 
B) II e III 
C) II 
D) I

5 - UFF 2001 - No mundo contemporâneo, marcado pela globalização, a expressão “Fábrica Global” busca sintetizar os novos processos de ordenamento do território fabril, cuja característica principal é: 
A) a concentração da produção de bens em grandes unidades fabris para administrar melhor as relações de trabalho e integrar todas as tarefas técnico-produtivas; 
B) a segmentação do processo produtivo de bens em diferentes lugares, tendo como suporte de realização as redes técnicas de informação, financiamento e comercialização; 
C) a centralização do processo produtivo em um único ponto do território, para evitar a divisão técnica do trabalho e impedir o desperdício de energia; 
D) a integração estratégica de vários ramos e setores em uma única região, com o objetivo de monopolizar os mercados mundiais de consumo; 
E) a produção especializada de bens e serviços em megaempresas, com o objetivo de fortalecer o domínio do mercado interno e a competitividade em seus países de origem.

6 - UNIMONTES 2015 - “A globalização caracteriza-se pela intensificação dos fluxos internacionais de mercadorias, serviços, capitais e informações. O espaço mundial da “Era da informação” singulariza-se, em um certo sentido, pela supressão da distância”. (Grifo dos autores). 
(MAGNÓLIO, D.; ARAÚJO, R. Geografia a construção do mundo: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005.) 
Para uma melhor compreensão do estudo da era da informação, a Geografia buscou ampliar os ensinamentos, focando: 
a) As paisagens. 
b) Os lugares. 
c) A natureza. 
d) As redes.

GABARITO
01 - B
02 - C
03 - E
04 - D
05 - B
06 - D

Nenhum comentário: