PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Teste de Geografia: Globalização (06)

Lista de Exercícios sobre Globalização (06)

1 - IFAL 2009/1 - A globalização, que acompanha a revolução técnico-científica, consiste na crescente interdependência de todos os povos e de todas as economias do planeta. “A globalização implica uma nova configuração espacial da economia mundial, como resultado geral de velhos e novos elementos de internacionalização e integração”. 
Vieira, Liszt. Cidadania e globalização. Rio de Janeiro: Record, 1997. p. 73. 
Quanto à globalização na nova ordem mundial, pode-se afirmar: 
a) As economias estão se nacionalizando em ritmo acelerado. 
b) Ela ocorre igualmente em todo espaço mundial, em especial no aspecto comercial. 
c) Está associada a uma aceleração do tempo e um encolhimento do espaço. Todos os lugares estão mais interdependentes e parecem estar mais próximos. 
d) Representa um novo degrau ou etapa desse processo secular de mundialização do capitalismo, um momento em que as economias nacionais estão se fortalecendo diante da maior importância do mercado global. 
e) A criação de megablocos ou mercados regionais é algo que contraria a globalização.

2 - FGV-SP 2015/2 - No processo de mundialização [globalização] observa-se uma difusão de normas padronizadas seja no processo político, seja na produção industrial, seja nas trocas monetárias, etc. Essas normas poderiam ser comparadas a uma forma de linguagem simplificada. [...] Blandine Ripert. Mundo (s). As « culturas » entre a uniformização e a fragmentação. In J, Lévy. L’ Invention du Monde. Sciences Po. Les Presses. 2008, p. 188
 Esse aspecto da globalização se justifica pela necessidade de 
a) eliminarem-se as diferenças culturais, verdadeiro obstáculo para que o processo de globalização se torne de fato um processo mais real. 
b) pressionar e transformar as leis e normas dos países menos desenvolvidos que ainda resistem a integrar-se ao processo de globalização. 
c) dificultar a circulação das mercadorias de países de cultura e regras diferentes, como a China, e quebrar sua força de concorrência no mundo global. 
d) facilitar e permitir, segundo os padrões de uma economia de escala, uma simplificação e maior rapidez nas trocas comerciais. 
e) facilitar o desenvolvimento que a globalização gera, retardado pela diversidade cultural que mantém vários povos do mundo numa condição de atraso.

3 - UNCISAL 2013 - A Globalização não apaga nem as desigualdades nem as condições que constituem uma parte importante do tecido da vida social nacional e mundial. Ao contrário, desenvolve umas e outras, recriando-se em outros níveis, com novos ingredientes. As mesmas condições que alimentam a interdependência e a integração, as desigualdades e contradições, em âmbito tribal, regional, nacional, continental e global. é correto afirmar que, 
a) a importação do cinema norte-americano e da literatura europeia configura-se em um dos aspectos da globalização que afeta positivamente o Terceiro Mundo. 
b) a revolução tecnológica constitui-se na grande conquista da era da globalização, pois ela garante o estabelecimento de regimes democráticos no mundo. 
c) num mundo globalizado, a desigualdade, que é parte integrante das sociedades, desaparece em função do desenvolvimento igualitário da relação de produção material e cultural. 
d) a globalização constitui-se em um fenômeno de abertura das economias rumo a uma integração mundial e é, ao mesmo tempo, seletiva, pois não envolve todas as regiões, atividades e segmentos sociais. 
e) a globalização caracteriza-se pela valorização das culturas locais visando à criação e à implantação de democracias multiculturais nas Américas e na Ásia.

4 - UESB 2015 - O papel decisivo da globalização no mundo atual tem sido relacionado positivamente à democratização da informação, à rapidez das notícias e à busca de soluções e à racionalização nas diversas etapas da produção, dentre outros. Todavia, esse fenômeno traz uma face oculta e preocupante para o relacionamento entre os povos, como 
a) a destruição das fontes de energia elétrica, causada pelo uso contínuo e indiscriminado de aparelhos eletrônicos e da internet. 
b) o aumento dos níveis de violência entre o campo e a cidade, motivado pelo deslocamento da população rural, em busca de melhores oportunidades nas áreas urbanas. 
c) as mudanças climáticas e o aprofundamento dos extremos de secas e inundações, que têm castigado os países mais pobres e afastados dos benefícios da globalização. 
d) a concentração da renda nos países ricos, o aprofundamento da pobreza e a exclusão de outros países, colocados à margem da economia de mercado. 
e) a exclusão de muitos idiomas das comunicações internacionais, a exemplo do português, do espanhol e do alemão.

5 - UEPB 2010 - Identifique, entre as proposições, a que NÃO está correta em relação ao processo das redes no mundo globalizado.
A) O sistema de redes permite que diversas atividades e a estrutura da produção sejam reorganizadas e as interações complexas impulsionem a economia mundial.
B) A globalização e os avanços tecnológicos tornaram a informática e as comunicações mais acessíveis, permitindo o processamento, o armazenamento e a distribuição rápida de informações através de redes de comunicação para o mundo financeiro globalizado.
C) A economia cibernética e virtual não é excludente e está ao alcance de todas as camadas da sociedade.
D) A confiabilidade no tráfego de informações concretizou a mundialização do mercado financeiro e comercial. A cibereconomia gira diariamente em moedas nacionais bilhões de dólares e euros.
E) Os satélites artificiais, a telefonia e a informática constituem o tripé da era da comunicação em tempo real.

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - D
04 - D
05 - C

Nenhum comentário: