PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Teste de Geografia: Globalização (04)

Lista de Exercícios sobre Globalização (04)

1 - UNIMONTES 2016 - Por ser a globalização um processo aberto, plural e contraditório, o fenômeno produz consequências imprevisíveis e de difícil controle. O sociólogo britânico Anthony Giddens, estudioso do fenômeno da globalização, sustenta que o mundo em que vivemos atualmente não está sujeito ao rígido controle humano. Considerando essa reflexão, é INCORRETO afirmar: 
a) A globalização trata efetivamente da transformação do espaço e do tempo, relacionada ao surgimento da comunicação global instantânea e ao transporte de massa. 
b) A globalização não diz respeito apenas à criação de sistemas em grande escala, mas, sobretudo, à transformação de contextos locais e até mesmo pessoais de experiência social. 
c) Como resultado direto da globalização, pode-se falar atualmente na emergência de uma ordem social pós-tradicional em que o tradicional não desaparece, mas muda seu status. 
d) A globalização é um fenômeno puramente midiático, orientado pela propaganda, coordenado pelo governo do maior país capitalista do planeta, cujos efeitos são determinantes para o desenvolvimento do Brasil no século XXI.

2 - UNITINS 2015 - A globalização é o processo de integração econômica, política e cultural caracterizado pela intensa troca de mercadorias, capitais, pessoas e serviço. (Adaptado de MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2012, p. 610.) 
Quais foram as condições que possibilitaram e impulsionaram o processo de globalização? 
a) Fixidez de barreiras alfandegárias e intenso estímulo ao mercado consumidor interno. 
b) Facilidade do fluxo mundial de capitais, que podem mudar de um país para outro em segundos, por meio do sistema financeiro. 
c) Aumento de custos, preços e informações, visando a um distanciamento maior de mercados consumidores de outros países 
d) Facilidade de intercâmbio de produtos, porém com monopólio dos serviços das informações entre os países. 
e) Novos empregos na indústria de tecnologia de ponta foram gerados, coibindo a ampliação de mão de obra, principalmente a qualificada.

3 - UPF 2013 - Globalização é um termo popularizado pela mídia e revela uma nova fase do capitalismo financeiro para explicar acontecimentos do mundo contemporâneo, relacionados à política, à economia, à cultura e à sociedade. Assinale a opção que tem relação correta com o fenômeno da globalização. 
a) O processo de globalização teve início com o fim da organização bipolar do espaço, mais precisamente com a queda do muro de Berlim, reforçado pela desintegração da União Soviética. 
b) Os blocos supranacionais perderam espaço no crescente processo de globalização. Com isso, as transações comerciais passaram a ser feitas diretamente entre os países. 
c) A crescente expansão de empresas multinacionais provocou o fim da soberania dos Estados Nacionais, eliminando-se as fronteiras e as diferenças nacionais. 
d) O processo de globalização foi impulsionado pelas inovações tecnológicas da informação, que alteraram profundamente a relação entre espaço e tempo, modificando o estilo de vida das pessoas e as situações de trabalho. 
e) Os países se inserem na economia mundial da mesma maneira, provocando condições socioeconômicas homogêneas, obtidas pela interdependência entre estes, o que reduz sensivelmente a diferença entre países ricos e pobres.

4 - IFSULDEMINAS 2017/2 - A globalização é um fenômeno que tem várias dimensões: além da econômica, a mais evidente e perceptível, também possui a social, a cultural e a política, entre outras de menor impacto. Entretanto, todas essas dimensões se materializam no espaço geográfico em suas diversas escalas: mundial, nacional, regional e local. Os lugares estão conectados a uma rede de fluxos, controlada a partir de poucos centros de poder econômico e político. Entretanto, não são todos os lugares que estão integrados ao sistema-mundo. 
(SENE, E. de; MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalizado. 2 ed. São Paulo:Scipione, 2013) 

Assinale a alternativa CORRETA: 
a) No mundo globalizado vem ocorrendo a diminuição progressiva da desigualdade entre os povos, uma vez que a globalização integra todos os países do mundo. 
b) A globalização é um fenômeno que promove abertura de economias em um processo de integração, ao mesmo tempo em que exclui determinadas regiões, atividades e segmentos sociais. 
c) Na globalização há uma padronização dos aspectos culturais, o que contribui para a valorização das culturas em escala local. 
d) A globalização permite que a inovação tecnológica seja difundida de forma equilibrada aos países menos desenvolvidos.

5 - ACAFE 2015/2 - O geógrafo Milton Santos, ao refletir sobre a atual globalização, chama atenção para a produção de um discurso único sobre o mundo em que vivemos, denominado por ele de “o mundo tal como nos fazem vê-lo”. Com base na reflexão do autor, todas as alternativas exemplificam a perspectiva de mundo apontada, “o mundo tal como nos fazem vê-lo”, exceto a: 
a) Na aldeia global vê-se a difusão instantânea de notícias, possibilitando que as pessoas tenham acesso ilimitado à informação e ao conhecimento crítico de questões cruciais de seu tempo. 
b) Na dinâmica geopolítica mundial, vê-se o fortalecimento do Estado para atender os reclamos das finanças e de outros grandes interesses internacionais. 
c) Com o processo de globalização, em função do progresso científico e técnico que lhe é característico, é como se o mundo se houvesse tornado para todos, ao alcance da mão. 
d) O encurtamento das distâncias possibilita um maior contato entre os povos, equacionando o problema das desigualdades locais.

6 - UNEAL 2013 - Milton Santos afirma sobre a globalização: “O mundo torna-se unificado – em virtude das novas condições técnicas, bases sólidas para uma ação humana mundializada. Esta, entretanto, impõe-se à maior parte da humanidade como uma globalização perversa” 
(Adaptado. Por uma nova globalização, 2000, p. 37). 
Quanto à perversidade da globalização, indique a opção incorreta. 
A) A globalização não significou maior igualdade entre as nações. Para as nações desenvolvidas significou maiores possibilidades de investimentos, e somente alguns países subdesenvolvidos obtiveram crescimento econômico. 
B) Conjuntamente à globalização há um maior apelo ao consumismo, acirrando os problemas ambientais no mundo. 
C) A despeito das inovações tecnológicas e sua difusão, problemas antigos da humanidade, como guerras, fome e pobreza, continuam existindo e até mesmo se agravaram com a globalização. 
D) O poder cada vez maior das grandes corporações faz com que, cada vez mais, os interesses econômicos e a competitividade sejam predominantes nas relações sociais e entre os países. 
E) Os maiores problemas da globalização são os povos tradicionais, que não aceitam partilhar dos interesses comuns da humanidade e por isso promovem manifestações e ataques terroristas.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - D
04 - B
05 - B
06 - E

Nenhum comentário: