PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Teste de Geografia: Globalização (03)

Lista de Exercícios sobre Globalização (03)

1 - UNIMONTES 2019 - “Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países. [...] O processo de globalização se constitui pelo modo como os mercados de diferentes países e regiões interagem entre si, aproximando mercadorias e pessoas.” Disponível em: https://www.significados.com.br/globalizacao/. Acesso em: 23 set. 2019. 
São corretas as afirmativas em relação à globalização, EXCETO: 
a) O consumidor teve acesso a produtos importados de melhor qualidade e mais baratos, o que potencializou as trocas comerciais. 
b) A facilidade de trocas comerciais com a globalização veio favorecer uma melhor distribuição das riquezas entre os países. 
c) A população teve possibilidade de conhecer culturas, costumes e tradições de outros povos de modo mais acessível. 
d) O impacto exercido pela globalização na qualidade de vida da população varia de acordo com o desenvolvimento das nações.

2 - UFN 2018 - O quarto planeta era o do homem de negócios. Estava tão ocupado que não levantou sequer a cabeça à chegada do príncipe (p.46). A revolução técnico-científico-informacional permite a conexão em tempo real, e até reuniões de negócios não mais necessitam da presença física de todos os seus participantes, o que exemplifica o grau de avanço técnico das redes. 
Sobre redes e fluxos na era da globalização, é correto afirmar: 
a) Com o processo de globalização, as redes ganharam um maior alcance e abrangência no espaço geográfico mundial, mas o acesso a essas redes e seu poder de difusão dependem das diferentes hierarquias nas sociedades, constituídas pelo poder econômico ou político. 
b) As redes geográficas são um conjunto de locais da superfície terrestre, conectadas ou interligadas por modernas e rápidas ferrovias. 
c) As redes de capital possuem papel ativo na configuração do espaço geográfico, e isso se estabelece de forma mais nítida na globalização, que tornou a economia integrada e homogênea entre os países. 
d) As redes geográficas são um importante elo entre as diferentes partes do espaço geográfico, que integram o sistema mundial em tempos de globalização, facilitam os acordos de paz e evitam as guerras e o terrorismo. 
e) As redes e os fluxos favorecem a circulação de mercadorias na era da globalização e permitem a livre circulação de pessoas entre todos os países.

3 - UEMA 2017 - No final do século passado, consolidou-se um processo que promoveu intensa transformação nas áreas da economia, da política e dos padrões culturais, conhecido como “Globalização”, representado na imagem reproduzida a seguir: 
A partir das informações extraídas da imagem, pode-se identificar como uma característica da Globalização 
a) o fortalecimento do nacionalismo em função da implementação de barreiras econômicas. 
b) a integração econômica entre os países em decorrência da atuação mundial das empresas. 
c) a reestruturação da produção a partir da modernização industrial dos países subdesenvolvidos. 
d) a consolidação das identidades nacionais a partir da preservação de padrões culturais regionais. 
e) a popularização mundial da internet em função da distribuição igualitária das novas tecnologias.

4 - UNIOESTE 2011 - O fenômeno da Globalização, constituído por processos diversos, marca a experiência do tempo e do espaço vivenciada atualmente. Sobre este tema considere as afirmações a seguir: 
I. Com a globalização as relações de intercâmbio se intensificaram, levando a um acirramento da concorrência entre lugares, cidades e países que disputam os investimentos estrangeiros. 
II. Os fluxos de mercadorias, capitais e informações cresceram no mundo globalizado, intensificando o poder dos Estados sobre as suas economias nacionais. 
III. O processo de globalização não é somente caracterizado pela intensificação das relações transfronteiriças e globais, mas também pelo aumento das disparidades entre lugares e países, por novos processos de exclusão socioeconômica. 
IV. Caracterizam a globalização, entre outros fatores, a maior dificuldade do estabelecimento dos fluxos transfronteiriços de capitais e mercadorias. 
V. As redes que sustentam os fluxos transnacionais também podem dar suporte aos circuitos informais de lavagem de dinheiro em paraísos fiscais e de atuação do narcotráfico internacional. 

Assinale a alternativa que indica as afirmações INCORRETAS. 
a) I, II e III. 
b) IV e V. 
c) II, III e V. 
d) III e IV. 
e) II e IV.

5 - UFRN 2015/2 - A globalização tem sido viabilizada pela expansão das multinacionais e a dependência econômica mundial. Sobre esse processo, assinale a afirmativa INCORRETA. 
a) Muitos recursos tecnológicos produzidos na modernidade estão estampados nas paisagens dos lugares tais como no campo e principalmente nas cidades. 
b) A maior parte da produção técnico-científica está concentrada nos países desenvolvidos, porém, nas últimas décadas, vem ocorrendo uma fragmentação do processo produtivo mundial. 
c) As transmissões de informações em tempo recorde e os avanços dos meios de transporte possibilitaram um incremento de volume nos negócios entre empresas e governos de diferentes países. 
d) A aplicação de inovação tecnológica no processo produtivo vem estafando diferentes setores econômicos e diminuindo a impregnação de elementos científicos e informacionais no espaço mundial.

6 - Campo Real 2020 - Leia o texto a seguir:

Globalização
A globalização é principalmente um processo de integração global, definindo-se como a expansão, em escala internacional, da informação, das transações econômicas e de determinados valores políticos e morais. Em geral, valores do Ocidente. Herdeira do imperialismo financeiro dos séculos XIX e XX, a globalização ultrapassa as fases anteriores de internacionalização da economia para abranger praticamente todos os países do mundo. É uma nova fase do capitalismo, surgida com o fim do bloco socialista e a queda do muro de Berlim em 1989; eventos que levaram à grande expansão de mercados, alcançando áreas antes vetadas ao capitalismo. 
(Fonte: SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Editora Contexto, 2010. p. 169-170.) 

Sobre o processo histórico de globalização e suas consequências, é correto afirmar: 
a) Empresas transnacionais perderam força com o processo de globalização e a consequente competição econômica em escala planetária. 
b) A expansão dos níveis de industrialização diminuiu as disparidades entre os países de primeiro e terceiro mundo. 
c) A Revolução Chinesa de 1949, liderada por Mao Tsé-Tung, pôs fim ao regime monárquico e deu início à Revolução Cultural: a adoção de valores ocidentais e capitalistas pela China revolucionária. 
d) A globalização foi acelerada pelas tecnologias de produção e comunicação dos séculos XX e XXI, mas possui raízes históricas na expansão marítimo-comercial europeia, no final do século XV e início do XVI. 
e) Uma das características da globalização é a tendência à heterogeneidade cultural.

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - B
04 - E
05 - D
06 - D

Nenhum comentário: