PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Teste de Biologia: Neodarwinismo ou Teoria sintética da evolução (02)

Lista de Exercícios sobre Neodarwinismo ou Teoria sintética da evolução (02)

1 - UFG 2012/2 - Segundo a teoria sintética da evolução, ou neodarwinismo, a variabilidade genotípica existente entre os indivíduos de uma mesma espécie por causa da recombinação gênica é decorrente, diretamente, 
a) de alteração na sequência de bases do DNA de células somáticas provocadas por fatores ambientais. 
b) do cruzamento livre e ao acaso entre indivíduos pertencentes à mesma espécie. 
c) da seleção natural de indivíduos não adaptados às condições ambientais. 
d) do deslocamento de indivíduos, emigração ou imigração, entre populações diferentes. 
e) de mudanças na frequência gênica em populações pequenas provocadas por fatores ambientais.

2 - UFPA 2013/1 - A Teoria sintética da evolução, ou Neodarwinismo, surgiu a partir da redescoberta dos trabalhos de Mendel, no início do século XX, e sua junção com estudos de genética de população. Essa teoria afirma que há forças que modificam as frequências alélicas e genotípicas em uma população, que provocam desvios do equilíbrio de Hardy-Weinberg e consequentemente, sua evolução. 

Em relação a essas forças, chamadas de fatores evolutivos, é correto afirmar: 
a) A origem da variabilidade genética está na ocorrência de mutações na linhagem germinativa. Essas mutações são aleatórias no que diz respeito às necessidades adaptativas dos organismos. A deriva genética é o fator evolutivo responsável por promover o aumento da frequência de mutações neutras, enquanto a seleção natural aumenta a frequência das mutações vantajosas. 
b) O efeito da deriva genética é maior em populações grandes, influenciando na direção da mudança das frequências alélicas mesmo na presença de um fator evolutivo que apresente força contrária. 
c) A maioria das mutações é neutra ou deletéria para os organismos nas quais ocorrem. No entanto, se o ambiente sofre modificações, alelos anteriormente considerados como neutros ou deletérios podem tornar-se vantajosos. 
d) Dependendo de quais características são favorecidas na população, a seleção natural pode resultar em qualquer um de uma série de resultados substancialmente diferentes. Por exemplo, se indivíduos que se localizam em um dos extremos da curva de distribuição, os maiores, contribuem com um maior número de filhotes para a próxima geração de que outros indivíduos, então a média da população irá aumentar. Nesse caso, estará atuando a seleção disruptiva. 
e) O fluxo gênico ocorre quando indivíduos migrantes cruzam na nova localidade. A modificação ocorre somente pelo fato de que as frequências dos alelos já presentes na população sofrerão um desvio do esperado pelo equilíbrio de Hardy-Weinberg.

3 - Unit-SE 2015 - Várias teorias evolutivas surgiram, destacando-se, entre elas, as teorias de Lamarck e de Darwin. Mais recentemente, foi formulada a Teoria Sintética da Evolução, também denominada Neodarwinismo. 
Sobre essa teoria, é correto afirmar: 
a) As alterações dos indivíduos de uma dada espécie são explicadas por uma ação do meio. 
b) A causa da variação genética das populações ocorre unicamente pelo aparecimento de mutações. 
c) Uma característica intrínseca de os seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores. 
d) O isolamento geográfico ou sexual impede que as características do tipo novo se misturem com as características do tipo primitivo. 
e) Segregação cromossômica, especiação e oscilação gênica são considerados fatores principais para explicar o mecanismo da evolução, nessa teoria.

4 - UECE 2019/1 - Os conhecimentos genéticos foram associados aos pensamentos darwinianos na teoria moderna da evolução. Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre essa teoria.
( ) A mutação e a recombinação gênica, orientadas pela seleção natural, podem ser utilizadas para compreender o processo evolutivo.
( ) Os conhecimentos genéticos são elucidativos quanto à diversidade biológica encontrada no planeta Terra.
( ) A teoria moderna incorpora à seleção natural as explicações genéticas para explicar a origem da diversidade encontrada nas populações.
( ) A seleção natural explica a origem das variações hereditárias enquanto a mutação e a recombinação gênica esclarecem sobre a permanência dessas variações na comunidade.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: 
a) V, F, V, F. 
b) V, V, V, F. 
c) F, V, F, V. 
d) F, F, F, V.

5 - UNITINS 2022 - Os conhecimentos adquiridos no fim do século XIX e início do século XX, acerca de genética, foram incorporados aos conceitos de seleção natural, ajudando a compor as ideias da Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo. Em relação a essa Teoria, analise as asserções a seguir.
I. A teoria sintética considera três fatores evolutivos principais: mutação gênica, seleção artificial e recombinação gênica.
II. As mutações genéticas são mudanças estruturais nas bases nitrogenadas das moléculas de RNA que originam alelos diferentes.
III. Nos organismos eucarióticos, a recombinação gênica ocorre através de crossing over e separação dos cromossomos não homólogos.
IV. A seleção artificial decorre pelas condições adversas que o ambiente impõe aos organismos.
V. As mutações gênicas podem ocorrer espontaneamente de acordo com a dinâmica das moléculas de DNA

É correto o que se afirma em: 
a) Apenas I e V. 
b) Apenas I e III. 
c) Apenas II, IV e V. 
d) Apenas V. 
e) I, II, III, IV e V.

6 - UPF 2019 - Além da seleção natural, ponto central do darwinismo, a teoria moderna da evolução considera, também, processos genéticos para explicar a origem da diversidade das características dos indivíduos. São eles: 
a) mutação e recombinação gênica. 
b) mutação gênica e convergência evolutiva. 
c) seleção sexual e adaptação. 
d) adaptação e mutação gênica. 
e) divergência e convergência evolutiva.

GABARITO
01 - B
02 - C
03 - D
04 - A
05 - D
06 - A

Nenhum comentário: