Lista de Exercícios sobre HPV (papilomavírus humano) - (01)
1 - UNICAMP 2023 - O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo. Existem muitos tipos de HPV e a maioria deles não causa problemas ao organismo humano. Porém, os tipos de HPV 16 e 18 estão associados com 70% dos casos de cânceres de colo do útero e lesões genitais pré-cancerosas. (Adaptado de https://www.paho.org/pt/topicos/hpv-e-cancer-do-colo-do-utero. Acesso em 01/06/2022.)
É correto afirmar que o HPV é transmitido
a) principalmente por contato sexual; o uso de preservativo elimina a possibilidade de infecção pelos HPV 16 e 18, sendo indicado quando existe exposição ao vírus.
b) por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sobretudo durante a relação sexual; a vacinação pode tratar a infecção e as doenças associadas aos diversos tipos de HPV.
c) principalmente por contato sexual; o controle da infecção inclui a prevenção pela vacinação contra os HPV 16 e 18, sendo indicada antes da exposição ao vírus.
d) por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sobretudo durante a relação sexual; o uso de preservativo impede o desenvolvimento das doenças associadas ao HPV.
2 - UNICAMP 2017 - O HPV faz parte do grupo dos caudovírus. As verrugas genitais causadas pela infecção do vírus foram estudadas desde a Antiguidade, porém o vírus só foi descoberto 40 anos atrás. Pode-se afirmar corretamente que:
a) A principal forma de se adquirir o HPV é através da ingestão de alimentos contaminados.
b) O câncer de colo de útero não pode ser causado pelo vírus HPV.
c) O vírus HPV pode permanecer latente por vários anos.
d) Não há tratamento nem vacina para o HPV.
3 - CESMAC 2016/1 - O vírus HPV (Papilomavírus Humano) é um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero na mulher, geralmente transmitido após relação sexual desprotegida. Considerando este assunto, é uma forma de prevenir a doença:
a) aumentar o número de parceiros sexuais.
b) cessar o uso de contraceptivos orais.
c) realizar exames, tais como, Papanicolau.
d) evitar higiene excessiva nos órgãos genitais.
e) não utilizar preservativos compostos de látex.
4 - UESB 2011 - O Ministério da Saúde registra, a cada ano, 137 mil novos casos de Papilomavírus Humano (HPV) no Brasil e, por conta desta incidência expressiva, vem discutindo a possibilidade de inclusão da vacina contra o HPV no Programa Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde. Com base nos conhecimentos relacionados à infecção pelo Papilomavírus humano e possível ação da vacinação, é correto afirmar que a
a) vacinação visa à modificação de componentes virais que interagem com receptores específicos de superfície celular
b) vacinação em indivíduos do sexo masculino não é realizada devido à impossibilidade de ocorrência de câncer nos órgãos genitais masculinos por meio da ação do HPV.
c) infecção pelo HPV em mulheres está diretamente relacionada à incidência de câncer de colo de útero, sendo o tratamento precoce indicado para redução da evolução da doença.
d) vacinação de mulheres grávidas impedirá possíveis malformação cardíacas e morte de fetos em desenvolvimento.
e) ação da vacina está relacionada à introdução de células do sistema imune que impedirão o ataque dos vírus às células dos órgãos genitais.
5 - UPE 2015 - O papiloma vírus humano (HPV) é o principal causador do câncer de colo do útero, enfermidade considerada um dos principais problemas de saúde pública do Brasil. Em Recife, esse tipo de câncer tem colocado o estado de Pernambuco em evidência mundial, principalmente pelo elevado número de casos registrados e por ser a terceira neoplasia mais comum entre mulheres. Atualmente, para prevenir e ou reduzir a mortalidade por essa doença, o Ministério da Saúde resolveu imunizar jovens na faixa entre 11 e 13 anos de idade. (Diário de Pernambuco, 11/03/2014. Disponível em: http://monsystemeimmunitaire.fr/etiquette/cancer. Adaptado)
Assinale a alternativa CORRETA, com base no conhecimento sobre o papiloma vírus humano.
a) São vírus de DNA de dupla fita, ou seja, adenovírus, que provocam o aparecimento de verrugas de coloração rosada, úmidas e macias, de aspecto semelhante à couve-flor tanto no órgão sexual do homem quanto no da mulher.
b) Pode ser transmitido indiretamente pelo contato com a pele ou mucosa contaminada, durante a relação sexual, ou pela contaminação por meio de objetos como toalhas, roupas íntimas, vasos sanitários ou banheiras.
c) São vírus heterogêneos capazes de multiplicarem-se e de alterarem o seu genoma no interior da célula hospedeira, a partir dos seus processos metabólicos, recodificando sua própria replicação.
d) Tem um ciclo biológico no qual as partículas virais penetram inicialmente, nas células da camada profunda da pele ou das mucosas que são células mais diferenciadas do epitélio escamoso e que não têm atividade mitótica.
e) Nos seus estágios de ativação, pode replicar-se e permanecer em sítio primário, ou pode trilhar outros caminhos, tais como causar o condiloma, doença que, nos seres humanos, pode se expressar de forma assintomática, após o contato inicial.
GABARITO
01 - C
02 - C
03 - C
04 - C
05 - A
Nenhum comentário:
Postar um comentário