PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 13 de junho de 2023

Questão de Literatura - Albert Einstein 2017/1 - Os olhos de Iracema, estendidos pela floresta, viram o chão juncado de cadáveres de seus irmãos;

Albert Einstein 2017/1 - Os olhos de Iracema, estendidos pela floresta, viram o chão juncado de cadáveres de seus irmãos; e longe o bando dos guerreiros tabajaras que fugia em nuvem negra de pó. Aquele sangue que enrubescia a terra, era o mesmo sangue brioso que lhe ardia nas faces de vergonha. 
O pranto orvalhou seu lindo semblante. 
Martim afastou-se para não envergonhar a tristeza de Iracema. 

O trecho acima integra a obra Iracema, publicada em 1865 por José de Alencar. Considerando este romance em sua inteireza, do trecho em questão, NÃO É CORRETO afirmar que 
a) revela o desfecho da luta entre os pitiguaras e os tabajaras, tribos inimigas, no meio da qual Iracema sofre as consequências de uma opção amorosa. 
b) configura o dilema afetivo da virgem posta entre o amor do esposo, amigo dos inimigos de sua tribo e a lealdade aos irmãos vencidos em guerra pelos pitiguaras. 
c) desvela as imagens trágicas que os olhos de Iracema refletem e o sentimento de vergonha que a faz corar e que a acomete pela escolha inescapável que fizera. 
d) indicia o choro de arrependimento e remorso pela aventura amorosa vivida entre Iracema e Martim, cujo desenrolar pressagia um destino final trágico para o par romântico.

RESPOSTA:
Letra D.

O final trágico ocorre apenas para Iracema, mártir do amor. Martim, embora tenha saído do Ceará após a morte de Iracema, regressa ao Brasil, traz o filho Moacir, o cristianismo e a colonização do Ceará. Iracema é uma obra em prosa – poética que tematiza os mitos da terra recém-conquistada. Nessa narrativa, há também a alegoria da colonização do Brasil.

Nenhum comentário: