UECE 2023/2 - Em 24 de março de 1884, o presidente da província do Ceará, Sátiro Dias, decretou a libertação de todos os escravos da província. Este ato, que fez do Ceará a primeira província a abolir a escravidão no país, quatro anos antes da Lei Áurea, deu-se como desdobramento de eventos anteriores. Assinale a opção cujo evento apresentado NÃO foi causa do pioneirismo da abolição da escravidão no Ceará.
A) A fundação, em 1880, da sociedade abolicionista denominada Sociedade Cearense Libertadora.
B) A visita da Princesa Isabel à Província do Ceará, onde proferiu palestras contra a escravidão e incentivou a abolição local do trabalho escravo.
C) A ação dos jangadeiros que, liderados por Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, fizeram uma greve impedindo o embarque de escravizados no Porto de Fortaleza.
D) A alforria dos últimos 116 indivíduos escravizados na Vila de Acarape, hoje município de Redenção, em 1º de janeiro de 1883.
RESPOSTA:
Letra B.
A questão aborda o processo abolicionista específico da Província do Ceará destacada oficialmente por ser a pioneira nesse processo no Brasil, sendo por isso chamada de Terra da luz. O movimento abolicionista destacado por exemplos como a fundação, em 1880, da sociedade abolicionista denominada Sociedade Cearense Libertadora e a ação de jangadeiros liderados pelo Dragão do Mar. Cabe lembrar que antes mesmo disso, tivemos o caso da Vila de Acarape já ter libertado seus escravos ainda em 1883 e que todo esse processo não teve interferência da Princesa Isabel na concretização dessa questão local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário