UECE 2023/2 - “O final do século XVII e todo o século XVIII foram acompanhados de muitas guerras na Europa e na América. De muitas formas, essas guerras significaram o início do processo de independência das 13 colônias com relação à Inglaterra.”
KARNAL Leandro... [et al.]. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI –– São Paulo: Contexto, 2007.
Sobre o processo de independência das 13 (treze) colônias inglesas na América do Norte, também conhecido como a Revolução Americana, é correto afirmar que
A) os habitantes das colônias, embora portando ideias diferentes sobre várias questões, estavam todos unidos em relação ao rompimento com a metrópole.
B) desde a colonização até o século XVIII, as colônias inglesas se desenvolveram em relativa autonomia em relação à metrópole; a Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra, mudou este cenário.
C) a maior resistência ao rompimento em relação à Inglaterra vinha das colônias do Norte por causa do comércio triangular que elas mantinham com a metrópole.
D) as chamadas Leis Intoleráveis, promulgadas pela Inglaterra, atingiam as colônias de forma diferenciada, o que dificultou a união delas em torno do ideal da independência.
RESPOSTA:
Letra B.
O processo de ocupação na América do Norte ocorreu de forma tardia — a partir do século 17. Criou-se um modelo muito próprio, baseado no povoamento e exploração comercial, do lado Atlântico. Com as Revoluções burguesas na Inglaterra, a mesma acelera seu processo de industrialização, passando por uma reorganização produtiva e uma necessidade de aumento do controle comercial sobre suas colônias, centralização do poder e reestruturação da exploração de matérias-primas. Tudo isso entrou em choque com uma elite econômica "americana", em especial, na parte Norte. O século X\III é marcado também pela proliferação de ideais iluministas, como antítese do Antigo Regime e com novos modelos de governo inspirados no inglês John Locke e no francês Montesquieu. Alexandre Hamilton é o grande pensador politico do federalismo americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário