UECE 2023/2 - Leia com atenção estas duas passagens; a primeira trata do Novo Ensino Médio; a segunda, das cotas educacionais sociais e raciais nas Universidades.
“A opção por diferentes itinerários formativos liquida o direito universal à formação básica de uma mesma qualidade para todas as juventudes. A desigualdade social se agravará na desigualdade educacional, particularmente entre escola particular e escola pública.”
GRABOWSKI, Gabriel. Revogar ou reformar: para além da dicotomia. Publicado em 4 de abril de 2023.
“As cotas são reservas de vagas para determinados segmentos minoritários da população, como pessoas negras (pretas ou pardas), indígenas e pessoas com deficiências. No caso da atribuição das cotas para ingresso em cursos de graduação em universidades públicas federais, além da origem étnico-racial, o candidato à vaga reservada deve ter cursado todo o seu ensino médio em escolas públicas.”
BRASIL ESCOLA. Cotas raciais.
Disponível em: https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp /educacao/sistema-cotas-racial.htm - Adaptado. Acessado em 07/04/2023 .
Respectivamente, essas passagens apresentam ideias com base em dois valores do terreno ético da Justiça, quais sejam:
A) a igualdade e a equidade.
B) a isonomia e o identitarismo.
C) a universalidade e o privilégio.
D) a meritocracia e a exceção.
RESPOSTA:
Letra A.
A primeira passagem está criticando a falta de igualdade no novo sistema de ensino médio, argumentando que este agravará a desigualdade social entre estudantes de escolas particulares e públicas. Portanto, a passagem está focada no valor ético da igualdade. A segunda passagem está descrevendo as cotas raciais e sociais nas universidades, um sistema destinado a criar equidade ao assegurar que grupos historicamente desfavorecidos tenham acesso ao ensino superior. Portanto, esta está focada no valor ético da equidade. A igualdade e a equidade sào dois valores centrais na teoria da justiça. A igualdade refere-se a tratar todos da mesma forma, independentemente de suas diferenças individuais; enquanto a equidade refere-se a ajustar o tratamento para levar em conta as diferenças individuais e assegurar um resultado justo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário