UECE 2023/2 - Apresentando a concepção hegeliana (dialética) do homem, o filósofo Marcelo Perine diz: “O homem é um animal, mas não é um animal como os outros porque, além das necessidades, ele tem desejos, isto é, necessidades que ele mesmo formou e que não lhe foram dadas pela natureza. É essa negatividade que impulsiona o agir humano para satisfazer não só as necessidades, mas também os desejos. Dito de outro modo, o ser humano age porque é insatisfeito, porque, mesmo quando não sabe o que quer, sabe muito bem o que não quer.”
PERINE, M. Violência e niilismo: o segredo e a tarefa da filosofia. Kriterion, 43 (106). Dez 2002. Acessado em 07/04/2023 .
Com base nessa citação, é correto dizer que o homem
A) não é livre, pois é escravo dos seus desejos naturais.
B) não é apenas necessidade, mas também liberdade.
C) não é natureza, mas apenas história, cultura e Estado.
D) não é um ser determinado, mas pura indeterminação.
RESPOSTA:
Letra B.
Na citação, Marcelo Perine está explicando o conceito hegeliano do ser humano. Segundo Hegel, os seres humanos são únicos porque, além das necessidades básicas (como alimento, água, abrigo) que compartilhamos com os outros animais, também temos desejos — necessidades que formamos por nós mesmos, não dadas pela natureza. Esses desejos são expressões de nossa liberdade e criatividade como seres humanos e são o que nos impulsiona a agir. Portanto, a resposta B é a mais correta. Esta alternativa capta a ideia de que somos impulsionados não apenas pelas necessidades básicas, mas também pelos desejos que formamos por nós mesmos, uma expressão de nossa liberdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário