PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Questão de Filosofia - UECE 2023/2 - Leia com atenção a seguinte citação: É no plano político que a razão, na Grécia, primeiramente

UECE 2023/2 - Leia com atenção a seguinte citação: 
“É no plano político que a razão, na Grécia, primeiramente se exprimiu, constituiu-se e formou-se. A experiência social pôde tornar-se entre os gregos o objeto de uma reflexão positiva, porque se prestava, na cidade, a um debate público de argumentos. O declínio do mito data do dia em que os primeiros sábios puseram em discussão a ordem humana, procuraram defini-la em si mesma, traduzi-la em fórmulas acessíveis à sua inteligência, aplicar-lhe a norma do número e da medida”. 
VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. – 2ª ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Difel, 1977, p. 42. 

Considerando a passagem acima, assinale a opção que corresponde à explicação da tese de Jean-Pierre Vernant de que a filosofia “é filha da pólis”. 
A) A cidade grega clássica era planejada, construída e instituída em princípios racionais por filósofos, matemáticos, técnicos, dentre outros. 
B) Os gregos deliberaram, em assembleia de cidadãos, abandonar as narrativas poéticas e adotar um estilo racional de vida. 
C) O uso da matemática para estabelecer a norma do número e da medida da vida política criou as condições para nascer a filosofia. 
D) A vida política grega antiga se caracterizava pela argumentação, criando uma cultura que serviu de base ao surgimento da filosofia.

RESPOSTA:
Letra D.

Jean-Pierre Vernant argumenta que a filosofia "é filha da pólis" porque foi na cidade-estado grega, onde o debate público e a argumentação eram centrais para a vida política, que a razão se desenvolveu e se expressou pela primeira vez. Essa cultura de discussão aberta e troca de ideias proporcionou o ambiente necessário para o surgimento da filosofia como uma forma de reflexão crítica e sistemática sobre a realidade, a ordem humana e o conhecimento. A passagem do mito para a razão, como destaca Vernant, ocorre quando os primeiros sábios começam a questionar e analisar a organização da sociedade com base em princípios racionais, em vez de aceitar cegamente as explicações mitológicas.

Nenhum comentário: