UECE 2023/2 - “O capitalismo é um sistema econômico eminentemente expansionista. O crescimento econômico é uma condição necessária do seu funcionamento e existência, à medida que sua lógica é usar o dinheiro para ganhar mais e mais dinheiro, às custas da exploração da força de trabalho e da espoliação da natureza. Uma contradição inevitável desse sistema é a acumulação de riqueza nas mãos de um punhado cada vez menor de capitalistas ao lado da exclusão de amplas massas da riqueza produzida a partir de seu próprio trabalho. Mas [...] além dessa contradição interna, o sistema capitalista rapidamente faria emergir, com toda força, uma outra, ainda mais incontornável: o seu antagonismo com o próprio ‘Sistema Terra’”.
COSTA, Alexandre Araújo. A declaração de guerra do capital contra a natureza: a Grande Aceleração. Correio da Cidadania, 25/06/2019.
Na citação acima, o cientista do clima Alexandre Araújo Costa se apoia em um importante conceito filosófico: o de contradição. Pertencente à tradição filosófica dialética, esse conceito possibilita, na passagem citada acima, a compreensão da seguinte tese:
A) As relações sociais capitalistas são economicamente contraditórias, pois se baseiam na exploração do trabalho, mas não contradizem a natureza.
B) As contradições sociais capitalistas são contornáveis, mas não o são os antagonismos com a natureza, que é espoliada pelo capital.
C) A acumulação capitalista, que é essencialmente expansionista, é socialmente contraditória e antagônica com a natureza.
D) Expansionista, em constante crescimento, o capitalismo reinventa as formas de lidar com a natureza, superando suas contradições com ela.
RESPOSTA:
Letra C.
Na citação, Alexandre Araújo Costa argumenta que o capitalismo, como um sistema econômico expansionista, possui contradições internas, como a acumulação de riqueza nas mãos de poucos e a exclusão de muitos. Além disso, ele afirma que o capitalismo entra em antagonismo com o próprio "Sistema Terra" devido à sua lógica de exploração e espoliação da natureza. O conceito filosófico de contradição, pertencente à tradição dialética, ajuda a compreender como essas características do capitalismo geram tensões e conflitos tanto no âmbito social quanto na relação com o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário