PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Teste de Geografia: Globalização (01)

Lista de Exercícios sobre Globalização (01)

1 - UECE 2023/2 - A respeito do processo de globalização tal qual se desenrola desde o século passado, no contexto da extensão da internacionalização das atividades econômicas, pode-se afirmar corretamente que a globalização 
A) resulta de duas importantes tendências estruturais: a mundialização financeira e do capital e o crescente papel do Estado na economia. 
B) é um produto direto do avanço do Estado de bem-estar social na maioria dos países, bem como das políticas públicas provisoras das condições necessárias à recepção do processo de globalização e liberalização econômica. 
C) avança por meio de uma produção que se multifuncionaliza, sem necessariamente haver uma integração de todos os países, pois o sistema que se estrutura a partir deste processo não é homogêneo, tampouco igualitário. 
D) avança em função da integração reforçada e solidária de todos os países de economia aberta de mercado no contexto da economia mundial, cujas sociedades compartilham valores e metas comuns.

2 - UERJ 2023 - Parabolicamará (1992) 
Capa do álbum Parabolicamará.
Antes mundo era pequeno
Porque Terra era grande
Hoje mundo é muito grande
Porque Terra é pequena
Do tamanho da antena
parabolicamará
Ê, volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará

Antes longe era distante
Perto, só quando dava
Quando muito, ali defronte
E o horizonte acabava
Hoje lá trás dos montes, den de* casa, camará
Ê, volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação
Pela onda luminosa
Leva o tempo de um raio
Tempo que levava Rosa
Pra aprumar o balaio
Quando sentia que o balaio ia escorregar
Ê, volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
(...)

* den de - dentro de
GILBERTO GIL gilbertogil.com.br

A canção registra percepções de alguns impactos da globalização na sociedade brasileira na década de 1990. Um desses impactos está apontado em: 
A) subordinação das culturas locais e regionais 
B) integração de identidades nacionais e linguísticas 
C) desvalorização de práticas populares e tradicionais 
D) redimensionamento das relações espaciais e comunicacionais

3 - UEL 2023 - O espaço geográfico se caracteriza pela interação entre a natureza e a sociedade em um território, composto de várias escalas e dimensões espaciais – o local, o regional e o mundial. Sobre o espaço geográfico e o processo de globalização, assinale a alternativa correta. 
a) A globalização tem acelerado os fluxos, informacionais e econômicos, e estreitado cada vez mais a relação entre o local e o global. 
b) A globalização assegura a difusão internacional da informação, possibilitando um mundo único de comunicação e de acesso à internet. 
c) No campo da internet, muitos termos são difundidos em inglês, o que possibilita uma interação entre as várias partes do globo, refutando a ideia de hegemonia e imposição cultural. 
d) A centralização do processo produtivo e o rompimento com a mundialização da economia são características centrais para entender a globalização. 
e) Com a globalização, as decisões políticas, sociais, ambientais e econômicas do governo de cada país permanecem sem interferência de organismos internacionais.

4 - PUC-RS 2021 - O geógrafo Milton Santos define a globalização da seguinte forma:

“A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria, nos fins do século 19, e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira, cultural.”
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ 351805-leia-por-uma-globalizacao-mais-humanatexto-do-geografo-milton-santos.shtml

Sobre as bases ou os desdobramentos da globalização, afirma-se:
I. Vivemos um novo período na história da humanidade. A base dessa verdadeira revolução é o progresso técnico, obtido em razão do desenvolvimento científico e baseado na importância obtida pela tecnologia, a chamada ciência da produção.
II. Todo o planeta é praticamente coberto por um sistema técnico, indispensável à produção e ao intercâmbio, que se constitui como fundamento do consumo em suas novas formas.
III. A velocidade com que as tecnologias são distribuídas derrubaram fronteiras políticas e territoriais, o que permitiu o fim da hierarquia na divisão territorial do trabalho.
IV. Graças às novas técnicas, a informação pode se difundir instantaneamente pelo planeta.

Estão corretas apenas as afirmativas 
a) I, II e III. 
b) I, II e IV. 
c) I, III e IV. 
d) II, III e IV.

5 - FGV-RJ 2021/2 - A Globalização é o resultado de processos econômicos, políticos e sociais, em cujo andamento os Estados nacionais viram sua soberania, sua identidade, suas redes de comunicação, suas chances de poder e suas orientações sofrerem a interferência de atores transnacionais. As afirmações ao lado apresentam diferentes características da globalização, à exceção de uma
Assinale-a. 
a) Difunde, em escala mundial, as correntes icônicas da indústria cultural. 
b) Estimula, mediante acordos multilaterais, os movimentos etnocêntricos. 
c) Amplia, ao comprimir espaço e tempo, a conexão dos mercados financeiros. 
d) Depende, para sua sustentação, da renovação das tecnologias de informação. 
e) Sustenta, enquanto modelos ideais, a democracia liberal e a economia de mercado.

6 - CFTMG 2005 - Sobre a globalização, NÃO é correto afirmar que 
a) o atual momento da expansão capitalista é marcado pelo avanço dos meios de comunicação e de transportes. 
b) a cooperação internacional entre governos se reduz, gradativamente, em função do crescente isolamento das nações. 
c) as mudanças tecnológicas provocam o desaparecimento de determinadas profissões ligadas às áreas industriais e financeiras. 
d) o novo processo de reestruturação das empresas aumentou a competitividade entre os países, distanciando os ricos dos pobres.

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - A
04 - B
05 - B
06 - B

Nenhum comentário: