UECE 2023/2 - Em 1979, ainda sob governo militar, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica dos Partidos, extinguindo o bipartidarismo de ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e MDB (Movimento Democrático Brasileiro) que prevalecia desde 1965. A nova lei estabeleceu o pluripartidarismo e a intenção do presidente João Figueiredo era dividir e enfraquecer a crescente oposição, pois sabia que os membros do MDB, partido de oposição permitido pela ditadura militar, iriam dividir-se em várias legendas. Considerando a nova realidade político-partidária que se originou imediatamente após essa legislação, assinale a proposição verdadeira.
A) O partido NOVO e o União Brasil surgiram em 1980 como partidos de representação da centro-direita e defensores dos empresários.
B) Os partidos REDE Sustentabilidade, PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e PV (Partido Verde) foram criados no mesmo ano da nova lei representando a esquerda e o ambientalismo.
C) Para o PDS (Partido Democrático Social) foram os políticos da ARENA, já os opositores foram para o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) e partidos trabalhistas como o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), o PDT (Partido Democrático Trabalhista) e o PT (Partido dos Trabalhadores).
D) PL (Partido Liberal), PR (Partido Republicanos) e Patriota foram partidos criados pelo governo militar que atraíram para suas legendas não só militares das Forças Armadas, mas das polícias militar e civil nos vários estados do Brasil.
RESPOSTA:
Letra C.
A Lei do Pluripartidarismo foi aprovada em 1979, diluindo os únicos dois partidos existentes: Arena, que fazia situação ao governo e o MDB que fazia oposição. O MDB se desmembrou em PMDB, PTB, PDT e PT. Já o Arena se transformou no PDS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário