UECE 2023/2 - Leia atentamente o seguinte excerto extraído de uma citação do geógrafo David Harvey, atinente à compressão do espaço tempo, à aceleração contemporânea e ao metafórico “encolhimento do mundo”: “À medida que o espaço parece encolher numa ‘aldeia global’ de telecomunicações e numa ‘espaçonave Terra’ de interdependência ecológica e econômica [...] temos que aprender a lidar com um avassalador sentido de compressão dos nossos mundos espacial e temporal”.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
A partir da reflexão proposta, assinale a opção que expressa corretamente a compressão espaço-temporal mencionada por David Harvey.
A) O deslocamento de pessoas e de mercadorias vem sofrendo uma espécie de desaceleração social, na medida em que o aumento das desigualdades socioeconômicas tem excluído a maior parte da população do mundo do consumo e da mobilidade geográfica.
B) O “encolhimento do mapa do mundo” ocorre graças às inovações nos transportes que diminuem o tempo das viagens, como que “encurtando as distâncias espaçotemporais” entre lugares, mercadorias e pessoas.
C) Embora a velocidade dos meios de transporte de passageiros tenha aumentado significativamente no último século, predomina ainda uma “lentidão socialmente determinada”, uma vez que a maior parte das pessoas está alijada da mobilidade, da telecomunicação e da fluidez contemporânea.
D) Na medida em que o desenvolvimento das forças produtivas sob o modo de produção capitalista promoveu a compressão do espaço-tempo e a aceleração contemporânea, o mundo tornou-se metaforicamente “plano”, pois o "encolhimento do mundo" horizontalizou as relações sociais, ao prover condições igualitárias de mobilidade, comunicação e deslocamento para a maioria das pessoas.
RESPOSTA:
Letra B.
A globalização é um fenômeno que consegue abreviar a relação espaço-tempo, pois os meios de transportes mais modernos e velozes somados à intemet permitem maior fluxo material e imaterial, proporcionando a partir daí o encurtamento dos espaços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário