PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Rio de Janeiro receberá certificado da Unesco por paisagem cultural

Decisão é inédita segundo Escritório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura; cerimônia de entrega ocorrerá no Morro do Corcovado, que abriga a estátua do Cristo Redentor.
Monica Grayley, da Rádio ONU.

O Rio de Janeiro receberá na terça-feira um título inédito: o de Patrimônio Mundial da Unesco em Paisagem Cultural.

Em comunicado, emitido pelo Escritório da Unesco no Brasil, a agência da ONU informa que o Rio será a primeira cidade a obter o certificado de "paisagem cultural urbana declarada Patrimônio Mundial".

Jardins históricos

De acordo com a agência, os sítios reconhecidos nesta categoria eram mais relacionados a áreas rurais, jardins históricos e outros locais.

A entrega do certificado ocorrerá em 13 de dezembro no Morro do Corcovado e aos pés da estátua do Cristo Redentor. A concessão do título é resultado de um trabalho coordenado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, a Unesco e a Prefeitura da Cidade.

O representante da Unesco no Brasil, Lucien Muñoz, afirmou que o reconhecimento de Brasília, há 30 anos, como patrimônio cultural também foi inovador.

A Unesco lembrou que o Rio de Janeiro tem traços especiais como estar localizada entre o mar e as montanhas tendo o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, a Baía de Guanabara e outros pontos turísticos ao redor.

A Enseada de Botafogo, o Morro de Leme, a Praia de Copacabana e o Aterro do Flamengo também foram mencionados.

O processo de certificação conta com vários pontos incluindo a instalação de um comitê gestor, o que deve ocorrer poucas horas antes da cerimônia de entrega do título, que deve contar também com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...