PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2007.1 - Uece - 1ª e 2ª Fase

Questão 01 - UECE - 2007.1 - Considere as seguintes afirmações: 
I – Habitat corresponde ao ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis ao desenvolvimento, sobrevivência e reprodução dos seres vivos. 
II – Ao conjunto de rochas com caracteres mais ou menos semelhantes quanto à origem, idade ou litologia, dá-se o nome de Formação Geológica. 
III – Formação vegetal em sentido amplo, representa o tipo de vegetação que ocupa uma extensa área geográfica, com composição definida de espécies dominantes, padrões fisionômicos próprios e clima característico. 
IV – A erosão que se processa na superfície da Terra depende, exclusivamente, de agentes naturais e não sofre qualquer interferência antrópica. 
São corretas 
A) I, II e IV 
B) II, III e IV 
C) I, II e III 
D) I, III e IV

Questão 02 - UECE - 2007.1 - A porção sólida da Terra é uma camada mais ou menos rígida, apresentando uma espessura variada. Tal camada é o(a)
A) magma.
B) litosfera.
C) troposfera.
D) criosfera.

Questão 03 - UECE - 2007.1 - Dentre os grandes biomas terrestres, pode-se afirmar, corretamente, que o único bioma exclusivamente brasileiro é a
A) mata atlântica.
B) caatinga.
C) floresta amazônica.
D) floresta de araucárias

Questão 04 - UECE - 2007.1 - A respeito de bacias hidrográficas, marque a opção FALSA.
A) A maioria dos rios componentes de bacias nordestinas têm escoamento intermitente sazonal e características exorréicas.
B) O baixo potencial hidroenergético da bacia do rio São Francisco decorre da predominância de rios de planície onde os perfis longitudinais são suaves e sem rupturas topográficas.
C) O escoamento superficial depende, essencialmente, dos condicionamentos climáticos através da pluviometria, da natureza dos terrenos (permoporosidade) e dos padrões de cobertura vegetal.
D) Independentemente das condições climáticas atuais, toda a rede de drenagem do Brasil é constituída por rios que drenam para o Oceano Atlântico, justificando as condições de rios exorréicos.

Questão 05 - UECE - 2007.1 - Conforme a legislação ambiental do Brasil (Lei do Sistema Nacional de Unidades e Conservação da Natureza – SNUC), dentre as atividades que podem ser praticadas nas Unidades de Proteção Integral, inclui(em)-se:
A) reflorestamento e turismo.
B) agro-extrativismo controlado.
C) experimentação agrícola.
D) pesquisa científica e educação ambiental.

Questão 05 - UECE - 2007.1 - Nas superfícies aplainadas do semi-árido brasileiro, revestidas extensivamente pelas caatingas, pode-se afirmar, corretamente, que sua evolução natural foi conduzida por processos predominantes de
A) dissecação.
B) erosão linear.
C) pediplanação.
D) dissolução.

Questão 06 - UECE - 2007.1 - Sobre questões de natureza cartográfica, assinale a opção FALSA.
A) As convenções e/ou legendas representam todos os símbolos e cores convencionais e suas respectivas explicações contidas em um mapa.
B) Escala é a razão entre a dimensão dos elementos representados em um mapa e a correspondente dimensão real do terreno.
C) O relevo, as rochas e os solos são representados, por ordem respectiva, em mapas geomorfológico, geológicos e pedológico.
D) O sistema de projeção cartográfica corresponde ao traçado de linhas em uma superfície plana destinadas à representação de paralelos (longitude) e meridianos (latitude).

Questão 08 - UECE - 2007.1 - Dentre os grandes biomas brasileiros, assinale o mais densamente povoado e com as mais evidentes marcas de degradação ambiental.
A) Floresta equatorial.
B) Caatinga.
C) Cerrado.
D) Mata atlântica.

Questão 09 - UECE - 2007.1 - Dentre as áreas incluídas como de preservação ambiental permanente (APP), incluem-se
A) áreas de relevos planos e com solos espessos florestados.
B) margens de mananciais hídricos e relevos com vertentes muito íngremes.
C) áreas de proteção ambiental incluídas como ambientes de uso sustentável através da agricultura.
D) relevos montanhosos e tabuleiros costeiros que apresentam ambientes estáveis e em equilíbrio ecológico.

Questão 10 - UECE - 2007.1 - Sobre os domínios geológicos e naturais da Terra, pode-se afirmar, corretamente, que
A) no Brasil há evidente primazia dos domínios dos escudos cristalinos e das bacias sedimentares.
B) as maiores reservas de combustíveis fósseis são encontradas nos domínios dos escudos cristalinos.
C) as deficiências tecnológicas de países latinoamericanos justificam a não exploração de recursos naturais nas plataformas oceânicas.
D) as bacias sedimentares são mais antigas do que os terrenos do embasamento cristalino, sob o ponto de vista geológico

Questão 11 - UECE - 2007.1 - Produto da necessidade moderna de relacionar natureza e sociedade, a geografia por muito tempo ficou incomodada pelo desconforto da discussão sobre seu objeto de estudo, o qual sempre foi motivo de amplo debate. Sobre as mais recentes propostas de abordagem da ciência geográfica, marque a opção verdadeira.
A) Propõe-se a construir uma análise mecânica das relações desenvolvidas entre a dinâmica social e a paisagem natural.
B) Seu maior objetivo é produzir trabalhos especializados na descrição de lugares, tendo como conseqüência a construção de uma metodologia voltada para a classificação de países, grupos raciais, montanhas, rios, entre outros.
C) Coloca-se como um saber disposto a compreender as complexas relações que a sociedade desenvolve ao produzir o seu espaço, se comprometendo com a análise da articulação sociedade-território.
D) Procura revelar um olhar contemporâneo e global da realidade, interessado em contemplar os aspectos econômicos, políticos e culturais, desconsiderando os estudos sobre a dinâmica da natureza.

Questão 12 - UECE - 2007.1 - A globalização tem sido vista, de maneira muito simplificada, como simples abertura de fronteiras e geração de um espaço mundial comum. É natural a construção ideológica segunda a qual nosso mundo encolheu dramaticamente e qualquer ponto do planeta está a nosso alcance, através do teclado do computador ou da tela da televisão. Considere os seguintes itens a respeito da globalização:
I – A produção globalizada e a informação globalizada permitem a emergência de um lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica contemporânea.
II – A globalização é o estágio supremo da internacionalização e o maior destaque desse mais recente período é o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, a permitir que o mundo se torne socialmente mais justo e igualitário.
III – Num mundo globalizado, as realidades geográficas se renovam, contribuindo para vivermos num espaço sem fronteiras, uma aldeia global onde todos podem conhecer extensivamente e profundamente o planeta. É(são) correta(s) apenas
A) I e III
B) II e III
C) II
D) I

Questão 13 - UECE - 2007.1 - Desde meados do século XX, os Estados Unidos da América se tornaram a potência-líder do capitalismo internacional, construindo um poder político e econômico que projetou o país na busca da hegemonia mundial. A expansão do modelo norte-americano tem contado com uma série de fatores que lhe garantiram sucesso, em um processo bastante complexo, produzindo problemáticas que não cessam de criar desdobramentos. A esse respeito, marque a opção FALSA.
A) O desmantelamento do poderio soviético, no final do século XX, permitiu uma ampliação acelerada do papel de superpotência desempenhado pelos Estados Unidos em escala mundial, com repercussões no âmbito político e no âmbito econômico.
B) A partir do governo do presidente George W. Bush, iniciado em 2001, a democracia norte-americana se tornou mais sólida e eficiente, privilegiando o igualitarismo e a liberdade de opinião dos americanos, assim como dos imigrantes.
C) A despeito da maciça aprovação popular norteamericana conseguida pelo governo do presidente George W. Bush após os atentados de 11 de setembro de 2001, atualmente, depois das guerras do Afeganistão e do Iraque e da descoberta de prisões secretas onde a prática da tortura é comum, a popularidade do presidente caiu e as críticas à sua política antiterrorista vêm se tornando correntes.
D) A participação dos Estados Unidos como o país mais poluidor do planeta, responsável pela maior parcela das emissões de gases de efeito estufa, é crucial em qualquer estratégia de encaminhamento da questão das mudanças climáticas globais.

Questão 14 - UECE - 2007.1 - A posição do Japão no sistema mundial vem assumindo notável proeminência, com especial destaque no período que se segue à Segunda Guerra Mundial. Isto significa dizer que a presença japonesa pelo mundo afora se traduz, mais explicitamente, pela crescente conquista de fatias do mercado internacional. Marque a opção FALSA a respeito da realidade japonesa.
A) O Japão teria tudo para ser apenas mais um arquipélago do oceano Pacífico, compondo um arco montanhoso e vulcânico, não fossem alguns traços que lhe conferem uma individualização em seu contexto sócio-espacial, ligada a seu caráter de potência industrial; sua capacidade de incorporar inovações ocidentais, partindo por vias autônomas para uma revolução tecnológica e uma interpenetração entre tradição e modernidade que permite falar numa “versão japonesa” de desenvolvimento.
B) Apesar do destaque no desenvolvimento econômico, o Japão enfrenta grandes adversidades naturais, reveladas pela grande distância que separa a costa japonesa do setor continental mais próximo; pelas dificuldades climáticas vinculadas a um regime monçônico e por uma instabilidade geológica expressiva.
C) A história econômica japonesa é marcada por dois momentos cruciais: o primeiro deles reporta-se à Restauração ou Revolução Meiji, ainda no século XIX, e o segundo está ligado ao período do “Milagre” Japonês, já depois da Segunda Guerra Mundial.
D) O processo de modernização no Japão, gerador de uma realidade urbano-industrial, desenvolveu a produtividade de todos os setores da economia, com destaque para a indústria de alta tecnologia e para a agricultura moderna de frutas, responsáveis pela exportação dos produtos japoneses mais consumidos nos mercados europeu e norteamericano

Questão 15 - UECE - 2007.1 - Leia com atenção as afirmativas a seguir:
I – As regiões metropolitanas brasileiras são vistas como palco de contradições entre inovações, modernização e pobreza; são lugares de aglomeração urbana, concentração demográfica e centralização das atividades secundárias e terciárias da economia;
II – A metropolização faz parte do fenômeno da urbanização brasileira, que expressa tendências importantes, tais como, o espraiamento de algumas metrópoles e a inserção de novos municípios nas aglomerações metropolitanas;
III – A despeito do planejamento realizado pelos governos militares nos anos 70, responsáveis pela instituição de nove regiões metropolitanas em todo o Brasil, a Constituição Federal de 1988 transferiu a responsabilidade da criação e gestão metropolitana para as unidades da Federação, resultando num novo arranjo metropolitano brasileiro, composto por 26 regiões metropolitanas e três Regiões Integradas de Desenvolvimento – Rides. São corretas:
A) I, II e III
B) apenas I e II
C) apenas I e III
D) apenas II e III

Questão 16 - UECE - 2007.1 - “O sonho acabou. Para muitos nordestinos que escolheram São Paulo como local para construir uma nova vida, o caminho agora é de volta. A terra paulista, que foi nas últimas décadas o principal destino dos migrantes do Nordeste, perdeu seu principal atrativo. Os empregos, abundantes nas décadas de 1980 e 1990, desapareceram com a precarização do trabalho. Quando encontra o “serviço”, o nordestino ganha menos. Na terra natal, além de reencontrar os familiares, os programas sociais do governo, como o Bolsa Família, garantem a sobrevivência e são hoje um dos principais atrativos para o retorno”.
Fonte: Jornal O Globo. Domingo, 12 de novembro de 2006. p. 18.

Sobre a atual mobilidade espacial da população brasileira, marque a opção verdadeira.
A) No Brasil, com exceção do Sul e Sudeste, todas as demais regiões vêm recebendo benefícios do programa de governo Bolsa Família, responsáveis, entre outros, pela redefinição dos fluxos migratórios no sentido periferia/centro do Território Nacional.
B) Diante do atual contexto do mercado de trabalho no Nordeste brasileiro, emerge uma nova dinâmica demográfica na região, marcada, exclusivamente, pela atração de uma população de alta escolaridade, com excelente qualificação técnica.
C) Apesar de o dinamismo das atuais transformações econômicas na região Nordeste não ter sido capaz de resolver o problema da demanda de empregos, ele significou, porém, um importante fator de atração para uma população estrangeira, sobretudo africana e latino-americana.
D) No Sudeste brasileiro, a diminuição do número de empregos em setores da economia que tradicionalmente absorviam muita mão-de-obra, a exemplo da indústria de transformação e da construção civil, está entre as principais razões da “migração de retorno” de nordestinos para os seus estados de origem.

Questão 17 - UECE - 2007.1 - No Brasil, contemporaneamente, a questão agrária invadiu o debate popular quotidiano, da mesma forma que os brasileiros aprenderam a interpretar conceitos anteriormente considerados desconhecidos, tais como reforma agrária, estrutura fundiária, assentamentos rurais, dentre outros. Com base na organização do espaço agrário brasileiro, marque a opção verdadeira.
A) Qualquer discussão sobre a questão da terra no Brasil, passa necessariamente, pela óbvia constatação de que há, historicamente, uma desigualdade bastante expressiva na distribuição fundiária do território nacional.
B) O debate a respeito de projetos políticos, sociais e econômicos no Brasil, geralmente reservados à elite pensante, priorizou a questão agrária a tal ponto que, hoje, todas as propostas sobre o desenvolvimento econômico e social do país contemplam a distribuição eqüitativa das terras entre os trabalhadores rurais.
C) A questão da terra e a imperiosa necessidade de um modelo de reforma agrária no Brasil, fizeram nascer inúmeros movimentos de contestação da tradicional estrutura fundiária brasileira, a exemplo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), da União Democrática Ruralista (UDR) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
D) A constituição de um mercado interno no Brasil na década de 1950, marcado por atividades econômicas urbano-industriais, incorreu necessáriamente numa mudança de status das classes sociais rurais, todas inseridas na perspectiva do agronegócio.

Questão 18 - UECE - 2007.1 - “O traço mais marcante da carta ou fisionomia do Nordeste é o sofrimento. E não apenas o sofrimento do homem, mas também o sofrimento da terra. A terra e o homem, martirizados há séculos por uma espécie de complot de forças adversas: de forças naturais e de forças culturais”.

Fonte: CASTRO, Josué de. Sete palmos de terra e um caixão: ensaio sobre o Nordeste, uma área explosiva. São Paulo: Brasiliense, 1965. p. 38.

Com base na leitura de Josué de Castro sobre a geografia do Nordeste brasileiro, marque a opção FALSA.
A) O texto procura, dentre outros aspectos, descrever o quanto as condições sociais da população nordestina estão marcadas pela desigualdade e pelo agravamento da pobreza nas zonas urbanas e rurais.
B) Assim como no período de produção do referido texto, a seca continua sendo um problema social agudo no semi-árido nordestino, levando grande parte da população de trabalhadores rurais e pequenos produtores a buscar os programas assistenciais do governo.
C) Desde o ano em que Josué de Castro escreveu o texto em destaque, muitas transformações aconteceram no Nordeste, em especial o desenvolvimento da atividade industrial, o crescimento de importantes áreas metropolitanas e a expansão da fronteira agrícola, com o plantio da soja e da fruticultura.
D) O texto de Josué de Castro expressa bem uma realidade que perdura desde a década de 1960 no Nordeste brasileiro, isto é, uma região economicamente homogênea, marcada inteiramente pelas agruras da seca, sempre ávida por verbas públicas, em que as tradicionais políticas compensatórias, de caráter assistencialista, só contribuem para consolidar velhas estruturas sócioeconômicas e políticas, perpetuadoras da miséria.

Questão 19 - UECE - 2007.1 - “Paraíso perdido, eldorado... inferno verde... As imagens extremadas historicamente construídas sobre a Amazônia se reproduzem hoje com novas feições e intensidade. O rápido movimento de apropriação desse espaço imenso e rico, um dos últimos escassamente povoados do planeta, e a maneira clara e brutal com que aí se desenvolvem os conflitos intrínsecos à sociedade brasileira mobilizaram o debate nacional sobre a Amazônia envolvendo uma forte carga simbólica”. Fonte: BECKER, Bertha. Amazônia. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1997.

A respeito da Amazônia brasileira, marque a opção verdadeira.
A) O Brasil possui mais de 60% da Amazônia sulamericana, e a Amazônia brasileira corresponde a mais da metade do território nacional.
B) A vasta extensão geográfica, a sua riqueza biológica e mineral e a diversidade e complexidade de seus ecossistemas fazem com que a Amazônia brasileira ainda seja um ambiente intocável, com preservação quase absoluta do seu bioma original.
C) A manutenção do ciclo hidrológico da Amazônia é considerada crítica, pois a mesma tem sofrido grandes problemas de estiagem, como o ocorrido em 2005, que chamou a atenção da população brasileira e foi causada pelo desmatamento indiscriminado da floresta no trecho que corresponde à foz do rio Amazonas, próximo à cidade de Manaus.
D) Apesar do barco ser um importante meio de transporte para a população que reside nas pequenas cidades da Amazônia brasileira ocidental, as estradas de rodagem ainda são os principais corredores de escoamento de pessoas e produtos ao longo da floresta.

Questão 20 - UECE - 2007.1 -  Considere a figura abaixo: Região Metropolitana de Fortaleza

A partir de sua observação e de fatos inerentes aos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, marque a opção FALSA.

A) Favelização, expansão das áreas de risco e concentração das elites em zonas de autosegregação são alguns fatores presentes na organização do espaço urbano de Fortaleza, que refletem diretamente na vida de todos, inclusive nas cidades que compõem a Região Metropolitana.
B) A Região Metropolitana de Fortaleza vem experimentando transformações rápidas, com mudanças substanciais em sua estrutura e fisionomia urbana, com destaque para a construção de grandes conjuntos habitacionais em municípios como Maracanaú e Caucaia.
C) A formação de inúmeros condomínios fechados de luxo adquire muita evidência na Região Metropolitana, especialmente em Fortaleza e no seu entorno imediato, onde se observa um acentuado processo de transferência de população rica para os municípios localizados ao sul e sudoeste da capital.
D) Em sua nova dinâmica espacial, a Região Metropolitana incorpora um corredor industrial de formação recente localizado ao sul, ao longo da BR-116 entre os municípios de Horizonte e Pacajus, além de um aglomerado industrial, concentrado no município de Maracanaú, o qual já se apresenta conurbado a Fortaleza.

Questão 21 - UECE - 2007.1 -  A chamada “revolução verde” na agricultura mundial implicou uma profunda modificação nas relações sociais e de produção nos cinco continentes, traduzindo-se num vasto movimento de ampliação de alguns elementos da segunda revolução agrícola, tais como a aplicação de sistemas de produção mais especializados e a implementação de métodos padronizados de cultura. Sobre as características da produção agrícola moderna, marque a opção verdadeira.
A) Quanto mais desenvolvida a atividade agrícola na qual vêm sendo implementados os pacotes tecnológicos direcionados ao aumento da produção, maior será sua dependência das condições climáticas.
B) Novas técnicas de aperfeiçoamento na agricultura, a exemplo da seleção de sementes, da fertilização mineral e do controle estrito do uso dos recursos hídricos, são encontrados principalmente em regiões como o Meio-Oeste dos Estados Unidos, o norte do Canadá e o Sahel, na África.
C) No Brasil, o melhor exemplo de sucesso comercial resultante da aplicação de novas técnicas na produção agrícola é a dinâmica da lavoura da soja.
D) Com a “revolução verde”, países europeus como a Inglaterra, a França e a Alemanha sentiram rapidamente a abertura de novas fronteiras agrícolas, sobretudo com o desenvolvimento das lavouras de fruticultura, soja e café.

Questão 22 - UECE - 2007.1 -  Sobre as atuais condições de pobreza na América Latina, analise as afirmativas abaixo:
I – Somente nos países latino-americanos de menor extensão territorial, a maioria da população se encontra numa situação que não permite ao indivíduo satisfazer plenamente uma ou mais necessidades básicas da vida social.
II – Um indicador importante que retrata a pobreza e a desigualdade em países como o México, a Colômbia e o Brasil é a elevada taxa de urbanização, responsável, dentre outros, por um forte processo de concentração populacional em grandes centros urbanos.
III – O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro está entre os maiores do mundo; entretanto, tomando-se o PIB per capita, o País está no mesmo nível de seus vizinhos latino-americanos. São corretas
A) apenas II e III
B) apenas I e III
C) apenas I e II
D) I, II e III

Questão 23 - UECE - 2007.1 -  “Mesmo o mais distraído dos viajantes não pode deixar de observar: o Brasil é, para retomar uma expressão bastante gasta (mas que era nova quando Roger Bastide a escolheu para título de seu livro, em 1957), um ‘país de contrastes’. Enquanto a ‘selva de pedra’ do centro de São Paulo evoca Manhattan, as aldeias miseráveis do Piauí e as imensas florestas desertas do Amazonas lembram mais as regiões mais pobres do Mali ou as selvas mais inacessíveis de Bornéu”.

Fonte: THÉRY, Hervé; MELLO, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. p. 234.
A partir do texto, marque a opção verdadeira.
A) A despeito dos ciclos sucessivos de crescimento econômico regional, instaurou-se no Brasil, a partir da segunda metade do século XX, a expansão de uma economia realmente nacional, quando a hegemonia da região Sul sobre as demais não pôde mais ser contestada.
B) No Brasil as dinâmicas agrícolas, industriais e terciárias, o arranjo dos equipamentos e dos fluxos e o desenvolvimento das vias de transporte e de comunicação apresentam distribuição territorial absolutamente homogênea.
C) A distribuição da renda per capita média por município opõe claramente dois Brasis: o que está situado ao norte de uma linha que parte do estado de Rondônia e vai até o estado do Espírito Santo leva grande vantagem.
D) O problema das disparidades econômicas e regionais do Brasil surgiu com mais intensidade a partir da industrialização do País, quando se desenvolveu uma organização espacial do tipo centro e periferias

Questão 24 - UECE - 2007.1 - Ao espaço geográfico onde predominam padrões próprios de relevo e condições geoambientais, dá-se o nome de
A) domínio morfo-pedológico.
B) província fitogeográfica.
C) domínio morfoclimático.
D) província geológica.

Questão 25 - UECE - 2007.1 - Considerando-se as condições geoambientais do Ceará, analise as seguintes afirmativas:
I – O desequilíbrio no balanço sedimentológico do litoral tem contribuído para intensificar a erosão costeira na Região Metropolitana de Fortaleza.
II – As principais limitações ao uso agrícola da Chapada do Araripe decorrem da escassez de recursos hídricos e da baixa fertilidade dos solos.
III – As serras úmidas constituem enclaves de florestas e têm sido fortemente impactadas por desmatamentos desordenados.
IV – As planícies fluviais têm predominância de solos aluviais que são revestidos por matas ciliares. É(são) correta(s)
A) apenas I e II
B) I, II, III e IV
C) apenas IV
D) apenas I e IV

Questão 26 - UECE - 2007.1 - A maior concentração de recursos naturais e, principalmente, de combustíveis fósseis nas áreas submersas da Terra ocorre, primordialmente, no setor correspondente à
A) região abissal.
B) região pelágica.
C) área do talude continental.
D) plataforma continental.

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - B
04 - B
05 - D
06 - C
07 - D
08 - D
09 - B
10  - A
11 - C
12 - D
13 - B
14 - D
15 - A
16 - D
17 - A
18 - D
19 - A
20 - C
21 - C
22 - A
23 - D
24 - C
25 - B
26 - D

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...