PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UFV / 2008 - com gabarito

Questão 01 - UFV 2008 - A visita oficial do governo brasileiro ao continente africano, especificamente à Argélia, Benin, Botsuana e África do Sul, demonstrou a intenção do Brasil de se reaproximar de países da África.

Com base nos conhecimentos sobre o continente africano e nas recentes políticas de comércio exterior adotadas pelo governo brasileiro, assinale a afirmativa CORRETA: 
a) A intenção do Brasil em manter relações com a Argélia é decorrente de ser esse país um grande produtor agrícola, sobretudo de trigo e soja. 
b) Benin integra a região subsaariana e destaca-se pela elevada produção de petróleo, que interessa ao Brasil. 
c) A África do Sul, por apresentar o melhor dinamismo na economia, é um importante parceiro para o Brasil. 
d) Botsuana possui uma economia diversificada e é o principal país da Área de Cooperação Econômica Africana.

Questão 02 - UFV 2008 - Alguns países subdesenvolvidos, como Uruguai, Chile, Argentina e Peru, apresentam um fenômeno conhecido como primazia urbana ou macrocefalia. Com relação ao processo de primazia urbana ou macrocefalia, é CORRETO afirmar que:
a) o crescimento populacional nas áreas urbanas é inferior ao aumento da população nas áreas rurais. b) a localização e o comando das atividades econômicas concentram-se nas grandes cidades.
c) a população do país concentra-se nas pequenas e médias cidades com economia agrícola.
d) esse fenômeno ocorre apenas nos países pobres, conseqüência da urbanização tardia.

Questão 03 - UFV 2008 - Sobre os efeitos das frentes frias nas condições climáticas do Brasil, é CORRETO afirmar que:
a) as frentes frias, sendo originárias do deslocamento do ar frio das montanhas andinas, movimentam-se do oeste para o leste, afetando principalmente o interior do país.
b) as frentes frias polares têm sua influência restrita aos estados do Sul, devido aos planaltos e serras, o que reduz as temperaturas e provoca invernos rigorosos.
c) as frentes frias andinas afetam diretamente os estados do Norte, provocando o efeito denominado de friagens.
d) as frentes frias polares produzem reflexos importantes no Centro-Sul, variando as temperaturas e o regime de chuvas.

Questão 04 - UFV 2008 - Com base na análise das representações do espaço em diferentes escalas cartográficas, assinale a afirmativa CORRETA:
a) A figura 3 é a que representa a maior porção do espaço, pois apresenta o estado de Minas Gerais. b) A figura 3 tem uma escala maior que a figura 1, representando mais detalhadamente o espaço.
c) A figura 1 apresenta menos detalhes do espaço que a figura 2, pois possui uma escala maior.
d) A figura 2 possui uma escala menor que a figura 3, representando uma maior porção do espaço.

Questão 05 - UFV 2008 - No Brasil, os mangues se estendem desde o Amapá até Santa Catarina e, em muitos casos, representam um ecossistema com grandes problemas socioambientais a serem resolvidos. Considerando o ecossistema mangue, é INCORRETO afirmar que:
a) desenvolve-se nos litorais protegidos de ondas e na desembocadura de rios.
b) apresenta somente plantas adaptadas ao excesso de luminosidade.
c) apresenta solo salino pela influência da maré.
d) sofre degradação pela instalação de indústrias e pela urbanização.

Questão 06 - UFV 2008 - Leia a reportagem abaixo:
Empregos verdes
A preocupação com o aquecimento global está criando um mercado de trabalho vinculado às demandas ambientais, inclusive no Brasil. Quem está se beneficiando dessas novas oportunidades são os profissionais que entendem de mercado de carbono. Empresas brasileiras, a exemplo da Klabin, Votorantin e Petrobras, precisam de gente que conheça o protocolo de Kyoto e as regras estipuladas pela ONU para a criação de projetos ecologicamente corretos.
(RODRIGUES, Flávia. Empregos verdes. O Globo. Rio de Janeiro, 25 mar. 2007. Caderno 3, p. 2. Adaptado.)

Com base na análise do texto acima e nos conhecimentos sobre a temática de meio ambiente, assinale a afirmativa CORRETA:
a) As novas demandas do mercado de trabalho indicam que os problemas ambientais encerrarão em função da maior cobrança pelo direito de poluir.
b) O protocolo de Kyoto constitui-se num acordo assinado pelos países desenvolvidos, os maiores poluidores, objetivando diminuir a emissão de seis gases poluentes na atmosfera.
c) As novas estratégias utilizadas revelam que os problemas de emissão de gases poluentes somente podem ser solucionados pela lógica econômica, comandada pelas multinacionais.
d) O mercado de carbono constitui-se numa nova estratégia político-econômica para minimizar os impactos ambientais relacionados ao processo de aquecimento global.

Para responder às questões 07 e 08, leia o texto a seguir:
A reinvenção da Holanda Na Holanda estruturas flutuantes de todos os tamanhos começam a brotar e podem originar verdadeiras cidades erguidas sobre a água num futuro muito próximo. Assim, a conquista de novas áreas neste país promete revolucionar os conceitos imobiliários, pois, no lugar dos tradicionais terrenos que se compram e vendem por todo o mundo, na Holanda será possível negociar espaços marítimos. Com isso, já é possível comprar espaços sobre a água ou terrenos alagados no país.
No entanto, estas propostas vêm gerando polêmicas entre especialistas das ONG’s, que questionam o impacto das estruturas flutuantes sobre o meio ambiente. Para o climatologista da Universidade de Amsterdã, construir casas flutuantes não resolve o problema do país, e sim ações mais contundentes no sentido de conter o aquecimento global.

(OSWALD, Vivian. A reinvenção da Holanda: na luta contra a elevação do nível do mar, país investe em cidades flutuantes. O Globo, Rio de Janeiro, 25 mar. 2007. Caderno Ciência, p. 43. Adaptado.)

Questão 07 - UFV 2008 - Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre os conceitos de geografia, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) O processo relatado no texto revela que a proposta da construção de novos territórios ocorre por meio da apropriação conflituosa dos espaços.
b) A produção de moradias sobre a água revela a ação dominadora do homem sobre a natureza, produzindo novas paisagens.
c) Esses empreendimentos imobiliários inéditos no mundo desencadearão uma nova relação do povo holandês com o lugar e com seu espaço vivido.
d) A proposta de construção de estruturas flutuantes revela historicamente a impossibilidade da sociedade em dominar e modificar a natureza.

Questão 08 - UFV 2008 - No que se refere às características geográficas e ambientais da Holanda, assinale a afirmativa CORRETA:
a) A Holanda poderá sofrer maior impacto ambiental com o processo de aquecimento global, uma vez que possui uma reduzida área territorial e grande parte desta está abaixo do nível do mar.
b) Apesar da justificativa dos empreendedores imobiliários para a construção de casas sobre áreas alagadas, o país possui uma extensa e disponível área territorial.
c) A Holanda tem dificuldade de inserção política e econômica na União Européia em função da sua reduzida área territorial.
d) Os fatores que provocam a especulação imobiliária se devem ao fato das terras do país estarem abaixo do nível do mar e com baixa taxa de ocupação territorial.

Questão 09 - UFV 2008 - Leia o poema abaixo:
Baseando-se no poema e nos conhecimentos sobre Geografia do Brasil, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Os versos expressam uma conjuntura de crise no final da década de 1920, provocada, entre outros fatores, pela falta de produção de café, que era o principal item da pauta de exportação.
b) A crise do capitalismo nos países desenvolvidos favoreceu, nos anos 1930, a industrialização brasileira, graças aos elevados investimentos das multinacionais nesse período.
c) O latifúndio e a exploração do trabalhador do campo no Nordeste não interferiram no aumento das migrações a partir da década de 1930 em direção ao Sudeste.
d) O verso “terra, pão e liberdade” indica a existência de problemas no campo brasileiro, que se refletiram no processo de urbanização pós-1930.

Questão 10 - UFV 2008 - Uma das conseqüências da Revolução Verde foi a exploração agropecuária moderna no Centro-Oeste, que provocou fortes impactos no Cerrado. Assim como nesta área, todos os demais domínios morfoclimáticos brasileiros foram ou estão sendo duramente afetados pelos efeitos predatórios do crescimento agrícola, impulsionado pela Revolução Verde. Assinale a afirmativa que apresenta INCORRETAMENTE uma conseqüência socioambiental, decorrente da modernização provocada pela Revolução Verde:
a) A padronização dos cultivos tem causado o maior controle das pragas, aumentando a produção agrícola.
b) O padrão de produção agropecuária está provocando uma perda constante de solos agricultáveis.
c) A desconcentração fundiária incentivou a produção agroecológica de alimentos para a população brasileira.
d) A adoção do novo padrão provocou desmatamento, degradação dos cursos d’água e a contaminação do solo com agrotóxicos.

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - D
04 - A
05 - B
06 - D
07 - D
08 - A
09 - D
10 - C

Nenhum comentário: