PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 10 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2013.2 - Uece - 1ª e 2ª Fase

Questão 01 - Uece - 2013.2 - O conjunto de processos que ocasionam a desagregação física ou a decomposição química dos minerais das rochas em face da ação dos agentes climáticos e biológicos é denominado 
A) erosão. 
B) intemperismo. 
C) pedogênese. 
D) morfogênese

Questão 02 - Uece - 2013.2 - Com base nos padrões de ocupação das terras do Estado do Ceará pela agricultura e pela pecuária, e na distribuição geográfica dessas atividades, foi esboçada uma tentativa de zoneamento agropecuário para o Estado, que ficou dividido em três regiões:
1. Complexo de zonas fisiográficas de exploração mista, com predominância de pecuária;
2. Complexo de zonas fisiográficas de exploração mista, com predominância de agricultura;
3. Zonas essencialmente agrícolas. De acordo com esse zoneamento, pode-se afirmar corretamente que
A) a região 1 inclui o sertão central e as serras úmidas.
B) a região 2 abrange o litoral e os sertões semiáridos.
C) a região 3 inclui os sertões dos Inhamuns e os vales úmidos.
D) a região 3 abrange a serra de Baturité, o planalto da Ibiapaba e as planícies fluviais.

Questão 03 - Uece - 2013.2 - O homem, atuando na superfície da Terra e utilizando os seus recursos naturais, tem demonstrado, ao longo do tempo, desarmonia em relação ao meio ambiente em que vive. Sobre esse tema, é INCORRETO afirmar-se que
A) tem havido diminuição progressiva das áreas florestais, substituídas por atividades que comprometem o equilíbrio ambiental.
B) práticas agropecuárias inadequadas têm motivado o desgaste e a erosão dos solos, especialmente em regiões semiáridas ou subúmidas.
C) a caça predatória tem ocasionado a extinção de espécies, e provocado rupturas no equilíbrio ecológico.
D) a manutenção da qualidade ambiental tem sido feita nas áreas de extrativismo mineral e vegetal.

Questão 04 - Uece - 2013.2 - Os principais dados associados ao ciclo hidrológico da Terra correspondem à evaporação mais evapotranspiração, infiltração, pluviosidade e descarga fluvial. Com base na relação entre esses dados, é verdadeiro afirmar-se que
A) a descarga fluvial depende do total de pluviosidade menos evaporação, evapotranspiração e infiltração.
B) evaporação é igual à pluviosidade menos infiltração.
C) infiltração é sempre igual ao total de pluviosidade.
D) a descarga fluvial é igual ao total de pluviosidade menos infiltração.

Questão 05 - Uece - 2013.2 - Em se tratando do meio ambiente e da conservação ambiental, é correto afirmar-se que
A) a expressão “qualidade de vida” tem exclusiva conotação com as condições econômicas.
B) conservacionismo e preservação ambiental são expressões sinônimas e presumem a não utilização dos recursos naturais.
C) a desertificação é a degradação generalizada dos recursos naturais renováveis, e afeta, principalmente, as regiões tropicais úmidas.
D) o aquecimento global é o principal condicionante do chamado “efeito estufa”.

Questão 06 - Uece - 2013.2 - Em se tratando das condições geológicas e geomorfológicas do Brasil, pode-se afirmar corretamente que
A) os escudos cristalinos e maciços antigos datam das eras paleozoica e mesozoica.
B) as bacias sedimentares expõem a ocorrência de relevos tabulares de chapadas e de cuestas.
C) coberturas sedimentares litorâneas estão associadas ao pré-cambriano.
D) as planícies fluviomarinhas e campos de dunas são ambientes de baixa vulnerabilidade à ocupação e não têm preservação compulsória.

Questão 07 - Uece - 2013.2 - No sítio urbano de Fortaleza, as áreas mais estáveis e que não apresentam maiores problemas de expansão urbana correspondem aos sistemas ambientais de
A) planícies fluviomarinhas.
B) planícies fluviais revestidas por matas ciliares.
C) campos de dunas.
D) tabuleiros da Formação Barreiras.

Questão 08 - Uece - 2013.2 - Sobre o mapeamento temático de interesse geográfico, é INCORRETO afirmar-se que
A) as cartas batimétricas são cartas hidrográficas que representam o relevo de áreas imersas oceânicas, lacustres e fluviais.
B) uma carta planimétrica não requer a representação do relevo através do traçado das curvas de nível.
C) os mapas geológico, geomorfológico e pedológico representam, respectivamente, o relevo, os solos e as rochas.
D) as imagens do sensoriamento remoto (de satélite, de radar e aerofotos) são os principais instrumentos utilizados na preparação de mapas temáticos que representam assuntos de interesse da geografia física.

Questão 09 - Uece - 2013.2 - No que concerne às condições geoambientais do Nordeste brasileiro, assinale a afirmação verdadeira.
A) As coberturas sedimentares recentes (Quaternário) abrangem o litoral e os fundos dos vales.
B) As serras muito acidentadas ou dissecadas são próprias das bacias sedimentares que têm estruturas horizontais.
C) Os planaltos sedimentares, com coberturas de rochas areníticas têm solos férteis e uma rede hidrográfica muito densa.
D) Os sertões têm primazia de rochas sedimentares, solos espessos e drenagem semiperene.

Questão 10 - Uece - 2013.2 - Considere as afirmações abaixo, no que concernem à hidrografia e às águas subterrâneas.
I. O escoamento fluvial decorre, em essência, de um período de intensas chuvas nas regiões frias, ou do derretimento de neves nas regiões de baixa latitude.
II. O potencial de águas subterrâneas é maior em terrenos do embasamento cristalino, e muito baixo em coberturas sedimentares.
III. A densidade e a frequência de rios de uma região dependem das condições geológicas e geomorfológicas.
IV. O regime fluvial é essencialmente condicionado pelo clima, através das chuvas e/ou do degelo.
Está correto o que se afirma apenas em
A) I e II.
B) III e IV.
C) I e III.
D) II e IV.

Questão 11 - Uece - 2013.2 - A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, durante a 11ª rodada de licitações, leiloou, no mês de maio, áreas para exploração de petróleo e gás nas bacias do Parnaíba, Foz do Amazonas e Barreirinhas. Esta ação da ANP
A) permitirá aumentar os investimentos públicos e privados, além de ampliar a exploração de petróleo na área do pré-sal.
B) não contemplou áreas para exploração de petróleo e gás do pré-sal, pois estas terão uma rodada específica de negociação.
C) arrecadou valores bem abaixo dos esperados pelo governo, em virtude dos sucessivos leilões que têm ocorrido anualmente.
D) teve como objetivo estimular a exploração de petróleo e gás, apenas nas áreas de terra dessas bacias.

Questão 12 - Uece - 2013.2 - No continente africano ainda persiste um cenário silencioso à mídia global e que ultrapassa, com os violentos conflitos, todos os limites dos direitos humanos fundamentais. Atente para o que se diz sobre os conflitos no continente africano.
I. Parte dos atuais conflitos no continente africano tem suas origens na equivocada divisão territorial promovida pelos colonizadores europeus, que não consideraram as diferenças étnicas e culturais dos vários povos locais.
II. Os conflitos que ocorrem em Ruanda, Somália, Congo, Senegal, Mali, Burundi e Libéria estão longe de uma solução pacífica e não têm a atenção mundial, porque são países pobres com populações pobres.
III. Através de uma manipulação ideológica, muitos grupos armados, em suas ações, utilizam-se de crianças. Dessa forma, aprofundam-se ainda mais as consequências dos conflitos no continente africano.
Está correto o que se afirma em
A) I e II apenas.
B) II e III apenas.
C) I e III apenas.
D) I, II e III.

Questão 13 - Uece - 2013.2 - O índice que mede a desigualdade social e o nível de concentração de renda de um país, baseado na relação que há entre o número percentual total de pessoas e o total percentual da renda de um determinado lugar é denominado
A) Índice de Desenvolvimento Humano.
B) IGP-M.
C) Índice de Gini.
D) ICV.

Questão 14 - Uece - 2013.2 - “Quando tornarei a respirar tuas auras impregnadas de perfumes agrestes, nas quais o homem comunga a seiva dessa natureza possante? De dia em dia aquelas remotas regiões vão perdendo a primitiva rudeza, que tamanho encanto lhes infundia. A civilização que penetra pelo interior corta os campos de estradas e semeia pelo vastíssimo deserto as casas e mais tarde as povoações.”

ALENCAR, José de. O Sertanejo. São Paulo. Editora Ática, 1987. p.11.

O excerto remonta o cenário do início da produção espacial e da ocupação do sertão cearense. Sobre este processo, analise as afirmações a seguir.
I. O processo de povoamento do Ceará é considerado tardio em relação aos demais estados nordestinos.
II. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram do litoral para o sertão, ao longo dos principais rios. Cidades como Aracati, Limoeiro do Norte e Jaguaribe são exemplos deste processo.
III. As regiões correspondentes aos vales dos rios Acaraú e Jaguaribe também foram colonizadas em função das fazendas de gado. Está correto o que se afirma em
A) I e II apenas.
B) II e III apenas.
C) I e III apenas.
D) I, II e III.

Questão 15 - Uece - 2013.2 - A corrente de pensamento da geografia que promoveu diversas modificações metodológicas fundamentadas no neopositivismo lógico e que sugere que todo conhecimento deve basear-se na experiência é conhecida como geografia
A) cultural.
B) crítica.
C) econômica.
D) pragmática.

Questão 16 - Uece - 2013.2 - “[...] numa mesma região ideal, fisicamente homogênea e plana, povoada uniformemente por uma população [...] de mesmos hábitos e poder aquisitivo, os centros urbanos estariam localizados a uma mesma distância uns dos outros, todos eles prestando serviços e oferecendo bens a essa população.”
CORREA, Roberto Lobato A. A Propósito da Teoria da Centralidade. Revista Geográfica. T. 35, Nº 63, 2º semestre, 1965. p.139-142.

O excerto apresenta algumas características da teoria da centralidade proposta por Christaller. Atente para as afirmações a respeito dessa teoria.
I. A teoria da centralidade tenta explicar a hierarquia das cidades, a partir do poder de atração exercido por uma metrópole.
II. A proposta admite que a área de influência de uma cidade depende da sua capacidade de oferecer bens e serviços nas áreas ao seu entorno.
III. Esta teoria propõe que as sociedades construam suas relações, orientadas pelas condições socioeconômicas que determinam o seu regime político. Está correto o que se afirma apenas em
A) I e II.
B) II.
C) III.
D) I e III.

Questão 17 - Uece - 2013.2 - No Brasil, as questões relacionadas à reforma agrária e à terra são antigas e bastante complexas, envolvendo interesses diversos em um constante cenário de conflitos. Analise as seguintes afirmações a respeito da reforma agrária no Brasil:
I. O modelo de reforma agrária desenvolvido no Brasil favorece apenas aos grandes produtores rurais e à atividade agroindustrial.
II. Apesar das lacunas, atualmente o modelo de reforma agrária brasileiro tem buscado associar viabilidade econômica, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento territorial.
III. A desconcentração da estrutura fundiária e a diminuição da migração campo-cidade não podem ser citadas como consequência do processo de reforma agrária.

É INCORRETO o que se afirma em
A) I e III apenas.
B) I e II apenas.
C) II e III apenas.
D) I, II e III.

Questão 18 - Uece - 2013.2 - A soja é a principal oleaginosa produzida no Brasil. Sua produção e seu consumo têm-se expandido mundialmente em função de vários fatores. Atualmente, o aumento da produção da soja no Brasil também está associado à(s)
A) tecnologia de cultivo e produção trazida da Argentina e do Uruguai, que juntos respondem por mais de 90% da soja mundial.
B) importações, que vêm aumentando gradualmente nos últimos anos, fato que também tem fortalecido o setor terciário no País.
C) expansão da fronteira agrícola, às políticas de incentivo à atividade rural e à competitividade da soja brasileira no mercado internacional.
D) baixa produtividade da soja nos Estados Unidos e à elevada demanda por este grão no mercado norte-americano.

Questão 19 - Uece - 2013.2 - “Em uma das mais longas discussões de sua história, [...], o governo conseguiu concluir nesta quinta-feira (16) a aprovação, na Câmara dos Deputados, do projeto que reformula o sistema portuário brasileiro.” Folha de São Paulo, 16 de maio de 2013. Governo consegue aprovar MP dos Portos após 22h de votação.

Márcio Falcão, Dimmi Amora http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/05/1279553- apos-22-horas-governo-consegue-aprovar-mp-dosportos.shtml

Analise as afirmações sobre os portos brasileiros, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O atual sistema portuário brasileiro é um dos melhores do mundo, razão pela qual tem aumentado a competitividade dos produtos agrícolas brasileiros.
( ) A medida provisória de modernização dos portos restringe a atuação dos portos privados e fortalece os principais portos públicos brasileiros.
( ) O Estado de São Paulo possui o maior número de portos secos do País; nessas áreas alfandegárias ocorre o armazenamento e o despacho de mercadorias.
( ) Atualmente o sistema portuário brasileiro é composto por portos públicos, terminais portuários de uso privado e complexos portuários operados pela iniciativa privada.
( ) Os portos brasileiros são responsáveis por mais de 90% das exportações do País, movimentando aproximadamente 700 milhões de toneladas por ano.
A sequência correta, de cima para baixo, é
A) F, F, V, V, V.
B) F, V, V, F, V.
C) V, F, F, V, F.
D) V, V, F, V, F.

Questão 20 - Uece - 2013.2 - O censo demográfico do IBGE, realizado em 2010, demonstrou uma série de características da população brasileira, como o fato de a população estar irregularmente distribuída no território, além de evidenciar uma série de disparidades regionais. Outro resultado importante desta pesquisa apontou
A) o equilíbrio notório que há entre o número de brancos e negros que têm acesso ao ensino superior no Brasil.
B) a redução do número de pessoas que se declaravam pardas, em relação ao censo 2000.
C) o fato de que quase 1 milhão de brasileiros declararam possuir pelo menos um tipo de deficiência mental, motora, visual e auditiva.
D) a redução do número de pessoas que se declaravam brancas e o aumento da população negra no País, em relação ao censo 2000.

Questão 21 - Uece - 2013.2 - Ao conjunto de feições geomorfológicas ligadas à ação das águas, promovendo a dissolução de rochas calcárias (CaCO3), dá-se a denominação de morfologia
A) apalacheana.
B) kárstica.
C) jurássica.
D) glaciar.

Questão 22 - Uece - 2013.2 - Dentre as ações relacionadas a seguir, assinale a única que NÃO tem sido indicada como instrumento para o desenvolvimento socioambiental sustentável nas regiões subdesenvolvidas.
A) Implantação de infraestrutura e de equipamentos comunitários em áreas de assentamentos rurais.
B) Implementação de programas de recuperação ambiental em áreas degradadas.
C) Recuperação dos solos, dos recursos hídricos e da biodiversidade.
D) Captação de águas superficiais e subterrâneas para irrigação de lavouras comerciais em latifúndios de propriedade privada.

Questão 23 - Uece - 2013.2 - No âmbito da cartografia básica, é correto afirmar-se que
A) latitude é o afastamento, medido em graus, de um meridiano em relação ao meridiano de origem.
B) longitude é o afastamento, medido em graus, de um paralelo em relação ao equador terrestre.
C) quando se projeta a rede de paralelos e meridianos sobre um mapa, obtém-se uma projeção cartográfica.
D) um mapa com escala de 1:1000.000 apresenta grandes detalhes da área geográfica mapeada, servindo para a representação de áreas urbanas.

Questão 24 - Uece - 2013.2 - “E o mercado, graças exatamente à ciência e à técnica, torna-se um mercado global. A ideia de ciência, a ideia de tecnologia e a ideia de mercado global devem ser encaradas conjuntamente e desse modo podem oferecer uma nova interpretação à questão ecológica, já que as mudanças que ocorrem na natureza também se subordinam a essa lógica.”

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2006, p.159.

Tomando por base o excerto acima, pode-se concluir corretamente que o mesmo trata do meio geográfico conhecido como
A) técnico - científico - informacional.
B) cultural.
C) natural - ecológico - social.
D) social.

Questão 25 - Uece - 2013.2 - O Presidente venezuelano Hugo Chávez, que estava no poder desde 1999, mesmo tendo adotado medidas discutíveis e duramente criticadas internacionalmente, conseguiu estabelecer-se como um dos líderes da América Latina. Com sua morte, o cenário político nesta parte do mundo já demonstra sinais de mudança através
A) da proposta de criação da Aliança Bolivariana para as Américas, que reunirá Venezuela, Equador, Bolívia, Cuba e Nicarágua.
B) do aumento imediato do preço do petróleo produzido na Venezuela e vendido a países como Cuba, Equador e Chile.
C) do apoio norte-americano ao recém-eleito presidente Nicolás Maduro.
D) dos impactos econômicos adversos para algumas economias que se aproximaram da Venezuela durante o seu governo.

Questão 26 - Uece - 2013.2 - Política de privatização, redução de impostos e regulamentação mercantil da economia são algumas das características do Estado
A) comunista.
B) socialista.
C) neoliberal.
D) republicano

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - D
04 - A
05 - D
06 - B
07 - D
08 - C
09 - A
10 - B
11 - B
12 - D
13 - C
14 - D
15 - D
16 - A
17 - A
18 - C
19 - A
20 - D
21 - B
22 - D
23 - C
24 - A
25 - D
26 - C

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...