PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Pases I / UFV 2004 - com gabarito

Questão 01 - Pases I / UFV 2004 - O texto abaixo apresenta as principais características de um domínio morfoclimático brasileiro. [...] se destaca pela extraordinária continuidade de suas florestas, pela ordem de grandeza de sua principal rede hidrográfica e pelas sutis variações de seus ecossistemas, em nível regional e de altitude. Trata-se de um gigantesco domínio de terras baixas florestadas, disposto em anfiteatro, enclausurado entre a grande barreira imposta pelas terras cisandinas e pelas bordas dos planaltos Brasileiro e Guianense. 
(AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 65.) 
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o domínio morfoclimático brasileiro expresso no texto acima: 
a) Mares de morro. 
b) Cerrado. 
c) Caatinga. 
d) Amazônico. 
e) Pradarias.

Questão 02 - Pases I / UFV 2004 - As situações retratadas no trecho abaixo revelam inúmeros problemas ambientais que ocorrem nas cidades brasileiras em função dos processos de segregação socioespaciais: As redes gerais de água e esgotos freqüentemente interrompem-se em áreas de favelas e não atingem as periferias pobres em expansão, gerando situações de calamidade higiênica propícias à difusão de doenças. Os loteamentos clandestinos nos quais se erguem bairros populares muitas vezes invadem zonas de proteção de mananciais, comprometendo os suprimentos de água potável. O favelamento ocupa encostas e declividades sob risco de desabamento na estação das chuvas tropicais. 
(MAGNOLI, D.; ARAÚJO, R. A nova geografia: estudos de geografia do Brasil. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1998. p. 254.) 
Assinale a alternativa que relaciona CORRETAMENTE os problemas ambientais urbanos ao processo de segregação socioespacial: 
a) A especulação imobiliária nas cidades brasileiras promove a ocupação de áreas de risco pela população mais pobre. 
b) A degradação ambiental nas metrópoles dos países pobres é resultado exclusivo da ocupação de áreas irregulares. 
c) A inexistência de redes de esgoto nas metrópoles brasileiras ocasiona problemas de saúde em toda a população urbana. 
d) Os problemas ambientais urbanos atingem única e exclusivamente as populações mais pobres das grandes cidades. 
e) A formação das “ilhas de calor” ocorre principalmente nas áreas pouco ocupadas das periferias, onde reside a população pobre.

Questão 03 - Pases I / UFV 2004 - Observe a figura abaixo:

A figura acima destaca o Aqüífero Guarani, a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aqüíferos do mundo. Sua área é de 1,2 milhão de km² e envolve a Bacia do Paraná e parte da Bacia do Chaco-Paraná, estendendo-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Assinale a afirmativa que apresenta a informação INCORRETA sobre o Aqüífero Guarani: 
a) A urbanização e o uso de agrotóxicos e fertilizantes em suas áreas de recarga podem ocasionar a contaminação das reservas de água subterrânea. 
b) Sua maior ocorrência se dá no território brasileiro, abrangendo os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. 
c) A exploração indiscriminada da água nos países localizados em sua parte sul não interfere na disponibilidade da água em suas outras partes. 
d) É constituído por formações geológicas subterrâneas, que foram formadas há milhões de anos, compostas por sedimentos arenosos. 
e) O gradativo reabastecimento da água do aqüífero está relacionado à quantidade de chuva nas áreas de recarga, e à sua exploração.

Questão 04 - Pases I / UFV 2004 - A figura abaixo indica as áreas que apresentam problemas ambientais, segundo os grandes ecossistemas brasileiros.
Assinale a afirmativa que relaciona INCORRETAMENTE o uso do solo aos problemas ambientais existentes nos diferentes ecossistemas: 
a) Os problemas ambientais do Cerrado estão relacionados à expansão da agricultura industrializada. 
b) No oeste da Bahia a contaminação dos solos está relacionada ao uso intensivo de agrotóxicos, principalmente no cultivo de soja. 
c) Os processos erosivos no Triângulo Mineiro e no oeste de São Paulo estão relacionados à intensa atividade agropecuária. 
d) No norte do Mato Grosso a contaminação dos solos está relacionada ao avanço da fronteira agrícola. 
e) A intensificação dos processos erosivos na Caatinga está relacionada à expansão da cultura do trigo.

Questão 05 - Pases I / UFV 2004 - Observe as figuras abaixo, que representam distintas divisões do Brasil:
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o conceito geográfico que norteou tais divisões do território brasileiro: 
a) Região. 
b) Lugar. 
c) Território. 
d) País. 
e) Nação.

GABARITO
01 - D
02 - A
03 - C
04 - E
05 - A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...