PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 10 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2016.2 - Uece - 1ª Fase

Questão 01 - Uece - 2016.2 - Analise o seguinte trecho da música “Fotografia 3x4” do cantor cearense Belchior: 

Eu me lembro muito bem do dia em que eu cheguei
Jovem que desce do norte pra cidade grande 
Os pés cansados e feridos de andar légua tirana 
Lágrima nos olhos de ler o Pessoa 
E de ver o verde da cana 

Em cada esquina que eu passava um guarda me
parava Pedia os meus documentos e depois sorria
Examinando o 3x4 da fotografia
E estranhando o nome do lugar de onde eu vinha

Pois o que pesa no norte, pela lei da gravidade disso
Newton já sabia!
Cai no sul grande cidade
São Paulo violento, corre o rio que me engana
Copacabana, zona norte e os cabarés da lapa onde eu
morei [...]

A minha história é talvez
É talvez igual a tua, jovem que desceu do norte
Que no sul viveu na rua
Que ficou desnorteado, como é comum no seu tempo
Que ficou desapontado, como é comum no seu tempo
Que ficou apaixonado e violento como você
Eu sou como você
Eu sou como você
Eu sou como você que me ouve agora
Eu sou como você
Como você
Disponível em: http://www.memoriasindical.com.br/ lermais_materias.php? cdmaterias=1132

Os movimentos migratórios sempre foram realizados pelo homem por motivos diversos. Analisando-se o trecho da composição do cantor e compositor cearense Belchior, percebe-se que ele faz referência
A) à migração de nordestinos para a região Sudeste do Brasil.
B) aos movimentos migratórios ocasionados pelas secas sucessivas na região Nordeste do Brasil.
C) à luta dos movimentos sociais e dos trabalhadores sem teto.
D) ao movimento migratório realizado em decorrência do ciclo da borracha na região Norte do Brasil.

Questão 02 - Uece - 2016.2 - Atente ao seguinte excerto: “As estratégias conceituais para gerar os instrumentos teóricos e práticos para a gestão ambiental do desenvolvimento sob condições de sustentabilidade e equidade não podem surgir dos paradigmas econômicos dominantes e das práticas tradicionais do planejamento. [...] depreende-se a necessidade de estabelecer princípios epistemológicos e metodológicos para poder diferenciar e articular os conhecimentos científicos e técnicos em três níveis de integração – diacrônico, sincrônico e prospectivo –, referentes a suas funções de explicação histórica das relações entre natureza e sociedade, de diagnóstico das condições presentes das formas de exploração dos recursos e de planejamento do manejo integrado e sustentável a longo prazo”.
Leff, Enrique. Epistemologia Ambiental. 4ª Ed. São Paulo. Cortez, 2006. p.62.

Vários teóricos, ambientalistas, políticos, professores e demais profissionais possuem visões e versões sobre a relação da sociedade com a natureza, tendo como base a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento. Dessa forma, percebe-se que o autor do texto acima sugere que
A) a questão do desenvolvimento sustentável só pode ser resolvida a partir de bases científicas solidas que permitam a compreensão dos sistemas naturais.
B) a questão ambiental é historicamente complexa e necessita da aproximação intrínseca entre a produção do conhecimento e as práticas sociais.
C) as bases do desenvolvimento sustentável e a solução das questões ambientais devem ser resolvidas tendo como base a economia.
D) no momento atual do cenário socioeconômico global, estão exauridas as discussões sobre desenvolvimento e sustentabilidade.

Questão 03 - Uece - 2016.2 - Leia atentamente o seguinte excerto: “Isso ocorreu desde a primeira seca enfrentada pela Sudene, em 1970. Mas foi na grande seca de 1978-82 que estes mecanismos de ‘captura’ foram efetivamente implementados. Em vão, uma rede de benefícios foi montada em todos os estados do Nordeste, procurando neutralizar ou evitar a irrupção de ações da multidão e a consequente criação de novas ‘áreas críticas’”.

Neves, Frederico de Castro. A seca na história do Ceará. p.99. Uma nova história do Ceará. 2000. Fortaleza.

O fenômeno climático da seca e seus efeitos ambientais e sociais já são bem conhecidos no semiárido brasileiro. No que diz respeito à atuação da Sudene — Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste — em relação ao processo de escassez hídrica, é correto afirmar que
A) foi decisiva a ponto de modificar a realidade socioeconômica da agricultura de subsistência no semiárido brasileiro.
B) contribuiu para a criação de novas e modernas práticas rurais que reduziram drasticamente os efeitos da seca no Ceará.
C) mesmo sob efeito das secas sucessivas no Nordeste, implementou-se uma política eficaz de distribuição de renda.
D) não alterou significativamente as condições sociais da economia tradicional de subsistência, que ainda é instável, frágil e dependente do regime hídrico.

Questão 04 - Uece - 2016.2 - Atente ao seguinte excerto: “A floresta Amazônica de Terra Firme é um ecossistema que apresenta uma diversidade florística muito elevada, via de regra, maior que os demais ecossistemas florestais do mundo. [...] a diversidade é, via de regra, muito elevada. Este não é um fato novo, tendo sido ressaltado por vários autores”.

Leitão Filho, Hermógenes de Freitas. Considerações sobre a florística de florestas tropicais e subtropicais do brasil. Ipef, n.35, p.41-46, abr.1987.

Dentre os vários fatores integrados que justificam a elevada diversidade em florestas tropicais, como a Amazônica, está a
A) elevação média das temperaturas da Terra.
B) redução da precipitação na Amazônia.
C) produtividade elevada dos ecossistemas.
D) redução da vegetação e aumento do número de animais.

Questão 05 - Uece - 2016.2 - Os oceanos correspondem à maior área superficial do planeta. Possuem uma profundidade média de aproximadamente 3.700 metros, e suas margens continentais representam cerca de 20% do total da área por eles ocupada. Considerando essas feições, analise as afirmações a seguir, e escreva (1) se a afirmação fizer referência a uma Margem Continental do Tipo Pacífico, e (2) se fizer referência a uma Margem Continental do Tipo Atlântico.
( ) Plataforma, talude e elevação continental são algumas das feições típicas deste tipo de margem, que são definidas a partir do gradiente batimétrico.
( ) As fossas oceânicas são as feições mais características deste tipo de margem. Pelo fato de não receberem quantidades significativas de sedimentos, normalmente não desenvolvem um sopé continental.
( ) Esta margem se desenvolveu a partir do rifteamento e separação de um continente, dando origem a um novo oceano e dois blocos continentais. A margem leste da América do Sul e América do Norte, e as margens leste e oeste da África são exemplos deste tipo de margem.
( ) A margem do tipo ativa localiza-se nas regiões de convergência das placas litosféricas, onde ocorre a subducção de uma placa sob a outra.
( ) Nesta margem concentram-se as principais atividades vulcânicas e sísmicas da Terra.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) 2, 1, 2, 1, 1.
B) 1, 2, 1, 2, 1.
C) 2, 2, 1, 1, 2.
D) 1, 1, 2, 2, 2.

Questão 06 - Uece - 2016.2 -  Atente à seguinte descrição: “Este tipo de bacia corresponde a uma área da superfície terrestre que drena água, sedimentos e materiais dissolvidos para uma saída comum, num determinado ponto do canal fluvial”.

Neto, Ana L. Coelho. Hidrologia de Encosta na Interface com a Geomorfologia. p. 97. Geomorfologia uma atualização de bases e conceitos.

O texto acima conceitua e faz referência a um tipo de bacia conhecido como
A) bacia sedimentar.
B) bacia de drenagem.
C) bacia oceânica.
D) bacia intracatônica.

GABARITO
01 - A
02 - B
03 - D
04 - C
05 - A
06 - B

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...