PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UNISC / Inverno 2014 - com gabarito

Questão 01 - UNISC / Inverno 2014 - Os esquemas 1 e 2, a seguir, identificam a secção vertical da atmosfera próximo à costa. As linhas horizontais representam isóbaras (linhas de igual pressão atmosférica) esquemáticas e as setas traduzem a direção do vento. A escala vertical está exagerada cerca de 20 vezes.

Com relação ao assunto, podemos dizer que 
I - no esquema 1, durante os dias ensolarados, a superfície do continente, na orla marítima, se aquece mais rapidamente que a do oceano adjacente. Como consequência, já pela manhã, surge uma área de pressão atmosférica mais baixa sobre o litoral, ensejando o desenvolvimento de correntes convectivas ascendentes sobre o continente, as quais geram nuvens convectivas. 
II - no esquema 1, o movimento do ar é chamado de brisa terrestre, ou “terral”; esse vento é perpendicular à costa. 
III - no esquema 2, durante a noite o continente perde calor muito mais rapidamente que o oceano e, a partir de uma certa hora, após o pôr do Sol, a superfície do oceano passa a ostentar uma temperatura mais elevada que a do continente. A área de baixa pressão atmosférica se situa, então, sobre o oceano e o movimento ascendente associado a ela pode gerar nuvens convectivas. 
IV - no esquema 2, o movimento do ar é chamado de brisa marítima ou “viração”. Assinale a alternativa correta. 
a) Somente a afirmativa I está correta. 
b) Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
c) Somente as afirmativas I e IV estão corretas. 
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 02 - UNISC / Inverno 2014 - O mapa topográfico, de um cenário hipotético, da figura abaixo, apresenta um componente vertical para mostrar a topografia, incluindo declividade e altitude. Estes detalhes são mostrados com a utilização das curvas de nível que ligam todos os pontos da mesma altitude. As elevações são mostradas acima e abaixo de um datum vertical ou de um nível de referência que é geralmente o nível do mar.

Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta. 
a) O padrão das curvas de nível e o espaçamento entre elas indicam o declive. 
b) A representação das curvas de nível guarda equidistância em relação à dimensão vertical, ou seja, representam intervalos iguais de altitude. 
c) Quanto maior a declividade, mais separadas as curvas de nível aparecem no mapa. 
d) As curvas de nível existentes em uma carta topográfica permitem a confecção de mapas de declividades. 
e) Nos terrenos planos ou pouco acidentados, as curvas de nível são poucas e aparecem muito espaçadas.

Questão 03 - UNISC / Inverno 2014 - Brasil e Croácia fizeram o primeiro jogo da Copa 2014 nesta quinta-feira dia 12 de junho em São Paulo. O jogo iniciou às 17h no horário de Brasília. Sabendo-se que o fuso horário de São Paulo é determinado pelo meridiano de 45°W, e que a Croácia adota o horário de verão entre 30 de março e 26 de outubro de 2014, determine o horário que iniciou o jogo na Croácia, cujo meridiano é 15°L. 
a) 20h 
b) 18h 
c) 19h 
d) 22h 
e) 21h

Questão 04 - UNISC / Inverno 2014 - Em relação aos blocos econômicos, assinale a Filosofia alternativa incorreta. 
a) A Área de Livre-Comércio das Américas (Alca) foi criada em 1994 por meio do tratado de Miami, com o objetivo de eliminar barreiras alfandegárias entre os países americanos, inclusive Cuba. 
b) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 1991, na América do Sul. Sua origem está ligada aos acordos comerciais, entre Brasil e Argentina, que foram estabelecidos em meados dos anos 80. 
c) O acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) integra as economias dos EUA, do Canadá e do México. Esse acordo teve início em 1998, entre EUA e Canadá, e, em 1993, passou a contar com a participação do México. 
d) A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) foi formada em 1993 para promover a abertura de mercados entre 20 países e Hong Kong (China). e) O Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom), criado em 1973, representa um bloco de cooperação econômica e política. Cuba foi admitida como observadora em 1998.

Questão 05 - UNISC / Inverno 2014 - Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 
I - A migração internacional é caracterizada pela mobilidade espacial das populações, mais especificamente, pela mudança de país de moradia. Nas últimas décadas, os fluxos migratórios internacionais têm se tornado mais intensos quando comparados ao passado. 
II - Os motivos que levam sujeitos ou famílias a migrarem para outros países são diversos como, por exemplo, desastres ambientais, conflitos, perseguições políticas, étnicas ou culturais. Contudo, de acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o aspecto econômico é um dos principais fatores que motivam tais deslocamentos. 
III -As dinâmicas que envolvem a migração internacional podem promover diversos problemas, entre eles, o tráfico de imigrantes, a “fuga de cérebros” dos países em desenvolvimento e o aumento da xenofobia. 
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
b) Somente a afirmativa III está correta. 
c) Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
e)Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 06 - UNISC / Inverno 2014 - O processo de urbanização brasileiro, ao longo do século XX, ocorreu de forma rápida e, em muitos casos, a falta de planejamento urbano ocasionou diversos problemas como deficiências no saneamento básico, congestionamentos de veículos, poluição ambiental, aumento da violência urbana, entre outros. Além disso, diversas cidades cresceram horizontalmente a ponto de se juntarem a outras. Esse fenômeno, de “encontro” entre duas ou mais cidades, recebe o nome de 
a) Metropolização.  
b) Desmetropolização. 
c) Conurbação.
d) Megacidade.
e) Periferização. 

GABARITO
01 - B
02 - C
03 - B
04 - ANULADA
05 - E
06 - C

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...