PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2004.2 - Uece - 2ª Fase

Questão 01 - UECE - 2004.2 - Os processos de erosão são responsáveis pelo desgaste da superfície terrestre. Assinale a alternativa que contém apenas agentes de erosão: 
A) Oceanos e mares, vulcanismo, sismos e tectonismo 
B) Chuvas, rios, geleiras e ventos 
C) Antropismo, tectonismo, glaciares e ventos 
D) Erosão eólica, pluviação, vulcanismo e geleiras

Questão 02 - UECE - 2004.2 - Analise o mapa da questão.

Assinale a alternativa FALSA:
A) As linhas numeradas são curvas de nível ou isoípsas que unem pontos de igual altimetria.
B) A equidistância ou intervalo entre as curvas de nível é de 10 metros.
C) A escala numérica do mapa é de 1:25.000.000.
D) As altimetrias do revelo diminuem no centro da figura em face do escavamento de um vale.

Questão 03 - UECE - 2004.2 - Examine as afirmativas abaixo:
I. Numa bacia hidrográfica, os rios estão organizados, hierarquicamente, com a rede de drenagem convergindo para um coletor principal.
II. A área drenada por uma rede hidrográfica é denominada bacia sedimentar.
III. O clima é o principal condicionante dos regimes fluviais.
IV. No baixo curso dos rios, o trabalho de erosão através do escavamento dos vales é maior do que no alto curso, próximo às nascentes. São afirmativas corretas:
A) III e IV
B) II e IV
C) I e III
D) II e III

Questão 04 - UECE - 2004.2 - A diferença de temperatura entre Fortaleza e Brasília é motivada pelas condições de:
A) Latitude e altitude
B) Longitude e altitude
C) Latitude e longitude
D) Longitude e proximidade do mar

Questão 05 - UECE - 2004.2 - As plantas que se adaptam às condições de grande umidade do solo são chamadas de:
A) Freatófilas
B) Xerófilas
C) Higrófilas
D) Heliófilas

Questão 06 - UECE - 2004.2 - As rochas que afloram na superfície da terra são submetidas aos efeitos da umidade, da percolação da água e das variações térmicas. Trata-se do processo de intemperismo ou de alteração das rochas que compreende a desagregação mecânica e a decomposição química. A alternativa que NÃO condiciona a desagregação mecânica é:
A) Alternâncias gelo versus degelo
B) Amplitudes térmicas elevadas
C) Fragmentação das rochas e minerais por penetração das raízes
D) Dissolução

Questão 07 - UECE - 2004.2 - O quadro chuvoso deste ano (2004) evidencia as características irregulares da pluviometria dos climas semi-áridos e sub-úmidos do Nordeste brasileiro. Nesse sentido, pode-se afirmar verdadeiramente que:
A) A antecipação da estação chuvosa com elevados volumes pluviométricos favoreceu o acúmulo de água nos grandes açudes
B) O excedente pluviométrico com maior pico de precipitação ocorreu no mês de abril
C) O escoamento fluvial dos rios sertanejos perdurou durante todo o primeiro semestre em função da permanência e excesso de chuvas nesse período
D) Em face da regularidade pluviométrica do período chuvoso, não ocorreu o fenômeno da chamada “seca verde” ou de escassez de chuvas (“veranicos”)

Questão 08 - UECE - 2004.2 - As Unidades de Conservação integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) dividem-se em dois Grupos:
1. Unidades de Proteção Integral
2. Unidades de Uso Sustentável
Assinale a alternativa que se enquadra como unidade de proteção integral:
A) Área de Proteção Ambiental
B) Estação Ecológica
C) Reserva Ecológico-Cultural
D) Reserva de Fauna

Questão 09 - UECE - 2004.2 - Tratando-se do quadro físico-geográfico da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), pode-se afirmar verdadeiramente que:
A) O quadro físico-geográfico é muito homogêneo, abrangendo exclusivamente, áreas pertencentes à planície litorânea;
B) Não há ocorrência de áreas de preservação permanente, em face da evidente preponderância de terrenos geologicamente antigos e pré-cambrianos;
C) A diversidade ambiental está relacionada à ocorrência das seguintes unidades geo-ecológicas: planície litorânea, tabuleiros, depressão sertaneja, planícies fluviais e maciços residuais cristalinos;
D) O sítio urbano do município de Fortaleza apresenta como áreas de riscos, ou de maior instabilidade ambiental, os setores correspondentes aos tabuleiros pré-litorâneos e aos maciços úmidos revestidos por matas plúvio-nebulares.

Questão 10 - UECE - 2004.2 - Tratando-se das condições naturais do Brasil, assinale a alternativa verdadeira:
A) Os terrenos cristalinos são constituídos por rochas metamórficas e sedimentares paleozóicas
B) As grandes bacias sedimentares representam pouco mais da metade do território brasileiro, destacando-se como as mais importantes: Amazônica, do Parnaíba, do São Francisco e do Paraná
C) As bacias hidrográficas são constituídas por rios endorréicos e arréicos, têm regimes perenes em geral, e apresentam baixo potencial hidroenergético
D) As grandes unidades morfo-estruturais apresentam a predominância de áreas tectonicamente deformadas por dobramentos terciários e quaternários

Questão 11 - UECE - 2004.2 - Os itens abaixo relacionam algumas das características da sociedade contemporânea.
I. Cidades globais: centros nervosos da economia internacional. Formam uma rede urbana por onde transita a maior parte do capital que circula pelos mercados financeiros mundiais. São as empresas nelas sediadas que disseminam a inovação tecnológica e comandam os serviços especializados para a indústria, como a publicidade e o marketing;
II. Monopólio: forma de organização de mercado, nas economias capitalistas, em que uma empresa domina a oferta de determinado produto ou serviço que não tem substituto;
III. Produção flexível: incipiente controle de qualidade; aumento do desperdício de matérias-primas e energia; força de trabalho menos qualificada, criativa; terceirização de múltiplas atividades; utilização de maquinário de tecnologia pouco sofisticada; emprego de poucos trabalhadores, bem-adaptados à tecnologia de cada empresa; Assinale a alternativa verdadeira:
A) I, II e III são certas;
B) I e II são certas e III é errada;
C) I é certa e II e III são erradas;
D) I é errada e II e III são certas.

Questão 12 - UECE - 2004.2 - No que tange aos aspectos socioeconômicos do Estado do Ceará nos últimos quinze anos, assinale a alternativa FALSA
A) A inserção do Estado do Ceará no processo de globalização econômica reflete-se fortemente na sua economia e no seu território. Seu dinamismo econômico pode ser observado, principalmente, pela intensificação do capitalismo no campo, pela instalação de novas indústrias, fruto da guerra fiscal, e pelos investimentos no turismo litorâneo.
B) O baixo curso do rio Jaguaribe está entre as áreas mais recentemente incorporadas à realização de uma agricultura intensiva, tornando-se alvo de importantes políticas públicas voltadas ao agronegócio, assim como de empresas agrícolas nacionais e multinacionais.
C) O litoral do Ceará se tornou alvo de grandes investimentos privados incentivados por programas do governo federal e estadual, o que vem promovendo a expropriação de comunidades tradicionais que ocupam a área há várias gerações.
D) Os historicamente elevados índices de pobreza, de analfabetismo, de desigualdade social, de concentração de renda foram eliminados pelo dinamismo econômico dos últimos quinze anos. Hoje, não há subemprego em nenhuma região do Estado do Ceará.

Questão 13 - UECE - 2004.2 - No Nordeste, desde as conclusões do GTDN (Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste), a industrialização tornou-se paradigma da superação das desigualdades regionais e do atraso relativo de áreas menos integradas aos fluxos de capitais e mercadorias. Hoje, após a consolidação do mercado nacional e das mutações provocadas pelo processo de globalização, o vetor industrial ganhou novo status em Estados como o Ceará. Sobre a atividade industrial no Estado do Ceará, assinale a alternativa FALSA.
A) O padrão do parque industrial dos anos 1960 e 1970 mostra a predominância da indústria de bens de produção, tais como: têxtil; vestuário e calçados; produtos alimentícios e bebidas, principalmente;
B) Percebem-se três pólos de concentração espacial da indústria anteriores ao recente programa de atração de indústrias: RMF, Juazeiro do Norte e Sobral;
C) A seleção das novas indústrias vindas para o Ceará tem obedecido a critérios ditados pela redução de custo e favorecimentos fiscais e locacionais em ramos que já possuíam tradição no Estado;
D) O resultado da realocação espacial da indústria pelo território cearense mostra que, em geral, fortaleceram-se os ramos industriais nos quais o Ceará já tinha tradição, como: têxtil, calçados, alimentos, principalmente.

Questão 14 - UECE - 2004.2 - Durante mais de dois séculos, a dinâmica da acumulação do capital esteve centrada num jogo de forças inerentes à produção industrial. Dentre os novos cenários prevalecentes com a globalização, um dos aspectos de destaque é o crescimento do setor terciário, que passa a compor, cada vez com mais intensidade, parte importante do PIB e da PEA de todos os países. Composto pelas atividades comerciais e de serviços, alguns sub-ramos vêm ganhando notoriedade nas duas últimas décadas, dentre os quais as atividades inerentes ao lazer, uma das que mais cresce no mundo, aumentando o total de divisas geradas pelos setores de viagens, turismo e entretenimento em geral, que já movimenta cerca de 10,7 % do Produto Bruto Mundial. Leia atentamente os itens abaixo.
I. No Brasil, o turismo já se mostra induzindo o crescimento econômico e a configuração territorial com o espraiamento de novos artefatos infra-estruturais para possibilitar a realização de fluxos populacionais associados ao turismo receptivo.
II. Com a explosão do turismo de massa no contexto da globalização, multiplica-se o número de lugares utilizados para o desenvolvimento da atividade, considerados como produtos a consumir, o que possibilitou também ao Ceará desenvolver-se como um pólo turístico.
III. A atividade turística tem sido considerada por suas possibilidades multiplicadoras, uma vez que vários setores são impactados, direta e indiretamente: alimentação, hospedagem, comércio, artesanato, confecções, bancos, transportes, saúde, comunicações etc.
IV. Fortaleza tornou-se, na última década, um dos maiores portões de entrada de turistas no Nordeste e detém a maior parte de toda a infra-estrutura turística do Estado do Ceará. Os principais pólos receptores de turismo encontram-se fora da planície litorânea.
V. Na competição com os demais pólos turísticos do Brasil e do mundo, o Ceará vem buscando atingir os padrões internacionais mínimos que permitam sua inserção no mercado mundial de turismo, sendo o turismo rural o mais dinâmico do Estado. Assinale a alternativa verdadeira
A) I, II, III e V são certas e IV é errada
B) I, III e V são certas e II e IV são erradas
C) I, II e III são certas e IV e V são erradas
D) I e III são certas e II, IV e V são erradas

Questão 15 - UECE - 2004.2 - Considere a seguinte tabela:
A respeito dos dados da tabela, examine os itens abaixo:
I. Observa-se que, na Região Nordeste predomina o destino final inadequado do lixo coletado, ou seja, a maior parte do lixo é lançado em vazadouros a céu aberto, vazadouros em áreas alagadas, locais não fixos e outros destinos, como a queima a céu aberto.
II. O acesso ao serviço de coleta de lixo é fundamental para a proteção das condições de saúde da população. Pode-se concluir, então, que no Brasil, o destino final inadequado da maior parte do lixo coletado é vetor de transmissão de muitas doenças.
III. Os Estados de Sergipe, Paraíba e Piauí apresentam os três menores percentuais da Região Nordeste, no que tange a quantidade de lixo coletado com destino inadequado.
IV. Há cinco Estados da Região Nordeste cujo percentual de lixo coletado com destino inadequado supera os 90%. Assinale a alternativa verdadeira.
A) I, II, III são certas e IV é errada
B) I e II são certas e III e IV são erradas
C) I e IV são certas e II e III são erradas
D) I, II e IV são certas e III é errada

Questão 16 - UECE - 2004.2 - Observe atentamente a tabela abaixo.

Assinale a alternativa FALSA.
A) Dados do último Censo Agropecuário do IBGE (1995) mostram que as terras produtivas não utilizadas reuniam a maior parte da área total dos estabelecimentos existentes no espaço rural do município de Aquiraz, o que denota uma utilização da terra para fins que não o da função social da terra, dado os inúmeros problemas de trabalhadores agrícolas sem terra.
B) Em 1995, em terceiro lugar em utilização das terras dos estabelecimentos agropecuários vinham as lavouras temporárias. As lavouras temporárias abrangem as áreas plantadas com culturas de curta duração e que necessitam, geralmente, de novo plantio após cada colheita, tais como: arroz, algodão, milho, mandioca, hortaliças, entre outros.
C) No caso cearense, as lavouras temporárias associam-se, na sua maior parte, à produção de alimentos para o mercado externo, como o das grandes Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, para os quais o estado envia parte significativa da sua produção agrícola.
D) A existência de grande quantidade de terras produtivas não utilizadas mostra a existência de potencial à expansão da agropecuária, uma vez que se prestam à formação de culturas (temporárias e permanentes), pastos e matas plantadas.

Questão 17 - UECE - 2004.2 - Assinale a alternativa FALSA.
A) Nas últimas décadas, nos países de baixa renda, há uma intensa urbanização, com o surgimento de imensas metrópoles. Mas nessas metrópoles, e até mesmo nas cidades médias, a oferta de empregos urbanos não acompanha o ritmo da urbanização.
B) Os subúrbios dos países de alta renda são áreas suburbanas ou até rurais ao redor das cidades, nas quais se localizam muitas residências de alto padrão.
C) Rede urbana é um sistema integrado de cidades, que vai das inúmeras cidades locais ou pequenas até as metrópoles.
D) O subúrbio dos países de alta renda é igual à periferia das grandes cidades dos países do Sul, que são áreas para onde a metrópole se expande e nas quais existe uma carência de infra-estrutura e onde residem populações urbanas de baixa renda.

Questão 18 - UECE - 2004.2 - Considere o mapa abaixo:
Mapa do Estado do Ceará, segundo agropólos.

De acordo com ele, assinale a alternativa verdadeira:
A) O cartograma apresenta os agropólos, que foram a unidade de planejamento e gestão da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, extinta após a posse do último governador.
B) Os agropólos compõem a unidade de planejamento e gestão da Secretaria de Recursos Hídricos, criada durante o último governo de Tasso Jereissati e que foi incorporada pela Secretaria de Agricultura Irrigada, em 2003.
C) Os agropólos são a unidade de planejamento e gestão do principal programa da Secretaria de Agricultura Irrigada do Estado do Ceará, criada em 1999: Programa Cearense de Agricultura Irrigada (Proceagri), que tem como principal objetivo articular e integrar os diversos elos do agronegócio.
D) Os agropólos têm por objetivo dinamizar a agricultura cearense em todo o Estado do Ceará, notadamente através do subsídio à pequena produção de base familiar para a produção de culturas como o feijão, o milho e a mandioca.


Questão 19 - UECE - 2004.2 - Assinale a alternativa FALSA.
A) Acumulação flexível: é marcada por um confronto direto com a rigidez do fordismo. Ela se apoia na flexibilidade dos processos de trabalho, dos produtos e padrões de consumo.
B) Exército de reserva: soldados que constituem uma espécie de reserva para os exércitos dos países de alta renda e que são chamados nos períodos de acirramento de conflitos, de várias naturezas, entre os países.
C) Limpeza étnica: expressão refere-se aos massacres (matanças) e/ou discriminações de determinadas etnias com vista a "limpar" uma população. Prática comum nos anos 1990 na antiga Iugoslávia.
D) Tratado de Maastricht: assinado em 1991 na cidade do mesmo nome, que promoveu um avanço na integração européia. Estabeleceu que os países membros desse megabloco teriam um sistema unificado de defesa e um sistema bancário único, com uma moeda unificada, o euro.

Questão 20 - UECE - 2004.2 - Leia atentamente os itens abaixo e assinale a alternativa verdadeira. I. Entende-se por energia a capacidade de realizar trabalho. Fontes de energia, dessa forma, são determinados elementos que podem produzir ou multiplicar o trabalho.
II. Os músculos, o sol, a força das águas, o vento, a eletricidade não são fontes de energia.
III. A energia é básica para a sociedade moderna, pois é com ela que as máquinas e os motores funcionam ou que as lâmpadas se acendem. IV. A energia elétrica pode ser obtida de várias maneiras: pela queima do carvão e do petróleo (usinas termelétricas), pela força das águas (usinas hidrelétricas), pela fissão do átomo (usinas nucleares) e por outros processos.
V. O carvão mineral foi a grande fonte de energia da Primeira Revolução Industrial. O petróleo foi a principal fonte de energia do século XX e continua a desempenhar esse papel, apesar de um recente e pequeno declínio.
VI. Tanto o petróleo como o carvão mineral são recursos não renováveis, isto é, que um dia se esgotarão completamente. Eles também são muito poluidores. Assinale a alternativa verdadeira.
A) I, II, III, e VI são certas e IV e V são erradas
B) I, III e V são certas e II, IV e VI são erradas
C) II e VI são certas e I, III, IV e V são erradas
D) I, III, IV, V e VI são certas e II é errada

GABARITO
01 - B
02 - C
03 - C
04 - A
05 - C
06 - D
07 - A
08 - B
09 - C
10  - B
11 - B
12 - D
13 - A
14 - C
15 - D
16 - C
17 - D
18 - C
19 - B
20 - D

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...