PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2008.2 - Uece - 1ª e 2ª Fase

Questão 01 - Uece - 2008.2 - Considere a figura, a seguir, que trata das relações entre componentes naturais.

Com base nas relações entre os componentes naturais, somente NÃO É verdadeiro afirmar que
A) a figura apresenta, de modo esquemático, o jogo de relações mútuas entre os componentes naturais.
B) a relação entre os componentes é, essencialmente, dinâmica.
C) o solo é um componente que deriva, exclusivamente, da relação entre os fatores abióticos, ou seja, rochas, clima e água.
D) a resultante essencial das relações entre os componentes é a estruturação de ecossistemas ou de sistemas ambientais.

Questão 02 - Uece - 2008.2 - Sobre a escala geográfica, assinale o correto.
A) É uma fração na qual o denominador indica o quanto as medidas reais foram reduzidas.
B) É uma fração na qual o denominador indica o quanto as medidas reais foram ampliadas.
C) É uma fração na qual o numerador é sempre igual ao denominador.
D) Não é uma fração porque as medidas são igualmente representadas no papel e no terreno.

Questão 03 - Uece - 2008.2 - Em relação à distribuição da luz e do calor sobre a terra, assinale a alternativa que contém uma afirmação verdadeira.
A) O aquecimento da terra se faz de modo igual do equador para os pólos.
B) O tempo em que a terra completa uma rotação é de 28 horas.
C) A sucessão regular dos dias e das noites deriva do movimento de rotação da terra.
D) As estações do ano decorrem do movimento de translação da terra, resultando em quatro estações com características semelhantes nas diferentes regiões da terra.

Questão 04 - Uece - 2008.2 - Tectonismo é o mesmo que 
A) movimentos externos que modelam o relevo da terra. 
B) alterações positivas ou negativas do nível do mar. 
C) movimento responsável pelo derramamento de rochas ígneas extrusivas sobre a superfície da terra. 
D) movimentos internos que deformam a crosta terrestre.

Questão 05 - Uece - 2008.2 - A alteração das rochas da superfície da terra, a partir de processos físicos, químicos e biológicos, é denominada de
A) abalos sísmicos.
B) vulcanismo.
C) eustatismo.
D) intemperismo.

Questão 06 - Uece - 2008.2 - Em se tratando das condições geoambientais do Ceará, assinale o correto.
A) Os planaltos da Ibiapaba e do Araripe são constituídos por rochas que foram submetidas a processos de metamorfismo.
B) Os sertões semi-áridos têm uma grande variedade de tipos de solos, mas não há variação nas condições de biodiversidade.
C) A rede hidrográfica, apesar de ser intermitente sazonal, tem um grande adensamento de cursos d’água, em face da impermeabilidade das rochas cristalinas.
D) O grande potencial hidrológico dos sertões decorre da preponderância de rochas sedimentares permoporosas.

Questão 07 - Uece - 2008.2 - São condições que propiciam a formação de grutas, cavernas e morfologias kársticas:
A) rochas graníticas, clima úmido e processos de intemperismo físico.
B) rochas calcária, clima úmido e processos de dissolução.
C) rochas metamórficas, clima semi-árido e processos de intemperismo químico.
D) rochas sedimentares, clima seco e processos de dissolução.

Questão 08 - Uece - 2008.2 - Sobre as condições ecológicas e geoambientais da terra, todas as afirmações que seguem são verdadeiras, EXCETO
A) A estabilidade ambiental é a capacidade de um ecossistema em responder ou resistir às contingências abióticas sem alterar, substancialmente, sua estrutura.
B) O diagnóstico ambiental é a descrição e análise da situação atual de uma área de estudo, feita por meio de levantamento de componentes e processos do meio ambiente físico, biótico e antrópico e de suas alterações.
C) Prognóstico ambiental é a descrição e análise da situação passada de uma área de estudo, feita pela possibilidade científica de reconstituir paleoclimas e paleoambientes terrestres e marinhos.
D) Preservação é o conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visam a proteção, em longo prazo, das espécies e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos.

Questão 09 - Uece - 2008.2 - Em se tratando das características dos domínios morfoclimáticos do Brasil, assinale o correto.
A) O domínio dos mares de morros abrange parcelas significativas das bacias sedimentares amazônica e do Parnaíba.
B) O domínio dos cerrados compreende áreas submetidas às influências de climas equatoriais e que têm balanço hídrico deficitário durante dez meses do ano.
C) O domínio das araucárias recobre áreas do planalto meridional do Brasil, submetidas à influência de clima subtropical.
D) O domínio da caatinga ocupa depressões e planaltos sedimentares semi-áridos e com solos espessos derivados de arenitos e calcários.

Questão 10 - Uece - 2008.2 - No município de Fortaleza, problemas ambientais, como assoreamento, ocupação de áreas de preservação, diminuição da produtividade biológica de áreas parcialmente imersas, são problemas que afetam os sistemas naturais de
A) dunas móveis.
B) planícies flúvio-marinhas com manguezais.
C) dunas fixas e paleodunas.
D) tabuleiros costeiros.

Questão 11 - Uece - 2008.2 - “O Brasil é pouco conhecido, mesmo por aqueles que nele vivem e trabalham. A rapidez com que se processaram transformações nos últimos trinta anos, aliada ao controle sistemático das informações por parte do Estado autoritário dificultou, e ainda dificulta, a compreensão de suas reais dimensões. Ele não é a grande potência, almejada como destino manifesto pelos militares, nem, tampouco, um dos membros do chamado “terceiro mundo”, como pregam seus críticos mais simplistas. É um exemplo de potência emergente de âmbito regional, marcada por feições contraditórias.”

BECKER, BERTHA K. Brasil: uma nova potência regional na economia-mundo – 4a Ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003, pp. 17-18.

Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que retrata o quadro de ambivalência de uma potência regional apresentada pelo texto.
A) O Brasil manteve orientação agropastoril, suplementar ao centro mundial, acompanhando, na América Latina, o México, o Uruguai e a Argentina, mas, também, estruturou um parque industrial de alta tecnologia.
B) No Brasil, a incorporação de inovações tecnológicas é extremamente rápida em parcelas localizadas de seu território e, simultaneamente, vive-se em condições primitivas, com ritmos determinados pela natureza, em imensas extensões.
C) Ao contrário da maioria das economias latinoamericanas, a acelerada urbanização no Brasil apresenta uma concentração da população nas grandes metrópoles, caminho inverso ao realizado pelos investimentos econômicos nas cidades médias e pequenas.
D) A economia agropastoril no Brasil cresceu, e continua crescendo, mais por conta dos investimentos em tecnologia, inovando permanentemente o setor, do que pela incorporação permanente de novas terras.

Questão 12 - Uece - 2008.2 - A nova divisão territorial do trabalho desfaz e refaz a organização espacial e, a cada etapa, a desigualdade sócio-espacial é refeita; a regionalização é refeita, desfazendo antigas regiões que tiveram existência sob outros processos e condições. Neste aspecto, o Brasil é um amplo laboratório de experiências já realizadas e a se realizarem, isto é, de construção e reconstrução do território. Em relação ao texto, e levando em consideração os processos sociais e econômicos que a partir da década de 1980 passaram a atuar sobre a organização espacial brasileira, é correto afirmar que
A) trata-se, efetivamente, de três Brasis (o Centro-Sul, o Nordeste e a Amazônia) e não mais de dois, como se referia Jacques Lambert em seu clássico “Os Dois Brasis”. Estes três Brasis estão articulados.
B) a organização regional oficial do país, que ora se apresenta (Norte, Nordeste, CentroOeste, Sudeste e Sul), representa o último estágio dos processos sociais e econômicos da regionalização brasileira.
C) na região sudeste estão localizados os três principais centros de gestão econômica e política do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, que concentram as sedes das grandes corporações privadas e estatais e do próprio aparelho de Estado.
D) na nova organização sugerida pelo texto, a região Nordeste é definida pelas seguintes unidades da federação: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Questão 13 - Uece - 2008.2 - Analisando a dinâmica populacional do Ceará e levando-se em consideração a formação sócioespacial, podemos afirmar, corretamente, que
A) em relação à migração interna, o principal destino, no Ceará, são as cidades localizadas na região central do Estado.
B) após a desintegração da cotonicultura no Estado, a população rural permaneceu no campo, desenvolvendo outras atividades agrárias.
C) com a migração rural-urbana, no Ceará, os problemas sociais, como a pobreza, o desemprego e a marginalidade, diminuíram consideravelmente.
D) atualmente, o fluxo migratório mais importante é o deslocamento de populações das cidades pequenas e médias para a região metropolitana de Fortaleza.

Questão 14 - Uece - 2008.2 - Considere o mapa a seguir, que retrata a região norte da África, banhada pelo mar Mediterrâneo.

Considere, também, os quatro itens seguintes:
I. População negra de várias etnias e religião animista.
II. Exportações de petróleo.
III. Região de clima subtropical.
IV. Região composta por países onde predomina a religião islâmica.
Dentre os quatro itens listados, estão associadas à região retratada
A) apenas o I e o III.
B) apenas o II e o IV.
C) apenas o I e o II.
D) apenas o II e o III.

Questão 15 - Uece - 2008.2 - A Geografia, como área de conhecimento, sempre expressou sua preocupação com a busca da compreensão da relação do homem com o meio. O conceito de espaço geográfico nasce desta premissa e evolui com a sociedade. Nesse contexto, a formação sócioespacial explicaria, teoricamente, que uma sociedade só se torna concreta através de seu espaço, do espaço que ela produz e, por outro lado, o espaço só é inteligível através da sociedade.

Adaptado do Livro Geografia: Conceitos e Temas. Autor: Roberto Lobato Corrêa, 5ª edição, Rio de Janeiro, Bertrand, Brasil, 2003 – p. 26.

A respeito da produção do espaço geográfico, assinale a alternativa que contém a afirmação FALSA.
A) Devido às semelhanças existentes, principalmente na forma de pensar e consumir, as sociedades produzem espaços geográficos iguais que vão sendo estruturados para a sua sobrevivência.
B) Os estudos geográficos atuais analisam o modo pelo qual as sociedades produzem o espaço geográfico no decorrer do tempo histórico.
C) Na sociedade pós-industrial, o espaço virtual ou em rede adquiriu forte dimensão sócio-econômica e transformou-se em mais uma forma de exclusão social.
D) A produção do espaço na sociedade industrial foi marcada pela sobreposição da cidade ao campo, graças ao desenvolvimento de tecnologias que permitiram ao homem o armazenamento e a industrialização de alimentos.

Questão 16 - Uece - 2008.2 - “Preço do barril supera os US$139
O barril de petróleo cravou a marca de US$ 139,01, maior da história da negociação da commodity. O preço do petróleo disparou ontem e cravou dois novos recordes – durante as negociações da Nymex (Bolsa Mercantil de Nova York) e no fechamento da sessão de ontem. Durante o dia, o barril cravou a marca de US$ 139,01, maior da história da negociação da commodity em Nova York. No fechamento, o barril ficou em US$ 138,54, alta de US$ 10,71, ou 8,41% - a maior alta para uma única sessão”.
Fonte: Diário do Nordeste, 7/6/2008.

Dentre as alternativas que se seguem, assinale aquela que NÃO contém causas para o aumento no preço do barril.
A) As declarações do ministro dos Transportes de Israel de que um ataque contra as instalações nucleares do Irã – segundo maior exportador da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) – é inevitável levaram tensão ao mercado.
B) A produção de petróleo mundial, de 84 milhões de barris, e o consumo dia no planeta, na ordem de 88 milhões de barris, obriga o consumo de 4 milhões de barris das reservas existentes, agravando o problema e gerando expectativas de continuidade dos aumentos.
C) A reunião multilateral, dia 22/06/08, convocada pelo Governo da Arábia Saudita, entre produtores e compradores de petróleo, não surtiu o efeito desejado. Mesmo assim o maior produtor de petróleo garantiu aumentar a produção.
D) O aumento no preço do barril de petróleo não atinge o Brasil, isto se deve ao fato de que o país atingiu sua auto-suficiência, além, é claro, de possuirmos o petróleo denominado pesado, de refino mais barato que o leve.

Questão 17 - Uece - 2008.2 - Nos anos de 1980, foi pioneiro em modernizar a produção, a partir de um modelo econômico associando Estado e capital estrangeiro. Dentro deste modelo e com mão-de-obra barata, iniciou um processo de abertura econômica. Mesmo assim, a estrutura política é ainda comandada por “mão-de-ferro”, em um sistema socialista que não abre espaço para negociações políticas. O país ao qual o texto se refere é a
A) Rússia.
B) Coréia do Norte.
C) China.
D) Hungria.

Questão 18 - Uece - 2008.2 - As afirmações a seguir referem-se aos critérios de classificação ou regionalização dos países que constituem o mundo atual. Assinale “V”, para as afirmações verdadeiras, e “F”, para as falsas.
( ) Existem apenas dois critérios para se regionalizar o mundo atual; um, baseado na natureza (países ricos e pobres), e o outro, baseado na sociedade (os continentes).
( ) Alguns critérios de regionalização têm por base elementos da natureza; outros levam em consideração elementos da sociedade.
( ) As divisões ou classificações que levam em consideração os elementos da sociedade, dificilmente mudam, pois o tempo das transformações sociais é extremamente lento.
( ) De fato, a única classificação correta é aquela que deriva dos critérios naturais, principalmente a divisão do mundo por paisagens naturais.
( ) As classificações que levam em consideração os aspectos da sociedade humana são, em geral, mais completas para analisar a realidade dos inúmeros países que compõem nosso planeta. Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.
A) F, F, F, V, V
B) V, F, V, F, F
C) F, V, F, F, V
D) V, V, F, F, V

Questão 19 - Uece - 2008.2 - Uma das principais obras de engenharia feitas na América Latina – o Canal do Panamá – enfrenta problemas, atualmente. Assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, esses problemas.
A) O Canal do Panamá possui uma localização estratégica: une o Oceano Pacífico ao Atlântico. Entretanto, os navios modernos, cada vez maiores, são um entrave a sua continuidade.
B) A localização do Canal do Panamá é o único problema que dificulta o desenvolvimento do seu potencial econômico, ou seja, está fora das grandes rotas marítimas do comércio mundial.
C) O Panamá é um dos países que compõem o famoso “eixo do mal”, ou seja, apóia o terrorismo internacional, sendo inimigo dos Estados Unidos.
D) O governo panamenho negocia com os Estados Unidos a reintegração do Canal do Panamá, ainda administrado pelo governo americano.

Questão 20 - Uece - 2008.2 - O Continente Africano vem sendo palco de sucessivas guerras civis nos últimos 30 anos. Muitos países sofreram e tentam superar as mazelas de um conflito interno, como é o caso de Angola, Serra Leoa e, mais recentemente, o Quênia. A sustentação econômica dos grupos guerrilheiros baseia-se, sobretudo, no contrabando de
A) ouro.
B) diamante.
C) petróleo.
D) madeira.

Questão 21 - Uece - 2008.2 - Os ambientes dotados de maior instabilidade e/ou vulnerabilidade apresentam, simultaneamente, as seguintes características:
A) regiões tectonicamente calmas, desde longos tempos e ausências de manifestações vulcânicas e de sismicidade capazes de desencadear paroxismos crustais.
B) nítida predominância de pedogênese (formação de solos) em face da incapacidade das ações pluviais e eólicas de remover e transportar sedimentos.
C) relevos fortemente dissecados e com declives muito íngremes das vertentes que impedem a intensificação dos processos pedogenéticos e a fixação de vegetação florestal.
D) Recobrimento vegetal primário muito pouco alterado ou em franca recuperação, evoluindo para condições de equilíbrio ambiental entre os componentes abióticos e bióticos.

Questão 22 - Uece - 2008.2 - Sobre questões de natureza da cartografia geográfica, assinale a alternativa que contém uma afirmação verdadeira.
A) O relevo, os solos e as rochas são representados, respectivamente, nos mapas geomorfológico, hipsométrico e geológico.
B) A representação da terra por meio de mapas ou cartas oferece problemas que podem ser solucionados por meio das projeções cartográficas, das escalas e das convenções.
C) O mapeamento de áreas urbanas requer a utilização de escalas maiores como, por exemplo, 1:100.000.
D) A produção de mapas tem pouca utilidade prática e não depende da utilização de imagens de sensoriamento remoto ou de aerofotos.


Questão 23 - Uece - 2008.2 - A análise do mapa fitogeográfico brasileiro revela, de imediato, que
A) há predominância de formações florestais.
B) o bioma da caatinga ocorre, indistintamente, nas diferentes regiões do país.
C) há predominância de formações arbustivas e herbáceas.
D) as araucárias são espécies características de planaltos do Sudeste e do Centro-Oeste

Questão 24 - Uece - 2008.2 - Tem sido comum os principais meios de comunicação veicularem editoriais e artigos discutindo a internacionalização da Amazônia. Sobre essa internacionalização, assinale o correto.
A) Consiste na divisão desta área com os países que fazem fronteira com o Brasil.
B) É um tratado internacional para o uso dos recursos naturais da floresta.
C) Associa-se aos interesses estrangeiros sobre a biodiversidade da floresta.
D) É um tratado internacional para o desenvolvimento sustentável da floresta.

Questão 25 - Uece - 2008.2 - As áreas úmidas no Ceará são denominadas de brejos, ilhas de umidade, enclaves úmidos ou oásis. Por conta desta umidade, tornaram-se também, as áreas de maior concentração populacional. Assinale, entre as alternativas a seguir, a que aponta somente áreas úmidas.
A) Sertão dos Inhamuns, serra da Meruoca e região do baixo Jaguaribe.
B) Cuesta da Ibiapaba, vale do rio Acaraú e o Sertão de Canindé.
C) Perímetro Irrigado Curu-Paraipaba, chapada do Araripe e sertão dos Inhamuns.
D) Chapada do Araripe, serra de Maranguape e cuesta da Ibiapaba

Questão 26 - Uece - 2008.2 - Em relação à Região Nordeste e o seu processo de inserção na economia mundial é correto afirmar que
A) o processo de modernização da agropecuária generalizou-se, conseguindo abastecer o mercado interno da região.
B) as capitais nordestinas, com exceção de Teresina, estão se especializando no setor turístico nacional e internacional.
C) a modernização da economia e do território tende a acabar com as diferenciações socioeconômicas intra-regionais.
D) dentre os pólos industriais mais dinâmicos, destacam-se o pólo petroquímico, no Ceará, e o de confecções, no Piauí.

GABARITO
01 - C
02 - A
03 - C
04 - D
05 - D
06 - C
07 - B
08 - C
09 - C
10 - B
11 - B
12 - A
13 - D
14 - B
15 - A
16 - D
17 - C
18 - C
19 - A
20 - B
21 - C
22 - B
23 - A
24 - C
25 - D
26 - B

Nenhum comentário: