PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UNISC / Inverno 2012 - com gabarito

Questão 01 - UNISC / Inverno 2012 - A tragédia do Titanic em 15 de abril de 1912 completou cem anos, mas ainda é motivo para curiosidade da ciência. As teses sobre fatores ambientais para o desastre são diversas. O clima parece ter sido decisivo para o desfecho do navio. O New York Times, de 5 de maio de 1912, noticiou: O inverno quente sem precedentes em todo Ártico é a possível causa do grande número de icebergs flutuando no Atlântico Norte e para eles terem alcançado latitudes tão baixas . Acorrente de Labrador, onde estava o Titanic, foi muito mais ao Sul que o normal, carregando o gelo.
Fonte: adaptado de http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/ ?Ano=117&Numero=198&Caderno=0&Noticia=412538

Sobre as correntes marítimas, podemos dizer que
I- são porções de água que se deslocam pelos oceanos, apresentando temperatura, salinidade, pressão e velocidade próprias. 
II- as correntes quentes se formam nas áreas equatoriais e irradiam calor para o ar atmosférico nas áreas por onde circulam. 
III- as correntes frias se formam nas áreas polares e provocam a queda da temperatura nas áreas litorâneas próximas. 

Assinale a alternativa correta. 
a) Somente a afirmativa I está correta. 
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
c) Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 02 - UNISC / Inverno 2012 - Um professor organizou uma saída de estudo na área urbana de Santa Cruz do Sul-RS. Para organizar a saída, usou uma carta cadastral com escala original, de 1:5.000 de grande detalhe, que estava em formato digital. Ao imprimir essa carta, notou que ocorrera uma redução da mesma. Adistância entre dois pontos que, na escala original, marcava 5 cm passou a ser de 2 cm. Anova escala do mapa está correta na alternativa
a) 1:14.500.
b) 1:2.500.
c) 1:12.500.
d) 1:25.000.
e) 1:1.450.

Questão 03 - UNISC / Inverno 2012 - Analise as afirmativas abaixo.
I- A latitude, quando medida no sentido do polo norte, é chamada latitude norte ou positiva. Quando medida no sentido sul, é chamada latitude sul ou negativa.
II- As horas mudam à medida que nos dirigimos de um fuso a outro. Para determinarmos a diferença de horário entre duas localidades, basta sabermos a distância latitudinal entre elas e dividi-la por 12, que é a medida de cada fuso.
III- Uma projeção cartográfica nada mais é do que o resultado de um conjunto de operações que permitem representar, no plano, por meio de paralelos e meridianos, os fenômenos que estão dispostos na superfície de uma esfera.
IV- As datas que marcam o início das estações do ano determinam também a maneira e a intensidade com que os raios solares atingem a Terra em seu movimento de translação. Esses dias recebem a denominação de equinócio e solstício. Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas.
a)I
b)I e II
c)I, III e IV
d)II e III
e)I, II e III

Questão 04 - UNISC / Inverno 2012 - A União Europeia (EU) é o maior bloco econômico mundial, contando atualmente com 27 países membros. De acordo com o mapa abaixo, assinale a alternativa correta:
a) Turquia, Islândia e Polônia são países candidatos a ingressarem no bloco.
b) O requisito principal para ingressar na União Europeia é adotar o euro como moeda oficial.
c) A Noruega não faz parte do bloco. O Reino Unido faz parte da União Europeia, mas não adotou o euro como moeda oficial.
d) O processo de ampliação do número de países membros da União Europeia ocorreu no sentido leste-oeste.
e) A Suíça, localizada no centro da Europa, e a Finlândia, ao sul, optaram por não ingressar na União Europeia.

Questão 05 - UNISC / Inverno 2012 - Observe o gráfico abaixo sobre a questão agrária no Brasil:

Analise as afirmativas:
I- Aagricultura familiar produz cerca de 70% do total de alimentos, mesmo ocupando um quarto da área total.
II- O número de estabelecimentos rurais da agricultura não familiar/empresarial é relativamente maior que o da agricultura familiar.
III- A diferença entre o número de estabelecimentos e a área ocupada por cada um dos modelos revela uma situação de concentração de terras por parte da agricultura não familiar/empresarial.
IV- A agricultura não familiar/empresarial, devido ao seu caráter exportador, demanda intensa mão de obra. Já a agricultura familiar, como o próprio nome diz, utiliza somente os membros da família como mão de obra.
V- A excelente condição socioeconômica da agricultura familiar brasileira nos últimos anos está diretamente ligada ao apoio governamental expresso pela ampla cedência de créditos ao setor.
Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas.
a)I e II
b)I, III e V
c)II e IV
d)III, IVe V
e)I e III

Questão 06 - UNISC / Inverno 2012 - Observe o mapa abaixo e assinale a alternativa incorreta:

Fonte: THÉRY, Hervé. As boas novas sobre a população brasileira. In: GEOGRAFIA – Conhecimento Prático. Ed. 41. São Paulo: Escala Educacional, jan/2012.
a) Trata-se de um mapa temático do Brasil, que classifica e representa as capitais mais populosas do país.
b) Observa-se que a densidade de população no Brasil localiza-se na porção leste do país.
c) A densidade demográfica do Brasil pode ser explicada pela história do seu povoamento.
d) Das regiões administrativas do Brasil, formuladas pelo IBGE, aquela que possui maior densidade demográfica é o Sudeste.
e) A região amazônica apresenta a população mais esparsa do país quando comparada com as demais regiões.

GABARITO
01 - E
02 - C
03 - C
04 - C
05 - E
06 - A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...