PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UNISC / Inverno 2008 - com gabarito

Questão 01 - UNISC / Inverno 2008 - Observe a tabela abaixo. Leia com atenção as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: Tabela - Distribuição da população, do número de municípios e da densidade demográfica, segundo o tamanho dos municípios - Brasil - 20
I - No Brasil, a coexistência de concentração e dispersão da população se alia a um intenso processo de fragmentação político-territorial, causado pela multiplicação do número de municípios.
II - A dinâmica da sociedade e da economia brasileiras, aliadas à forte intervenção do Estado, levou a uma ocupação do território e a uma distribuição espacial da população, notadamente desiguais e irregulares.
III - Pouco mais da metade da população brasileira reside em municípios médios e grandes, que ocupam apenas cerca de 4% do território nacional. 
a) Somente a afirmativa I está correta. 
b) Somente a afirmativa II está correta. 
c) Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 02 - UNISC / Inverno 2008 - Leia, com atenção, as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I - Em relação ao passado da formação do espaço urbano brasileiro, pode-se dizer que, até o século XVIII, o país não apresentava um processo de urbanização, mas, basicamente, a criação de cidades subordinadas à dinâmica econômica da agricultura comercial e da exploração mineral, com fracas relações espaciais entre os lugares.
II - A partir da década de 1950, com o crescimento industrial e a modernização da agricultura, tem-se uma urbanização crescentemente envolvente e presente no território, através do crescimento demográfico das cidades médias e maiores.
III - No presente, a rede urbana brasileira apresenta a cidade de São Paulo como principal metrópole nacional. Esta, além de manter a primazia de sua função industrial, assume, também, a função de metrópole informacional.
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 03 - UNISC / Inverno 2008 - Em relação às características e efeitos do atual processo de globalização da economia, é correto afirmar que:
I - A globalização é um processo econômico que, progressivamente, tem levado à homogeneização do espaço geográfico na escala mundial, resultando no fim das diferenças regionais.
II - Embora o desenvolvimento da globalização da economia ocorra através do avanço tecnológico e informacional, grande parcela da humanidade não tem acesso a esses avanços técnicos, e grande parte dos países da periferia ainda apresenta uma produção com baixos níveis tecnológicos.
III - A globalização da economia, em realidade, afirma a não-existência absoluta do livre-mercado, uma vez que, atualmente, prepondera a formação de grandes oligopólios, blocos econômicos e Estados com legislações protecionistas.
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 04 - UNISC / Inverno 2008 - A chamada faixa de fronteira brasileira, que é a 30 faixa interna de 150 km de largura, paralela à linha divisória terrestre do território nacional, apresenta uma regulamentação de uso e ocupação própria desde 1979. Durante os dois últimos anos, deputados e senadores gaúchos têm se empenhado, no Congresso Nacional, para mudar essa lei, no intuito de reduzir a faixa de fronteira para 50 km, desde o Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul. Identifique, entre as alternativas a seguir, respectivamente, o Bioma com maior extensão na faixa de fronteira do Rio Grande do Sul e o agente econômico que será beneficiado, imediatamente, com essa medida, nesse mesmo Estado:
a) Mata Atlântica - o Estado brasileiro, porque poderá desativar vários quartéis anteriormente localizados na faixa de fronteira.
b) Pampa - o Estado brasileiro, porque não será mais necessário enviar repasses financeiros aos municípios de fronteira.
c) Restinga - empresas petrolíferas, que ampliarão sua área de pesquisa e exploração mineral.
d) Pampa - empresas estrangeiras, que poderão ampliar sua participação em propriedades rurais ou em empresas na faixa de fronteira.
e) Mata Atlântica - agências de turismo e , que aumentarão os lucros com a liberação do comércio de fronteira.

Questão 05 - UNISC / Inverno 2008 - No início do ano de 2008, ocorreu um fenômeno “La Niña” ou “anti-El Nino”, de média intensidade. Sobre esse fenômeno e os impactos dele decorrentes, é afirmar que
a) as temperaturas da superfície do mar, nas partes central e oriental do Pacífico equatorial, ficam superiores ao normal.
b) se altera a circulação dos Alísios no Pacífico, o que se reflete sobre a circulação geral da atmosfera.
c) se reduzem os índices pluviométricos no Sul do Brasil.
d) aumentam a precipitação e vazão de rios no Nordeste.
e) se intensifica o movimento de ressurgência na costa oeste da América do Sul, tornando as águas ainda mais frias.

Questão 06 - UNISC / Inverno 2008 - Os gráficos a seguir representam, para três momentos históricos distintos, a população urbana de Porto Alegre e o comportamento da vazão de um arroio situado nessa cidade, após uma chuva de verão de igual intensidade.

Através da análise desses gráficos, pode-se constatar que
a) os maiores picos de vazão ocorriam em 1950, pois o arroio tinha menor capacidade de vazão das águas das chuvas.
b) no processo de urbanização atual, a vazão do rio é regularizada pela facilidade de infiltração de água no solo.
c) em 1950, o volume de água que escoava superficialmente era maior, em função da área edificada, facilitando a vazão do rio.
d) em 2005, devido ao aumento da área edificada, aumentou a taxa de permeabilidade dos solos, o que se reflete imediatamente na vazão do arroio, logo após o início da chuva.
e) a crescente urbanização acelerou o processo de escoamento para o arroio, aumentando o volume de água do mesmo logo após o início da chuva.

GABARITO
01 - E
02 - E
03 - D
04 - D
05 - A
06  - E

Nenhum comentário: