PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2009.2 - Uece - 1ª e 2ª Fase

Questão 01 - Uece - 2009.2 - Dentre as Grandes Regiões brasileiras e com base nas suas características geoambientais e ecológicas, pode-se afirmar corretamente que 
A) O Nordeste é a que apresenta a maior variedade de características naturais e ecológicas. 
B) O domínio das araucárias que recobre os chapadões tropicais interiores de Brasil Central, apresenta-se em estado de preservação no seu recobrimento vegetal primário. 
C) As terras baixas florestadas equatoriais têm solos rasos e rede hidrográfica com muito baixa freqüência e densidade de rios. 
D) O domínio dos mares de morros localiza-se em áreas de bacias sedimentares com solos revestidos pelos cerrados.

Questão 02 - Uece - 2009.2 - O bioma que apresenta menor capacidade de proteger os solos contra os efeitos do intemperismo e da erosão pluvial é o/a
A) cerrado.
B) caatinga.
C) mata Atlântica
D) floresta Amazônica.

Questão 03 - Uece - 2009.2 - Considerando a relação entre massa ou volume de um rio (m) e o quadrado da velocidade das águas (V2 ), pode-se afirmar corretamente que
A) quando V aumenta, o rio escava mais profundamente o seu vale.
B) haverá decomposição de sedimentos, quando m e V aumentarem.
C) V tende a aumentar, principalmente no curso inferior dos rios.
D) quando V diminui, o rio promove a formação de cachoeiras, corredeiras e vales em forma de canyons com vertentes escarpadas.

Questão 04 - Uece - 2009.2 - Episódios de transgressões ou regressões marinhas estão associadas aos A) abalos sísmicos.
B) movimentos das marés.
C) movimentos eustáticos.
D) deslocamentos de placas tectônicas.

Questão 05 - Uece - 2009.2 -Tratando-se das principais fontes de energia da terra, todas as afirmações são verdadeiras, EXCETO.
A) O carvão mineral é utilizado para gerar energia elétrica em usinas termelétricas e como fonte de matéria prima para a produção de aço nas siderúrgicas.
B) A energia hidrelétrica depende da existência de rios caudalosos e com grande quantidade de quedas d´água que intensificam o potencial hidráulico.
C) As fontes de energias biológicas são produzidas a partir da biomassa, incluindose plantas cultivadas como a cana-de-açúcar e plantas aproveitadas a partir do extrativismo vegetal.
D) No Brasil, a exploração de petróleo nas áreas continentais é feita, principalmente, em áreas rochosas integrantes do embasamento cristalino.

Questão 06 - Uece - 2009.2 - Ao relevo desenvolvido em rochas calcárias (CaCO3) devido ao trabalho de dissolução promovido pelas águas superficiais e subterrâneas em climas úmidos, dá-se o nome de
A) jurássico.
B) apalacheano.
C) kárstico.
D) inselberg.

Questão 07 - Uece - 2009.2 - Dentre os objetivos da Geografia Física encontram-se os listados a seguir, EXCETO.
A) Conhecer e avaliar os componentes naturais ou geoambientais e os processos desenvolvidos no meio ambiente.
B) Levantar e avaliar as potencialidades de recursos naturais das regiões estudadas.
C) Produzir mapeamentos temáticos como mapas geomorfológico, hidrográfico, pedológico, fitogeográfico, dentre outros.
D) Analisar as redes urbanas e as relações entre as cidades e as zonas rurais.

Questão 08 - Uece - 2009.2 - As plantas que se adaptam à escassez de umidade ou aos ambientes que têm balanço hídrico deficitário durante a maior parte do ano são chamadas
A) ombrófilas.
B) higrófilas.
C) xerófilas.
D) mesófilas.

Questão 09 - Uece - 2009.2 - Considerando-se os grandes domínios de paisagens naturais que prevalecem no Ceará, o que apresenta maiores vulnerabilidades ao uso e ocupação da terra é o ambiente
A) sertanejo.
B) litorâneo.
C) das serras úmidas.
D) das planícies sedimentares.

Questão 10 - Uece - 2009.2 - Tratando-se das áreas submetidas à influência de climas secos ou semi-áridos, as condições geoambientais tenderão a apresentar os seguintes aspectos predominantes:
A) solos rasos, rios sazonais e vegetação xerófila.
B) solos espessos, rios intermitentes e vegetação de cerrado.
C) solos pedregosos, rios perenes e vegetação de araucária.
D) solos medianamente profundos, rios esporádicos e vegetação de floresta tropical.

Questão 11 - Uece - 2009.2 - O espaço urbano na contemporaneidade é tema recorrente em diversas pesquisas. O Relatório de Desenvolvimento Humano, estudo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), aponta previsão de crescimento na taxa de urbanização mundial, fato que se intensifica desde o final do século XVIII. Sobre o processo de urbanização, são feitas as seguintes afirmações:
I. A urbanização tende a se intensificar, também, com a dinamicidade do processo de industrialização.
II. A taxa de urbanização mundial denota fato curioso, pois é bastante homogênea, mesmo em países com pouco desenvolvimento industrial, tendendo a estabilidade.
III. O processo de urbanização esteve em foco nos países que primeiro se industrializaram, processo este que se difundiu, onsideravelmente, a partir da segunda metade do século XX.
IV. Com a difusão da “Revolução Informacional”, processo de industrialização e de urbanização tornaram-se, totalmente intrínsecos. A indústria concentrou-se somente nas cidades, enfatizando a diferenciação/divisão entre o campo e a cidade, principalmente com o crescimento do setor de serviços. Está correto o que se afirma
A) somente em I.
B) somente em I e III.
C) somente em II e IV.
D) somente em IV.

Questão 12 - Uece - 2009.2 - A Organização das Nações Unidas (ONU) tem o propósito de manter a paz e a justiça no âmbito internacional e, em sua estrutura, possui diversos organismos. Assinale a opção na qual a associação sigla-organismo NÃO está correta.
A) UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância.
B) UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura.
C) BID – Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento.
D) FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Questão 13 - Uece - 2009.2 - A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), também denominada União Soviética, retrata o passado de uma grande potência européia, em especial a Rússia. Rica é a história política e econômica da URSS. Sobre suas transformações políticas e econômicas é correto o que se afirma, EXCETO.
A) Os Planos Quinquenais, elaborados pelo Gosplan — Órgão de Planejamento Central —, definiam metas a serem alcançadas pelos vários setores econômicos, priorizando quantidade e qualidade.
B) Durante a Segunda Guerra Mundial, a URSS representou a segunda economia do planeta. Essa posição rendeu divergências mundiais, principalmente frente aos Estados Unidos, culminando com a conhecida Guerra Fria.
C) Mikhail Gorbatchev implementou a reestruturação econômica da União Soviética, buscando superar as contradições vivenciadas no pós-guerra, em especial no momento em que a palavra-chave solidificava-se no integracionismo. A perestroika, assim denominada tal reestruturação, foi o marco da reforma econômica e para a paz com os Estados Unidos, o que lhe rendeu o prêmio Nobel da Paz, em 1990.
D) Na história da União Soviética, a glasnost pode ser interpretada como o ápice da Guerra Fria, pois reflete o pleno exercício da ditadura, marcando sua implementação com total autoritarismo, fechamento político e econômico.

Questão 14 - Uece - 2009.2 - Sobre a produção agropecuária, as principais lavouras e a agricultura moderna no Estado do Ceará, são feitas as seguintes afirmações:
I. A fruticultura, denominada de agronegócio, é um setor que vem recebendo incrementos do Estado.
II. O cajueiro “anão” precoce é considerado de produtividade superior ao cajueiro comum, além de apresentar mais resistência a pragas, doenças e efeitos da seca.
III. Atualmente, o deficitário desempenho da pecuária na economia cearense contrasta com sua fundamental importância histórica no processo de povoamento e ocupação do território cearense. É verdadeiro o que se afirma
A) somente em I e II.
B) somente em I e III.
C) somente em II e III.
D) em I, II e III.

Questão 15 - Uece - 2009.2 - Com o desenvolvimento econômico mundial, capitaneado por países designados como “potências mundiais”, diversos foram os benefícios à humanidade. Porém, o mesmo desenvolvimento que elevou alguns povos e sociedades resultou no agravamento das desigualdades mundiais. Sobre o tema, considere as seguintes afirmações:
I. Com a difusão da globalização econômica, os países também podem ser classificados em Centrais, Mercados Emergentes e Países Periféricos.
II. Os termos “desenvolvimento” e “subdesenvolvimento” denotam a existência de atraso de alguns países em relação aos outros.
III. Países tais como o Brasil, em cujas raízes está o fato de terem sido colônias de povoamento, ao longo da história, apresentam significativa integração econômica e geopolítica, não devendo, portanto, serem considerados países subdesenvolvidos. Sobre as afirmações, assinale o correto.
A) Somente III é falsa.
B) Somente II é falsa.
C) Somente I é falsa.
D) Somente II e III são falsas.

Questão 16 - Uece - 2009.2 - Sobre a organização regional, considere as seguintes afirmações:
I. Após a Segunda Guerra Mundial, intensificou-se a formação de blocos regionais, principalmente, de teor econômico e geopolítico.
II. Em 1991, Brasil, Argentina, México e Paraguai fomentaram a constituição dos blocos econômicos com a criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul), buscando a integração econômica e comercial.
III. No ano de 1994, com a proposta da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), os Estados Unidos da América (EUA) lideram e controlam o mercado, em todo o continente americano.
IV. Apesar de a União Européia (UE) propor ambiente de paz no continente europeu, presencia-se divergências étnicas, culturais, territoriais e econômicas que dificultam a plena integração.
Está correto o que se afirma
A) somente em I.
B) somente em II e III.
C) somente em II e IV.
D) somente em I e IV.

Questão 17 - Uece - 2009.2 - Sobre o processo de globalização econômica e a industrialização brasileira, são feitas as seguintes afirmações:
I. No território brasileiro, a integração econômica, pautada em modelo de desenvolvimento urbano-industrial, consolidou, sob a hegemonia da região Nordeste, o processo de industrialização.
II. Pautada em um “tripé”, a industrialização brasileira materializou-se com investimentos de capitais nacionais pelas empresas estatais e a contribuição de multinacionais.
III. A industrialização brasileira, conjuntamente com a modernização agrícola, fomentou acelerada urbanização que, dentre outros fatores, agravou a condição de moradia e mesmo de trabalho nas denominadas “grandes cidades” que abrigam considerável número de favelas.
IV. O território brasileiro apresenta características de certos países europeus e norte-americanos, com o transporte sendo efetuado, prioritariamente, por meio de ferrovias, visto a grande extensão brasileira.
Está correto o que se afirma
A) em I e IV, apenas.
B) em II e III, apenas.
C) em II e IV, apenas.
D) em I e III, apenas.

Questão 18 - Uece - 2009.2 - A atividade humana, associada à política de crescimento econômico, preocupa a sociedade e grupos ambientalistas que são contrários ao consumo exacerbado do ambiente natural sem as devidas precauções que viabilizem a coexistência entre proteção ambiental e produção capitalista. No entanto, vários são os impactos da atividade humana sobre o meio ambiente, provocando uma intensificação na busca de soluções para a manutenção ambiental. Com base nessas considerações, analise as afirmativas a seguir:
I. A Carta da Terra, elaborada na Suécia, pela Organização das Nações Unidas (ONU), é um programa de ações para todos os governos que estabelece metas e diretrizes de construção do desenvolvimento sustentável, com o propósito de minimizar a degradação ambiental, favorecendo a manutenção da vida “saudável” no planeta.
II. A Agenda 21 é uma declaração de princípios elaborada durante a Terceira Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento em Johanesburgo, África do Sul, em 2002. Sua finalidade é orientar, os povos e nações, no seu crescimento econômico e na exploração do meio.
III. Em 1992, o Brasil sediou, no Rio de Janeiro, a Segunda Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO-92 ou RIO-92, com o objetivo de examinar a possibilidade de estabelecer direitos e obrigações gerais nos Estados, no que se refere à exploração e à manutenção ambiental.

Está correto o que se afirma
A) somente em I.
B) somente em II.
C) somente em III.
D) somente em I e II.

Questão 19 - Uece - 2009.2 - O processo de urbanização e industrialização brasileiras culminou na necessidade de consumo energético que acompanha o ritmo de crescimento ou estagnação econômica. Sobre a matriz energética brasileira, assinale a alternativa correta.
A) O Brasil, país dito “central” devido a sua economia consolidada e a sua posição geográfica que favorece a conexão com vários países, conta com a geração e o abastecimento elétricos de origem, fundamentalmente, hídrica, mas isto não produz grande efeito em seu desenvolvimento, uma vez que tal produção é, ainda, precária e deficitária.
B) O Brasil, recentemente, adotou a política energética pautada na rede hídrica de seu extenso território. Devido ao regime de chuvas e ao relevo, o potencial hidrelétrico é considerado elevado, principalmente nos rios.
nordestinos, em sua grande maioria, caudalosos e perenes, e que abastecem, quase que plenamente, a região Centro-Sul, com todas suas indústrias.
C) Apesar de, historicamente, a produção elétrica brasileira fundamentar-se no sistema hidrelétrico, o Brasil desponta como um dos maiores produtores de energia termelétrica, exportando-a, principalmente, para a Bolívia e a Argentina.
D) A instalação do programa energético nuclear brasileiro teve por base a concepção tecnológica e de produção de armamentos atômicos durante a gerência do regime militar, mas, posteriormente, teve de se focar, ao longo dos anos e acontecimentos históricos, em perspectivas econômicas e produtivas, instalando-se em áreas estratégicas, para abastecer mercados em potencial, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Questão 20 - Uece - 2009.2 - O turismo é uma atividade econômica desenvolvida em vários lugares do Brasil e do mundo. O Ceará, inserido na rota do turismo brasileiro, oferece diversos atrativos. Caminhando por essa linha de análise, assinale o correto sobre o turismo no Ceará.
A) Várias políticas públicas para o desenvolvimento do turismo no Ceará, como o Programa de Desenvolvimento Turístico do Litoral Cearense (PRODETURIS), em 1989 e o Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (PRODETUR), em suas duas fases, foram criadas para inserir o Ceará nos roteiros nacionais e internacionais, porém não obtiveram resultados positivos.
B) Dentre os atrativos turísticos oferecidos pelo Ceará, o único que se destaca são as paisagens naturais.
C) O Ceará é diversificado em atrativos naturais (paisagens) e culturais (cultura, gastronomia, patrimônio, eventos, festas etc.), distribuídos pelo litoral, serra e sertão.
D) A Chapada da Ibiapaba e seu complexo natural (gruta de Ubajara, cachoeiras, trilhas ecológicas etc.) não representam atrativo para o turismo no Ceará.

Questão 21 - Uece - 2009.2 - Sobre as fontes de energia disponíveis na Terra, como recursos naturais, assinale o correto.
A) O petróleo é um combustível fóssil encontrado em áreas rochosas pertencentes ao embasamento cristalino.
B) As fontes alternativas de origem eólica, solar e marinha são altamente poluentes e contribuem, fortemente, para o aquecimento global.
C) A matriz energética do Brasil é composta, em sua maior parte, por fontes hidráulicas ou de origem bioenergética.
D) As fontes de energia de origem solar e eólica são esgotáveis, têm baixo rendimento e baixo tempo de vida útil.

Questão 22 - Uece - 2009.2 - Para elaborar um mapeamento semi-detalhado da região metropolitana de Fortaleza, a escala mais adequada é
A) 1 : 1.000.000.
B) 1 : 500.000.
C) 1 : 250.000.
D) 1 : 10.000.

Questão 23 - Uece - 2009.2 - Dentre os domínios morfoclimáticos brasileiros, o que apresenta as maiores evidências da degradação ambiental é o domínio
A) Amazônico das terras baixas florestadas equatoriais.
B) dos Cerrados com chapadões tropicais interiores e florestas-galerias.
C) das caatingas com depressões intermontanas e interplanálticas semi-áridas.
D) dos mares de morros das áreas tropicais atlânticas florestadas.

Questão 24 - Uece - 2009.2 - A história da estrutura fundiária do espaço agrícola brasileiro registra inúmeros e violentos conflitos. No período da colonização, as principais vítimas foram os indígenas, expulsos de suas terras de sobrevivência. No quadro atual, a violência no campo é resultado dos seguintes fatores, EXCETO.
A) Atuação de grileiros no espaço agrário brasileiro.
B) Desemprego estrutural, resultante da mecanização do espaço agrário brasileiro.
C) Relações de trabalho igualitárias e humanizadas, com a prática de utilização de mão-de-obra escrava e infantil.
D) Histórica concentração fundiária.

Questão 25 - Uece - 2009.2 - Sobre a formação sócio-econômica dos países denominados “emergentes” e suas diferenças regionais, assinale o correto.
A) Os países emergentes localizam-se na periferia da economia capitalista, sendo excluídos totalmente do processo desenvolvimentista e, por não possuírem nenhuma vantagem comercial, classificam-se, também, como subdesenvolvidos.
B) Entre os países emergentes é comum a inexistência de diferenças, principalmente no que se refere ao processo de industrialização, à economia, ao desenvolvimento tecnológico e às condições sociais.
C) A Índia e a África do Sul, países emergentes, diferentemente do Brasil e da Argentina, vivenciaram processo de industrialização anterior à Primeira Guerra Mundial.
D) Os países considerados emergentes caracterizam-se, por exemplo, por seus atrativos, como parques industriais e vantagens competitivas (redução de impostos, baixos salários etc.), que produzem transformações significativas nas paisagens urbanas e condições de vida, com a intensificação do processo de industrialização, ampliando os mercados consumidores e o processo de urbanização desordenada, que origina numerosas favelas.

Questão 26 - Uece - 2009.2 - Ao afirmar que a população brasileira encontra-se em transição demográfica, aproximando-se da realidade demográfica de alguns países desenvolvidos, os dados do último Censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2000) sugerem que o perfil demográfico brasileiro apresenta mudanças. Sobre o tema, considere as seguintes afirmações:
I. Houve aumento da taxa de fecundidade em todos os Estados do Brasil.
II. As mulheres brasileiras passaram a ter menos filhos, participar mais da vida econômica do país, constituindo famílias com poucos membros (famílias nucleares).
III. Com a diminuição da taxa de mortalidade, a expectativa de vida aumentou. São justificativas para estas mudanças do perfil demográfico brasileiro o que se afirma
A) apenas em I e III.
B) apenas em II e III.
C) apenas em I e II.
D) em I, II e III.

GABARITO
01 - A
02 - B
03 - A
04 - C
05 - D
06 - C
07 - D
08 - C
09 - B
10 - A
11 - B
12 - C
13 - D
14 - D
15 - A
16 - D
17 - B
18 - C
19 - D
20 - C
21 - C
22 - D
23 - D
24 - C
25 - D
26 - B

Nenhum comentário: